E-mail marketing: 4 coisas sobre esse assunto que você não sabia
O marketing digital já evoluiu muito desde o seu surgimento. Com o avanço considerável da internet na última década, já é possível alcançar qualquer cliente através deste canal. Assim é fácil imaginar que certas práticas, como o e-mail marketing, caíram em desuso. Mas isso não é bem verdade.
A propaganda por e-mail já é uma velha conhecida dos internautas. Trata-se daquelas várias mensagens enviadas por empresas com o intuito de vender mais um produto, falar sobre a história do seu fundador, entre outras coisas.
Em geral, todos aprenderam a ver este tipo de mensagem apenas como um spam. E em sua época, elas eram. Mas hoje em dia o e-mail marketing já está mais refinado e não precisa recorrer aos velhos métodos de propaganda agressiva e invasiva. De fato, há muitos motivos para continuar utilizando essa ferramenta.
Veja aqui 4 fatos sobre a propaganda por e-mail marketing que você pode gostar de saber:
1. As pessoas ainda usam
Acho que já deixamos isso claro, mas não custa nada reforçar. O e-mail, apesar de não ser o foco de uso da maioria dos internautas, ainda é uma das ferramentas mais seguras para fazer suas divulgações. A diferença está no formato de transmissão do e-mail marketing.
Antigamente, empresas compravam longas listas de e-mails de pessoas que nunca ouviram falar de seus produtos e apenas entupiam suas caixas com propagandas, promoções e publicidade inútil. Isso gerou a fama de spam que já conhecemos. Mas se os usuários solicitaram estas mensagens, não haverá nenhum risco de rejeição. Pelo contrário, você sempre poderá atingir algo próximo de 100% da sua lista a cada e-mail disparado.
2. Possui alto retorno financeiro
Claro que, como em qualquer ação de marketing, você ainda precisa saber que haverá o retorno financeiro necessário. Felizmente, esta ferramenta é conhecida por ter custo muito baixo e retorno bem alto.
Com um programa de automação de e-mail marketing, é possível disparar qualquer mensagem instantaneamente para toda a sua lista cadastrada, sem grandes custos. E se você tem um conjunto de e-mails voluntários, como mencionamos acima, pode alcançar cada um deles. Como cada um deles foi voluntário para receber suas notificações, é ainda mais provável que esses leads se convertam em clientes novamente em pouco tempo.
3. Apresenta a maior flexibilidade de formato
Se existe algo que todo web designer gosta é uma tela sem restrições. Praticamente tudo que é publicado já possui um formato, padrão ou tamanho pré-determinado. Isso significa que, bem ou mal, todas as imagens e mensagens saem mais ou menos parecidas. Mas no e-mail marketing, esses limites são bem mais flexíveis.
É possível criar um infográfico mais longo, adicionar links para vídeos, construir textos maiores e mais elaborados, pedir o preenchimento de um formulário, entre muitas outras coisas. Dependendo do nível de responsividade do conteúdo, é possível alcançar qualquer pessoa, independente do seu meio de acesso.
4. É mais elaborado do que “disparar mensagens”
Já falamos sobre como o e-mail marketing ganhou sua fama de spam. Isso acontece pela falta de conhecimento e/ou orientação de quem promove esse tipo de ferramenta, fazendo um bom recurso se tornar um tiro pela culatra. Mas um bom profissional sabe como fazer essa divulgação corretamente.
Para atingir as pessoas certas no momento certo, os e-mails são categorizados (nutrição de leads, newsletter e atualizações). O conteúdo é adaptado para o público (mais imagens, mais texto, etc.). E a frequência de envios é controlada para que não se torne excessiva. Esses pequenos conhecimentos, em muitos casos, seriam o necessário para evitar cair em caixas de spam. Por isso, pode ser bom contratar um especialista para te auxiliar.
Ainda acha que o e-mail marketing é um meio de divulgação antiquado? Tem mais alguma dúvida? Então entre em contato com a Echosis, faça todas as perguntas que precisa e peça um orçamento para aumentar a divulgação da sua empresa.