5 sinais de que sua empresa precisa de Marketing Digital
Ainda há muitos empreendedores que são resistentes quanto ao investimento em marketing digital com profissionais especializados. Assim optam por criar estratégias de forma independente, o que faz com que eles não tenham bons resultados e, consequentemente, percam dinheiro. É o clássico e conhecido: “o barato sai caro”. Por isso, é fundamental ficar de olho nos sinais que alertam a hora certa de obter ajuda nessa área. Para saber se a sua empresa precisa de Marketing Digital, confira alguns indicadores:
As vendas estão em baixa
Sua loja está vazia e os clientes parecem ter sumido? Hoje em dia a maioria das compras feitas pelos consumidores começa com uma busca por informações na internet. Tanto que nove entre dez consumidores no Brasil (88%) realizam algum tipo de pesquisa antes de fazer uma compra. Logo, se você não possui uma boa presença na internet dificilmente será encontrado pelos consumidores.
Ou seja, empresas que desejam vender mais precisam recorrer a estratégias de marketing digital bem planejadas. Além de contribuir para o posicionamento da marca, as técnicas usadas podem ajudar no aumento da performance do negócio.
Falta de presença online
Como vimos, estar presente na web é fundamental para conseguir destacar o seu negócio e conquistar os usuários. Diferente do que muitos acreditam, estar posicionado na internet vai muito além de ter um site e fazer algumas campanhas de mídia paga.
Seja a nível local, regional ou nacional, somente uma forte presença online pode ajudar sua marca a ser conhecida e reconhecida pelos usuários. Aproveite os canais onde seus clientes estão — como redes sociais, e-mail, WhatsApp e etc — para trabalhar a presença da sua marca na vida deles e, assim, criar um relacionamento próximo.
A concorrência está ganhando espaço
Independente do ramo em que o seu negócio está inserido, certamente você possui concorrentes. Mas nenhum empreendedor gosta de perder espaço para eles, né? Entretanto, o ganho de espaço por parte da concorrência significa que a divulgação do seu negócio está falhando. Já que eles estão tomando um percentual de mercado que era pra ser da sua empresa.
Nesse caso é muito importante que você fique de olho nas estratégias que o concorrente está usando. E quais ele ainda não explorou, isso te dá mais chances de ficar “a frente” deles e conquistar clientes que ainda estão em dúvidas entre a sua marca e as demais.
Dificuldades com a segmentação
Se alguém te perguntasse agora qual é a persona do seu negócio, você conseguiria responder com todos os detalhes? Saber apenas qual é o perfil dos seus clientes não é mais suficiente. As características levadas em consideração para criar um público-alvo são muito genéricas.
A falta de uma estratégia de Marketing Digital bem definida faz com que muitas empresas criem campanhas no “escuro” sem saber com quem estão falando. Contudo, ao investir nesse método, as segmentações serão muito mais assertivas, visto que elas utilizarão como base as informações que os usuários compartilham na internet, como hábitos de consumo, status de relacionamento, o que gostam de fazer ou comer, e muito mais. Desta maneira, fica mais fácil desenvolver ideias que realmente vão atingir os clientes certos.
Mau posicionamento no Google
Como vimos, um grande número de consumidores pesquisa primeiro na internet antes de efetuar uma compra. E outros estudos indicam que os consumidores fazem compras a partir dos sites que aparecem na primeira página dos resultados de busca.
Assim, quando uma empresa está mal posicionada no Google, ela não estará na primeira página de pesquisas. Isso significa que diariamente ela irá perder dezenas ou até centenas de oportunidades de venda. Para reverter essa situação, você pode começar a investir em marketing de conteúdo ou até mesmo optar por mídia paga através do Google Ads.
Conseguiu identificar se a sua empresa precisa de Marketing Digital? Se sim, saiba que estamos prontos para te ajudar. Entre em contato com a Echosis e solicite um orçamento! 😉