A cada ano que passa o marketing digital avança e conquista novos adeptos. No entanto, esse mercado ainda vive cercado de mitos e desinformação. E o que não faltam são mentiras sobre marketing digital. Muitas delas espalhadas por profissionais que se dizem especialistas, mas na verdade não são.
Por isso, é muito importante buscar por conteúdos, informações e esclarecimentos sobre o que te causa dúvidas. Percebemos que muitos empresários e empreendedores ainda se sentem inseguros sobre investir nessa estratégia devido aos muitos mitos que são espalhados por aí.
Assim, preparamos um conteúdo bem explicativo e recheado de informações para esclarecer algumas dessas mentiras e, de alguma forma, transmitir mais segurança para você. Boa leitura!
5 mentiras sobre Marketing Digital que dizem por aí
“Só funciona para grandes empresas”
Talvez essa seja a mentira mais contada por aí. Isso porque muitos acreditam que para se fazer marketing digital vai muito dinheiro. Logo quem ganha mais e tem o suficiente para investir seriam as grandes empresas.
Essa associação se deve ao fato de que antigamente o marketing era feito através de meios tradicionais, como rádio, TV, revistas e jornais, que realmente cobravam um valor acima do que as pequenas e médias empresas podiam arcar.
Entretanto, o marketing evoluiu muito desde que surgiu em meados dos anos 90, principalmente depois do surgimento das redes sociais. E hoje o investimento varia de acordo com os objetivos, permitindo que empresas de todos os portes possam investir.
Além disso, o marketing digital é composto por diferentes estratégias e técnicas. Por exemplo, a produção de conteúdo é uma opção barata e que pode ser facilmente implementada. Você pode começar a produzir conteúdos relevantes sobre o seu negócio e construir uma comunidade com pessoas que realmente possuem interesse nessas informações.
“Basta falar sempre sobre a empresa e os produtos”
Definitivamente não. Se ao longo desses anos o marketing mudou muito, imagine o comportamento do consumidor. Então nada de ficar batendo na mesma tecla, falando sobre a empresa ou sobre seus produtos e serviços o tempo todo.
Quando você insiste em falar somente sobre seu negócio, os clientes acabam acreditando que você quer forçá-los a comprar de qualquer maneira. Acaba sendo um método invasivo.
Hoje em dia os consumidores buscam por conteúdos que os ajudem a enxergar como determinado produtos ou serviço pode ser útil. Ou seja, para atrair clientes é necessário explorar os benefícios e vantagens oferecidos e destacá-los.
O ideal é mesclar os conteúdos, para isso você pode seguir a regra 80/20, ou princípio de Pareto, em que 80% dos conteúdos seriam com foco informativo, para atrair novos clientes. E os 20% seriam de conteúdos com foco comercial, para alcançar mais vendas.
“Minha loja é física, não serve pra mim”
Mais uma das mentiras sobre marketing digital que não fazem sentido nenhum. Essa estratégia pode ser utilizada tanto por empresas físicas quanto virtuais. Basta saber determinar muito bem seus objetivos para poder trabalhar em ações assertivas.
Você pode sim utilizar marketing digital para atrair mais pessoas para sua loja física. Atualmente cerca de 74% da população brasileira tem acesso a internet, isso significa que em algum momento as suas publicações nas redes sociais ou anúncios serão vistos pelo seu público-alvo.
Além disso, muitos usuários hoje em dia pesquisam primeiro na internet sobre determinada empresa antes de se deslocarem para o local físico. Então nada de usar justificativas falsas para continuar fugindo do marketing digital.
“Com essa ferramenta os resultados vem”
Realmente existem muitas ferramentas disponíveis que podem ajudar seus resultados, porém elas não fazem milagres. Para que elas funcionem da maneira esperada e gerem os resultados desejados é necessário contar com um bom time de profissionais.
Para isso, você optar por capacitar seus colaboradores com cursos, workshops, webinares e etc. Ou contratar uma agência especializada que irá te ajudar a otimizar seu orçamento e alavancar seus resultados.
Sem profissionais competentes de nada adianta contar com uma super ferramenta. As capacidades humanas não podem ser substituídas por nenhum robô ou software.
“Marketing Digital é moda e vai passar”
Ao contrário do que muita gente acredita o marketing não é passageiro. Cada vez mais o uso da internet para se informar, conversar ou realizar compras tem crescido, principalmente depois da pandemia.
E como vimos anteriormente, o comportamento do consumidor passou por mudanças. Agora o ambiente digital contribui para as decisões de compra, onde os clientes conseguem comparar preços, pesquisar avaliações, informações e determinar se vale a pena ou não comprar de determinada empresa.
Além disso, a maioria dos consumidores possuem acesso à internet na palma da mão, o que facilita o acesso às redes sociais e até mesmo as lojas virtuais. Bastam alguns cliques para pedir comida, medicamentos, roupas, acessórios e tudo o mais que você possa imaginar.
Isso significa que se a sua empresa não está na internet, obviamente ela não é lembrada. É importante destacar que o Marketing Digital pode ser adaptado para a realidade do seu negócio. Ao se prender em informações equivocadas você pode acabar perdendo boas oportunidades.
Até mesmo mentiras sobre marketing digital tem perna curta. Agora que nós desmitificamos algumas delas para você, chegou a hora de apostar tudo nessa estratégia.
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