Hoje em dia, ações de marketing digital fazem parte da estratégia de comunicação e divulgação de quase todas as empresas. Redes sociais, e-mail marketing, blogs e Inbound Marketing estão disponíveis para otimizar a presença na internet.
Mas isso não basta! É preciso conhecer alguns pontos essenciais desse meio para obter resultados expressivos. Para ajudar nessa missão, contamos agora 5 dicas para a sua empresa ter mais presença online. Ficou curioso? Então, fique com a gente!
1. Pesquise boas oportunidades
Muitas pessoas que não são especialistas em marketing digital desconsideram o uso de dados para basear ações estratégicas. Esse é um grande erro!
Com os dados estatísticos, é possível ter amostras tanto dos resultados que estão sendo obtidos quanto de novas oportunidades de negócio.
Sem a pesquisa, a análise de dados e a atualização constante de novas funcionalidades disponíveis, muitas oportunidades de aumentar a presença online de uma marca podem ser perdidas.
Contar com uma equipe especializada colabora para otimizar gastos desnecessários e alcançar melhores resultados!
2. Invista em um plano de marketing prático
Um plano de marketing prático busca esclarecer os objetivos e as metas que devem ser alcançados por uma empresa e quais funções operacionais serão necessárias para que eles sejam obtidos.
Mas, para que um plano de marketing faça nascer um case de sucesso, é preciso ter em mente que esse trabalho não deve ser estático!
É preciso revisá-lo de forma constante para ter certeza de que os resultados definidos estão sendo gerados. Caso não ocorra, é necessário revisar o plano e apresentar novas ideias para garantir uma presença online de destaque.
3. Trabalhe com benefícios
Dar benefícios para clientes é uma tática antiga que continua sendo eficiente e popular também no ambiente digital. Cupons de desconto, programas de fidelização e brindes são alguns exemplos.
Trabalhar com benefícios possibilita que seus clientes compartilhem com outros usuários oportunidades que acreditam ser vantajosas, aumentando a visibilidade de uma empresa e atraindo público.
Uma boa estratégia é divulgar via e-mail marketing produtos exclusivos ou segmentados. Com uma análise eficiente, é possível enviar esse tipo de conteúdo para aqueles que estão mais propensos a efetivar uma compra, pois já demonstraram interesse prévio no produto ou serviço. A chance de conversão tende a ser maior!
4. Crie conteúdo de qualidade
O Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo desenvolver e compartilhar conteúdos relevantes para o público-alvo como forma de converter leads em consumidores efetivos de produtos e serviços.
Com o fácil acesso às informações, os consumidores se tornaram mais exigentes. Por isso, contar com uma estratégia que seja capaz de educar e nutrir clientes mesmo que estes ainda não estejam prontos para efetivar uma compra é um importante diferencial.
Disseminar conteúdo de qualidade em diferentes plataformas garante credibilidade e alta visibilidade. Portanto, use a criatividade e planeje ações estratégicas para garantir que os leads e clientes tenham uma experiência positiva durante todo o funil de vendas.
5. Utilize o poder das redes sociais
Para ter uma presença efetiva nas redes sociais, é preciso planejar como se comunicar e com qual frequência e utilizar todos os recursos disponíveis em cada uma das plataformas — de forma que faça sentido para a marca e seus clientes. É preciso se manter ativo e engajar os usuários para aumentar a presença online!
Tutoriais, esclarecimento de dúvidas sobre a utilização de produtos e serviços e apresentação de novidades são alguns dos formatos que podem ser feitos com o Insta Stories do Instagram. Assim como painéis com referências visuais no Pinterest ou o Messenger do Facebook para um melhor atendimento ao cliente.
São muitas as possibilidades, mas o importante é que a definição das redes sociais, da comunicação, a periodicidade de atualização e demais temas façam sentido para marca e usuário. Dessa forma, a presença online será trabalhada de uma forma constante e alinhada à missão e aos valores da empresa.
Agora que você já conhece 5 dicas para a sua empresa ter mais presença online, que tal aprender um pouco mais sobre o comportamento do consumidor da era digital e entender os fatores que influenciam suas compras? Saiba mais neste post!