Assim que as portas do negócio são abertas, é fundamental começar a cuidar das métricas e resultados para saber qual é o rumo que ele está levando. Será que a empresa irá prosperar e atingir o sucesso desejado? Para responder a essa questão, é necessário saber quais indicadores de desempenho devem ser avaliados.
Mais do que mensurar, os indicadores ajudam a identificar gargalos, desperdícios, pontos fortes e atividades que podem ser melhoradas. Ou seja, as métricas ajudam os franqueados a tomarem decisões mais assertivas e, consequentemente, a alcançarem uma alta performance.
Desta maneira, selecionamos 5 indicadores de desempenho que devem ser avaliados constantemente de modo a manter a sua unidade nos trilhos e em busca de ótimos resultados. Confira:
4 indicadores de desempenho que você deve medir na sua franquia
Retorno sobre o Investimento (ROI)
O ROI é uma métrica utilizada para descobrir o retorno sobre um investimento. Ela pode ser usada desde a quantia gasta para a abertura do negócio até os valores investidos para a realização dos mais diferentes tipos de objetivo, como campanhas de marketing, cursos e treinamentos ou a contratação de um serviço especializado.
No caso das franquias, para medir o ROI o franqueado deve considerar alguns fatores, como a taxa de franquia, o capital de giro, os custos de instalação da loja e os royalties são alguns exemplos de custos que devem ser observados na hora de fazer o cálculo do retorno financeiro que a unidade terá.
Além disso, o ROI também depende muito da dedicação do franqueado na gestão do negócio e do tempo investido no trabalho. O esforço e a produtividade fazem toda diferença nas taxas de retorno, já que elas podem ser elevadas mais rapidamente devido ao empenho do franqueado e de seus colaboradores.
Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
Avaliar quanto custa trazer um cliente para o seu negócio é importante para saber se os investimentos feitos não estão comprometendo a sua margem.
Assim, o CAC é o indicador utilizado para avaliar qual é o custo para trazer novos clientes para a unidade. Para fazer o cálculo é necessário dividir o total de custos com o marketing e vendas pelo número de novos clientes.
Ticket Médio
Indicador de desempenho, o Ticket Médio serve para calcular o valor médio de cada venda realizada. Assim, se o valor de vendas for maior que o esperado, naturalmente o valor do ticket médio será maior. Ainda, essa métrica não só ajuda a avaliar o desempenho das vendas, mas também dos vendedores.
Para fazer o cálculo é necessário dividir o valor do faturamento e o número de vendas realizadas no período.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS é um método que calcula a quantidade de consumidores satisfeitos com a sua empresa, de maneira geral ou especificadamente. Para isso, é feito uma simples pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa (produto ou serviço) para um amigo ou familiar?”.
Os clientes promotores são aqueles que dão notas de 9 ou 10 e os detratores são de 0 a 6. Já os que se mantêm em 7 ou 8 são considerados neutros, por isso não entram na conta. Agora, para saber se o seu NPS é bom ou ruim, basta conferir em qual zona de classificação seu resultado se encaixa:
- NPS entre 75 e 100: Zona de Excelência
- NPS entre 50 e 74: Zona de Qualidade
- NPS entre 0 e 49: Zona de Aperfeiçoamento
- NPS entre -100 e -1: Zona Crítica
A partir desses indicadores de desempenho é possível avaliar se a sua unidade está prosperando da forma esperada ou se é necessário buscar melhorias para alcançar o tão desejado sucesso. Gostou de saber mais sobre quais e como esses indicadores podem te ajudar na gestão da sua empresa? Para receber mais conteúdos como esse basta assinar nossa newsletter.
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