Com o fácil acesso do consumidor a recursos tecnológicos de ponta (como os smartphones) e Internet, houve um enorme impacto na maneira como as empresas disponibilizam seus produtos e serviços, fazendo das inovações uma realidade — diversos exemplos de Inteligência Artificial aplicados a negócio, conforme veremos neste artigo, corroboram com a afirmação.
Antes de nos atermos às inovações de Inteligência Artificial, que tal passarmos por uma breve definição dessa tecnologia? Bom, também conhecida pelo termo Artificial Intelligence (AI), do inglês, a Inteligência Artificial consiste no uso do computador para automação de tarefas comumente feitas por humanos, dando a ele autonomia para exercê-las.
Processos que envolvam atendimento inicial ao consumidor, assessoria acerca de investimentos, segurança da informação e previsões de mercado são alguns exemplos de como as inovações em AI vêm facilitando a vida das empresas — e do consumidor, principalmente.
Quer saber como essa realidade pode ser identificada e, até mesmo, implantada em sua empresa? Então, confira os três exemplos de Inteligência Artificial que separamos para você!
1. Atendimento ao cliente
O setor de atendimento ao consumidor é um dos mais beneficiados pela Inteligência Artificial, pois a eficiência do chatbot (o robô atendente) assegura que todo e qualquer usuário seja devidamente atendido, seja solucionando a dúvida do cliente de maneira imediata, seja redirecionando-o ao setor competente.
Como o chatbot funciona na prática? Quando o usuário acessa o site da empresa e deseja tirar dúvidas ou falar com um representante, haverá um robô de prontidão para respondê-lo por meio do chat.
Ao mesmo tempo em que essa funcionalidade agiliza o processo, visto que ele ocorre de imediato, ela valoriza o tempo dos empregados que prestavam o atendimento inicial, permitindo que eles se dediquem a outros processos internos.
2. Serviços financeiros
A chegada das FinTechs no mercado financeiro, antes dominado pelas tradicionais instituições bancárias, expandiu as possibilidades do consumidor com inovações incríveis — as quais costumam envolver o uso de Inteligência Artificial.
Algumas das principais ocupações dos robôs nos serviços das FinTechs estão em: análise e aprovação de crédito; monitoramento de comportamento em relação ao consumo do dinheiro; assistência para aplicações em mercados de investimento; entre outras funções desempenhadas a partir do processamento de dados.
3. Marketing
É possível fazer marketing por meio da Inteligência Artificial? Certamente, é o campo em que a tecnologia vem impactando mais significativamente na experiência do usuário com a Internet. Não por acaso, 20% das organizações do ramo investiram consideravelmente em Inteligência Artificial (McKinsey Global Institute).
Isso acontece porque a Inteligência Artificial pode ser aplicada de várias formas, como em campanhas de links patrocinados, retargeting, captação de leads, além dos próprios chatbots e reconhecedores de voz e imagem, abordados no início do artigo.
Um dos exemplos de Inteligência Artificial mais comuns na atualidade é o motor de recomendação usado, principalmente, por empresas, como Netflix (indicação de filmes, séries e documentários adequados às preferências do cliente), Amazon (mesmo propósito da anterior, com adição da recomendação de livros) e Spotify (que leva em consideração o gosto musical).
A aplicação dos exemplos de Inteligência Artificial mencionados no artigo por parte das empresas está em constante crescimento e, com isso, os requisitos para manter a competitividade no mercado mudam. Logo, investir em tecnologia e inovação é um passo importante para aproveitar as oportunidades — consulte um especialista para saber o que se pode implantar em seu negócio!
Curtindo os conteúdos do blog? Lembre-se de que pode recebê-los diretamente em seu e-mail ao assinar a nossa newsletter. É fácil e muito, mas muito rápido!