Fechar uma venda é apenas metade do trabalho dentro de uma empresa. Tão importante quanto atrair o cliente é conseguir fidelizá-lo, para que volte e continue trazendo mais negócios. A longo prazo, é muito mais efetivo fidelizar clientes do que tentar buscar novos.
Vender para alguém que já conhece sua marca e sua qualidade é sempre mais fácil, além de mais rentável. Clientes fiéis trazem uma rentabilidade mais consistente para sua empresa e elevam seu potencial.
Confira aqui 10 estratégias para fidelizar clientes que você deve adotar em seu negócio o quanto antes.
Monitore seu público
Conhecer bem o público consumidor é o primeiro passo para saber como fidelizá-lo. Fique sempre de olho no comportamento dos seus clientes e do seu público-alvo, especialmente se houver alguma mudança relevante no mercado.
Tenha sempre canais abertos para ouvir e fidelizar
Nada é mais frustrante para um cliente do que querer um produto ou serviço e não conseguir fazer o seu pedido. O ideal é que haja o mínimo de fricção na hora de estabelecer esse contato. Por isso é importante ter canais sempre abertos.
Personalize produtos e serviços
Cada cliente tem suas necessidades específicas, mesmo quando todos buscam o mesmo produto. Sendo assim, vale a pena personalizar seu atendimento e o seu trabalho para atender a essas demandas.
Segmente seu público
Seguindo a mesma linha do ponto anterior, é provável que haja vários subgrupos dentro do seu público-alvo, seja pelo seu estágio na jornada de compra ou por buscarem benefícios diferentes. É importante segmentar seus clientes e criar estratégias diferentes para converter cada perfil.
Foque nas necessidades do cliente
Muitos negócios cometem o erro de tentar oferecer um produto e não uma solução. O que os clientes querem é algo que atenda à sua demanda em primeiro lugar. No momento de se divulgar ou enviar uma proposta, você deve poder responder à pergunta “qual problema meu serviço soluciona?”.
Crie programas de fidelidade
É bem mais fácil fidelizar clientes quando eles têm um incentivo para continuar comprando com você. O melhor exemplo disso são os programas de fidelidade, onde o cliente ganha algum benefício extra pela sua preferência continuada.
Faça um bom trabalho de pós-venda
Se você não manter contato com um cliente, é bem mais provável que ele esqueça seu negócio. Mesmo depois de fechar uma venda, você deve manter uma presença forte, entrando em contato e enviando novidades.
Use dados para orientar suas estratégias e fidelizar seus clientes
Boas decisões empresariais são tomadas com base em dados e análises concretas. Isso também vale para suas estratégias de fidelização. Monitore seu público antes, durante e depois da compra e tome nota de seu comportamento.
Busque feedback
Outra forma de aprender mais sobre seus clientes e suas preferências é apenas perguntar. Não custa nada pedir feedback depois de uma venda. Isso pode ajudar bastante na hora de avaliar seu desempenho e fazer melhorias.
Inclua brindes e benefícios extras
Uma forma de incentivar tanto a compra de curto prazo quanto longo prazo é criar pequenos brindes e bônus em cada compra. Assim, a cada venda fechada, o cliente também ganha algo a mais e tem um incentivo para voltar no futuro.
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