5 ações de Marketing Digital para vender mais no Natal
O fim de ano é um dos períodos mais lucrativos para o comércio, tanto online quanto offline. Afinal, no mês de Novembro temos milhares de ofertas devido a Black Friday e em Dezembro acontece a clássica troca de presentes no Natal.
Então já está mais do que na hora das empresas começarem a se preparar para a data. Afinal, muitos consumidores preferem comprar produtos ou serviços antecipadamente. E você não quer perder o potencial comercial desse período, né?
Separamos 5 dicas de ações de Marketing Digital para você colocar em prática (já!) e para vender mais no Natal e nesse restinho de 2020. Vamos lá!
5 ações de Marketing Digital para o Natal
Ainda faltam algumas semanas para o Natal, ou seja, dá tempo de colocar essas ideias em andamento e destacar sua empresa nessa época de festividades e vender mais!
Use uma identidade visual personalizada
Assim como cada pessoa possui uma identidade, é importante que as empresas também tenham uma. É através da identidade visual que os consumidores entendem sobre o que é a empresa e conseguem identificá-la entre os concorrentes.
Que tal transformar a identidade visual da sua empresa para o clima de Natal? Utilize uma foto de perfil personalizada nas redes sociais — ou o logo —, insira GIFs com o tema nos e-mails enviados e faça uso das cores que remetem o clima natalino.
Aposte em ações nas redes sociais
Aproveite todos os recursos das redes sociais à favor do seu negócio durante o final de ano. Você pode aproveitar os stories — do Instagram e Facebook — para divulgar quais são os produtos em promoção ou para dar dicas de presentes.
Ao criar anúncios nessas redes sociais em formato carrossel é possível incluir um botão, como “compre agora”, assim você dá aquele empurrãozinho para os usuários finalizarem a compra. Além disso, muitas pessoas usam as redes sociais para descobrir quais serão os horários de atendimento no final do ano, então lembre-se de divulgar essas informações também.
O Natal possui uma “magia”, por isso foque em imagens que transmitem esse sentimento. Use imagens de remetam a encontro de famílias, amigos ou momentos de solidariedade. Essa é uma época especial, por isso faça algo que emocione, que transmita amor, união e alegria.
Efetue disparos de e-mail marketing
Nada de mandar uma simples mensagem de Feliz Natal para sua base de contatos! O e-mail é uma ferramenta poderosa e ao saber usá-lo as chances de sucesso são ainda maiores. Você pode criar e-mails com ofertas para aqueles que já demonstraram interesse nos seus produtos.
Ao criar a mensagem aproveite todas as informações fornecidas pelos leads desenvolver algo único e personalizado. Isso gera uma aproximação com os usuários e faz com que eles se sintam importantes. Ainda, envie e-mails com conteúdos especiais, por exemplo, dicas de como seus produtos podem ser usados, qual a melhor forma de usar e etc. Essa é uma maneira de falar do que você oferece, mas sem empurrar goela abaixo.
Faça anúncios pagos
Se ao longo do ano a concorrência já é grande, no Natal ela é muito maior. Por este motivo, investir em anúncios pagos pode te ajudar a destacar a sua empresa e alcançar um número maior de clientes. Aproveite para personalizar seus anúncios com termos natalinos, por exemplo: presentes, Papai Noel, árvore de Natal, ceia e etc. Assim quando os usuários pesquisarem usando essas palavras, encontrarão seu negócio.
Além disso, a estratégia de remarketing é uma boa solução para esse período. Ou seja, anuncie para quem já interagiu com o seu site ou com outros anúncios. Uma boa ideia é fazer remarketing para quem demonstrou interesse por algum produto na Black Friday, mas que por algum motivo não comprou. Quem sabe uma segunda chance é o que faltava para ela finalizar a aquisição?
Promova sorteios ou concursos
Como essa época do ano tem todo aquele clima de presentar e ser presenteado, apostar em ações de sorteios ou concursos é uma ótima estratégia. Você pode incentivar seus clientes a postagem fotos ou criar stories usando uma hashtag específica. A criarem uma frase especial sobre o Natal e a sua empresa e escolher a mais criativa.
Outra ideia é criar um quiz de perguntas sobre o seu negócio e as curiosidades desse período. Desta maneira você gera engajamento, interação e, consequentemente, conquista mais leads. É importante lembrar que sorteios e concursos devem estar de acordo com a regulamentação criada pela Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP, do Ministério da Fazenda.
Essas são algumas ideias que você pode colocar em andamento nesse finalzinho do ano. Mas também são estratégias que podem te ajudar ao longo de todo o ano. Quer saber mais sobre Marketing Digital? Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto, aqui!