Criar conteúdo na internet é um verdadeiro desafio, mas para superá-lo a melhor maneira é realizar pesquisas para encontrar insights, descobrir referências, tendências e informações relevantes para entregar aos usuários um material único.
No entanto, recorrer apenas ao Google pode não ser suficiente. A boa notícia é que existem várias ferramentas (gratuitas) disponíveis que podem te ajudar na criação de conteúdos ricos e interessantes.
Além disso, realizar pesquisas é fundamental para aprimorar sua criatividade e explorar novos olhares sobre determinado assunto. Trouxe algumas sugestões de ferramentas para você pesquisar ideias de conteúdo. Confira!
4 ferramentas para usar na hora de criar conteúdo
Na internet somos bombardeados por informações o tempo todo. É possível encontrar conteúdos sobre os mais variados temas, sobre tudo o que você quiser. Por esse motivo, existe uma certa disputa entre as empresas para se destacarem e conseguirem atingir a audiência certa. Para isso, é preciso estar por dentro das tendências, novidades, saber o que as pessoas estão procurando e oferecer a elas um conteúdo que realmente as ajude.
Mas como saber que assuntos abordar? O que interessa o seu público-alvo? O que está em alta no momento? Para essas e tantas outras dúvidas, algumas ferramentas podem te ajudar.
Google Trends
Essa ferramenta é perfeita e a gente pode provar! Com o Google Trends você consegue descobrir quais são os assuntos e palavras-chave mais pesquisados pelos usuários (viu, só?). Como essa ferramenta utiliza a base de dados do Google, que é o principal buscador usado pelos usuários, é possível acompanhar o nível de buscas na internet de termo específico ou um assunto geral.
No Google Trends também dá para realizar comparações entre diferentes palavras-chave e avaliar o progresso de algum termo durante algum tempo. Ou seja, nessa ferramenta você consegue descobrir as palavras-chave mais pesquisadas, as regiões em que certos termos se destacam, tendências e muito mais.
Answer The Public
O Answer The Public também precisa fazer parte da sua rotina ao criar conteúdos. Essa ferramenta permite que você descubra o que as pessoas estão pesquisando na internet. Para usa-la é bem simples, basta escolher uma palavra-chave, de preferência algo relacionado a sua empresa, e selecionar a localidade, para descobrir a relevância dela na região.
Os resultados são separados em categorias: o que, quando, porque, como, onde, etc. E também em preposições: tipo, perto, próximo, para, com, etc. Dessa maneira você consegue encontrar vários insights para seus conteúdos com base no que os usuários tem interesse. É mais fácil de atrai-los para o seu site, já que buscam por certas informações.
Sim, o Pinterest é um ótimo lugar para pesquisar ideias de conteúdo. Apesar de ser uma rede social visual, onde os usuários compartilham imagens, no Pinterest dá para encontrar muitas referências e insights. Por lá muita gente compartilha conteúdo bacana sobre os mais variados temas, desde receitas de bolos até dicas de marketing digital.
Comece a explorar o Pinterest com outros olhos, tenho certeza de que você irá se surpreender com os materiais que estão disponíveis por lá. Além disso, essa ferramenta pode te ajudar no desenvolvimento de moodboards dos seus conteúdos.
Quora
Ainda não conhece o Quora? Calma que a gente te apresenta. Basicamente é um site de perguntas e respostas onde qualquer pessoa pode esclarecer dúvidas sobre qualquer assunto. Não acredita?
Se há pesquisas diferentes sobre o tema “bolo”, com certeza haverão pesquisas relacionadas aos seus produtos ou serviços. Então não há lugar melhor para descobrir quais são as principais dúvidas dos usuários sobre determinado tema e desenvolver conteúdos que os ajudem a partir disso. Explore o Quora sem medo!
Além dessas opções, você pode usar o YouTube (claro!) para pesquisar ideias na hora de criar conteúdo e expandir sua criatividade. Gostou das nossas recomendações? Já conhecia essas ferramentas?
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