Nutrição de leads: 4 lições básicas sobre essa tática e por que começar agora
A quantidade de leads que sua empresa gera é uma métrica muito importante para suas campanhas de marketing. Ela indica o tamanho do alcance de suas ações e qual foi o resultado geral. Mas além disso, é importante lembrar da nutrição de leads, de como você irá conduzi-los através do funil de vendas até o fechamento do pedido.
A forma como essa nutrição é feita costuma variar de setor para setor, ou mesmo de empresa para empresa. Mas existem várias linhas centrais das quais nenhum negócio pode fugir muito. Entender essas lições e saber como aplicá-las em sua empresa é fundamental para garantir o maior índice de sucesso dos seus negócios.
Para te ajudar um pouco mais com a sua nutrição de leads, trouxemos aqui 4 lições básicas que devem ajudar bastante na elaboração das suas campanhas. Confira:
1. Nutrição de leads é diferente de atração
Um erro cometido por algumas pessoas ao tentarem utilizar o funil de vendas pela primeira vez é não entender com clareza o que a nutrição de leads significa, ou como executá-la. Nutrição é quando você já chamou a atenção de um membro do seu público, um lead, e quer que ele se aproxime mais do estágio de compra. Para isso, você deve tomar atitudes específicas, que são diferentes das de atração.
Manter ações apenas de atração de novos leads, sem pensar naqueles que já foram captados, reduz consideravelmente a eficiência das suas campanhas. Pouquíssimos leads pulam do estágio de atração para a compra. Você sempre precisa de algum intermédio, algo que os leve mais para perto do seu serviço.
A proporção entre atração e nutrição de leads. Investir nos dois na medida correta é muito importante. Pois apenas uma porcentagem nos leads avança para o próximo estágio do funil a cada período. Por isso há muito mais conteúdo de atração do que de nutrição. Basta entender que ambos são complementares entre si.
2. Você precisa dar um incentivo maior
Para nutrir seus leads, a melhor atitude é incentivá-los a se aproximarem. O que isso significa? Mostrar a eles algumas questões ou problemas que eles possam ter e como eles podem ser solucionados pelos seus serviços. É o caso dos tutoriais, cursos e afins. Eles mostram como usar um produto específico para resolver um problema.
É importante que você acompanhe essas soluções com outras vantagens. Mais praticidade, menor custo, entre outras similares. Hoje em dia, os clientes querem mais do que uma solução simples. Eles querem uma solução simples que seja melhor do que todas as outras. Isso em vários aspectos. Por isso, na hora de fazer a nutrição de leads, lembre-se de destacar estas vantagens e oferecê-las como diferencial da sua empresa.
3. Foco é sempre importante
Uma das primeiras lições sobre marketing que qualquer empreendedor recebe é que ele deve focar em um público específico para suas campanhas. Isso significa, por exemplo, escolher uma área específica, uma demografia, faixa etária, etc. Esse foco não deve ser desviado ao passar da atração para a nutrição. Afinal, seus leads não mudarão de perfil no meio do caminho.
A diferença aqui é que você pode se apegar ao perfil dos leads já atraídos, que estão na sua base. A vantagem disso é que você agora pode focar seus esforços num público mais específico e sem tanta margem de erro. Como você já atraiu os leads, só precisa dar seguimento à sua campanha no próximo estágio do funil buscando mais detalhes sobre o seu público.
4. Não deixe de colher o feedback
Por fim, uma boa nutrição de leads sempre utiliza a comunicação a seu favor. Com o feedback oferecido pelo seu público após cada campanha, você pode remodelar partes do seu conteúdo para que se encaixe melhor no seu público. Mesmo com uma resposta mais negativa, ainda é possível analisar o que deu errado e quais recursos podem ser utilizados para retificar a situação. E não é um esforço muito grande, já que toda informação pode ser coletada mais facilmente hoje em dia através de ferramentas de pesquisa online.
Mesmo agora que você está um pouco mais inteirado na nutrição de leads, pode ser que ainda pareça um processo bem complicado. É verdade, mas você não precisa fazer tudo sozinho. Contrate um especialista na área. Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento para sua empresa.