4P’s do marketing: Descubra o que cada um deles significa
O mundo do marketing tem evoluído bastante nos últimos anos, alcançando cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Boa parte disso ocorreu graças à internet, mas ainda há muito conhecimento vindo de antes dessa época que ainda é aplicado com ótimos resultados. Um bom exemplo disso são os 4P’s do marketing.
Se você ainda não conhece esses termos, então é melhor se informar o quanto antes! Se você pretende se destacar de seus demais concorrentes ao longo do tempo, dominar alguns dos princípios envolvidos na elaboração de suas estratégias de marketing será fundamental.
Para te ajudar com isso, vamos explicar um pouco melhor como esse esquema funciona e quais são os P’s do marketing. Acompanhe!
O que é o mix de marketing?
Os 4P’s são as partes do chamado “mix de marketing”, que é o conjunto de variáveis que entram em jogo na hora de prever o desempenho de qualquer campanha. São estes os fatores que devem ser pesquisados durante a fase de planejamento e usados como parâmetros para tomar decisões. Depois que você entender como eles funcionam e o propósito de cada um em sua campanha, você logo verá o reflexo deles em seu desempenho.
Os 4P’s do marketing
Como já mencionamos, o marketing tradicional não está obsoleto. Pelo contrário, o conhecimento acumulado ao longo das décadas ainda é muito útil em diversos contextos. O mix de marketing, por exemplo, é uma ferramenta bem amadurecida que facilita bastante seu trabalho.
Veja aqui o significado dos 4 P’s:
1. Produto
Tudo começa pelo produto, a mercadoria ou serviço que sua empresa oferece. É a partir dele que todas as suas decisões são tomadas.
O primeiro passo aqui é entender e delimitar o que é o seu produto, a que demandas ele atende, qual é seu formato, onde e como o cliente irá utilizá-lo, nome, entre outras informações.
Além disso, é importante entender o ciclo de vida do seu produto. Há um momento de introdução, um período em que seu produto cresce diante do público, um ponto em que ele atinge seu auge e um período de declínio, onde ele é substituído por outra mercadoria. Em cada ponto, você precisa ter diferentes atitudes para maximizar seu retorno.
2. Preço
Outro ponto bem autoexplicativo: o preço do seu produto é o quanto você vai cobrar por ele. Porém, determinar o preço ideal é uma tarefa bem mais difícil.
Você precisa, primeiro, responder a algumas perguntas, como:
- Quanto o produto/serviço te custa?
- Quanto o público está disposto a pagar?
- Qual é a faixa de lucro que você busca?
- Há diferentes precificações de acordo com o contexto?
Com estas informações, será mais fácil encontrar a faixa de preço ideal.
3. Praça
O nome aqui não é tão explícito, mas “Praça” é usado no lugar da palavra em inglês “placement”, que diz respeito ao caminho que o cliente faz até o seu produto.
Em geral, isso tem a ver com os principais canais de contato e distribuição da sua mercadoria, como lojas, vendedores, atendimento, entre outras coisas. Ter uma boa “Praça” significa que você facilita o caminho do público até seus produtos e serviços.
4. Promoção
Outro termo um pouco confuso, principalmente pela linguagem. Nesse caso, pense em “Promoção” como todas as atividades usadas para promover seus produtos e serviços, não só os descontos temporários.
O objetivo aqui é estar presente em locais onde o público mais precisa, garantindo que todos conheçam a utilidade do seu produto. Um bom trabalho de promoção é o que diferencia uma marca desconhecida de uma solução ideal para um problema específico.
Os novos 4P’s do marketing!
Os 4 P’s que citamos vêm do conhecimento já acumulado sobre marketing. Porém, como já dissemos, a internet adicionou muito a essa perspectiva. Tanto que, atualmente, já temos 8 P’s no mix de marketing!
Os 4 novos P’s são:
1. Pessoas
Por muito tempo, as empresas pensaram nos clientes como uma grande massa amorfa, sem levar em conta suas particularidades. Claro, é impossível conhecer milhões de pessoas separadamente, mas é importante que cada uma delas seja bem recebida pelo seu negócio.
Esse P é focado no contato direto entre sua equipe e o público, especialmente os atendentes e vendedores. Ao entrarem em sua loja ou ligarem para você, ter uma abordagem humanizada e acolhedora faz uma grande diferença.
2. Processos
A forma como a empresa coordena seus processos internos tem grande impacto na qualidade do serviço prestado ao cliente final. Se as ferramentas são ineficientes ou se não há coordenação adequada entre os setores, logo essas perdas se estendem ao público.
Diante disso, os processos da empresa, tanto aqueles voltados para o produto e o contato com o cliente quanto aqueles dedicados ao BackOffice, precisam ser otimizados. Remover burocracias desnecessárias, encontrar métodos mais eficazes de entregar valor e aproveitar melhor o potencial da sua equipe são atitudes fundamentais para se diferenciar no mercado hoje em dia.
3. Posicionamento
A forma mais simples de definir “Posicionamento” é falar daquilo que seu público efetivamente vê sua empresa fazendo. É a combinação de seus materiais de divulgação, identidade visual, estratégia de vendas e também da forma como os atendentes recebem cada indivíduo no dia a dia.
Por exemplo, se seu posicionamento é de que seu produto é exclusivo e personalizado, então sua estratégia provavelmente envolve um preço mais elevado, boa margem de lucro e algum grau de atenção individualizada a cada cliente.
4. Performance
Esse é o ponto em que você avalia a fundo os resultados obtidos pela empresa e confirma se teve ou não o resultado desejado. Para isso, você estabelece indicadores de performance (KPIs), métricas que melhor refletem os objetivos que você deseja alcançar com suas campanhas. Dependendo do progresso desses itens ao longo do tempo, você pode acompanhar seus resultados e determinar se suas campanhas tiveram o resultado esperado.
Agora que você entende os 8 P’s do marketing, é hora de aplicá-los em seu planejamento! E se quiser continuar recebendo mais dicas nossas, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.