Datas comemorativas são oportunidades para trabalhar em ações específicas com o objetivo de estreitar o relacionamento com os clientes e, claro, vender mais. E no mês de Setembro temos a comemoração do Dia do Cliente! E ao contrário de outras datas, nesse dia não é necessário focar somente em um perfil, como “mães”, “pais”, “namorados” ou “crianças”, porque o termo cliente abrange todos eles e muito mais.
E esse é o momento perfeito para você apostar em ofertas, promoções, cupons de desconto e muito mais para poder agradecer os consumidores por escolherem seus produtos e serviços.
Se você não sabe o que preparar para essa data, continue a leitura e confira nossas dicas para que suas vendas sejam um sucesso!
Quando se comemora o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente no Brasil é celebrado em 15 de Setembro com o intuito de homenagear todos os consumidores. Essa data foi criada em 2003 pelo empresário João Carlos Rego, do Rio Grande do Sul, e já foi aprovada oficialmente em 14 estados e 167 municípios brasileiros.
A ideia desse dia é reconhecer a importância dos clientes para todo negócio e movimentar o comércio em um período que geralmente é mais fraco para vendas, visto que fica entre o Dia dos Pais e Dia das Crianças.
O ponto principal dessa data é que o termo “cliente” serve para todos, independente do sexo ou estado civil. Assim é possível investir em estratégias de marketing que impactem todos os públicos.
Por esse motivo, o Dia do Cliente serve tanto para as empresas agradecerem aqueles que compram seus produtos e serviços, quanto para atrair novos consumidores.
4 dicas de marketing para celebrar o Dia do Cliente
Agora que você já sabe quando é comemorado o Dia do Cliente, chegou a hora de começar a se preparar para aproveitar essa data para fidelizar seus clientes, atrair novos consumidores e ter sucesso nas vendas.
Prepare descontos
Comprar é bom, comprar algo que está barato é melhor ainda, né? Desconto é bom e todo mundo gosta. Nessa data você pode criar um cupom de desconto específico, relacionado ao dia do cliente. Ou pode apostar em descontos progressivos.
Isto é, quanto mais o cliente compra, maior é o desconto oferecido. Por exemplo, o primeiro produto continua no mesmo valor, mas se ele leva um segundo produto ganha 20%, se forem três produtos o desconto vai para 30% e assim por diante.
Dê amostras e brindes
Quem não gostaria de experimentar todos os sabores de sorvete antes de decidir qual deles comprar? Se existe a possibilidade de você oferecer amostra grátis ou teste gratuito, aproveite o Dia do Cliente para dar aos consumidores a chance de experimentarem o que você vende.
Essa é uma ótima maneira de atrair novos consumidores e impulsionar aqueles clientes que ainda estão inseguros sobre comprar ou não seu produto ou serviço.
Nessa data também é válido apostar em brindes personalizados, como canetas, imãs de geladeira, chaveiros e etc, que façam os clientes se sentirem valorizados e lembrarem da sua empresa durante o dia a dia.
Ofereça frete grátis
Se você possui uma loja, restaurante ou um negócio que trabalha com entregas, com certeza frete grátis é um belo presente a ser oferecido nessa data. Para quem vende produtos na internet esse é um grande atrativo, pois muitos consumidores evitam comprar em lojas virtuais devido ao valor de entrega, que geralmente é quase o mesmo valor do produto.
Mas para o Dia do Cliente é possível oferecer frete grátis somente para uma determinada categoria de produtos ou a partir de um determinado valor gasto, por exemplo, acima de R$199. Independente da modalidade escolhida, é certo que essa opção pode ajudar a decolar as vendas.
Afinal, todo mundo gosta de comprar na internet, receber no conforto de casa e ainda por cima não gastar nenhum centavo a mais com frete, né?
Crie anúncios especiais
Apesar de já existir há um bom tempo, são poucas as pessoas que se lembram dessa data. Por isso é importante criar anúncios específicos para divulgar quais serão os benefícios oferecidos pela sua empresa nessa data.
Se preferir, também pode promover a semana do cliente, onde cada dia será ofertado uma vantagem diferente, como as ideias que citamos acima. Nesse caso seria necessário vincular anúncios diferentes todos os dias para alcançar o maior número de clientes.
Além disso, como o termo cliente pode se encaixar para qualquer pessoa, é possível criar anúncios com diferentes segmentações. Use o Marketing Digital a seu favor a aumente o seu número de vendas nessa e nas demais datas comemorativas.
Agora é só recorrer para colocar todas essas ideias em andamento! O Dia do Cliente está logo ali, nada de ficar de fora, né? Gostou das nossas dicas? Que tal receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada? ❤