Definitivamente o comportamento dos consumidores mudou muito nesses últimos 10 anos. Hoje a maioria de nós busca criar um relacionamento com as empresas e ter uma experiência personalizada na hora de comprar algo. Assim, para conquistar esse novo cliente é necessário investir em técnicas de vendas.
Ao atravessar todas as etapas do funil de vendas é natural que no final o lead seja convertido em cliente, ou seja, realize a compra. Mas e se ao chegar na última etapa ele preferir recuar? Por isso é tão importante conhecer técnicas específicas para aplicar tanto no pré-venda quanto no pós-venda e, dessa maneira, garantir bons resultados.
Ficou curioso para entender melhor esse assunto? Ótimo! Continue a leitura e descubra quais técnicas de vendas você pode usar à favor do seu negócio.
O que são técnicas de vendas?
As técnicas de vendas são estratégias de negociação, abordagem e argumentação que buscam conquistar mais clientes e aumentar as conversões.
Esses métodos são utilizados com o intuito de mostrar aos possíveis clientes que a sua empresa possui a solução que ele precisa para resolver suas necessidades.
Além disso, é importante ressaltar que cada processo de venda é diferente, pois cada cliente possui um perfil. Mas essas técnicas te ajudam a se adaptar a cada situação e alcançar o melhor resultados. Bom, chega de papo, vamos as dicas!
5 exemplos de técnicas que você pode usar
Conheça bem seu produto ou serviço
Saber todos os detalhes sobre seu produto ou serviço na hora da venda fará toda a diferença. Quando você conhece bem o que está vendendo consegue explorar todos os benefícios e vantagens, despertando no consumidor à vontade de comprar.
Além disso, fica muito mais fácil para você esclarecer qualquer dúvida que o cliente tenha ou argumentar de forma convincente. Nesse caso é muito importante capacitar toda sua equipe de vendas e prepará-los para oferecer um excelente atendimento.
Entenda as objeções do cliente
Geralmente quando o cliente solta um clássico “vou pensar” ou “talvez em um outro momento” significa que há um motivo por trás da recusa. Quando há uma objeção é possível contorná-la com argumentação.
Questione o cliente para entender o que o impede de comprar no momento. Pode ser o preço, uma dúvida ou talvez ele não tenha enxergado benefício no seu produto ou serviço. No entanto, caso o cliente apenas rejeite sua oferta, recue.
Use gatilhos mentais
A maioria das nossas decisões são tomadas a partir de influências externas, como gatilhos mentais. Logo, esse método não pode ficar de fora das técnicas de vendas.
Os gatilhos mentais servem como um “empurrãozinho” para aqueles clientes que estão indecisos sobre a compra. Eles despertam algumas sensações, como urgência, curiosidade, novidade, empatia e outros.
Entretanto, é muito importante saber como usar esse método para que ele tenha o efeito desejado. Por exemplo, crie ofertas com tempo limitado para chamar a atenção dos clientes e evitar que eles deixem a compra pra outro momento.
💡 Leia mais: Conheça os gatilhos mentais e como incluí-los na sua estratégia
Entre em contato o quanto antes
Vivemos em tempos de urgência, as notícias chegam em tempo real e as comunicações devem ser imediatas. Por isso quando alguém entra em contato com a sua empresa ela espera um contato rápido.
Quando um cliente entra em contato, ele está pronto para realizar a compra. Assim, quando o retorno demora o interesse dele declina e as chances vão para o ralo. O ideal é responder o cliente dentro de alguns minutos. Se não for possível, tente retornar no mesmo dia.
Instrua sua equipe para organizar os atendimentos e retornar o quanto antes. Uma opção é contratar um chatbot para respostas imediatas.
Não fale mal dos concorrentes
Falar mal dos outros não vai te levar a lugar nenhum. Mesmo que o cliente alegue que na concorrência o produto é melhor ou mais barato, não caía no golpe de falar mal dos concorrentes.
Essa disputa só gera desgaste e afeta seus resultados. Seja ético, íntegro e focado no seu negócio. Apresente seus produtos ou serviços, as vantagens que eles proporcionam e porque ele se destaca da concorrência. Isso é suficiente.
Quando se trata de vender o mais importante é entender as necessidades dos clientes e como você pode ajudá-los. Essas são algumas técnicas de vendas que você pode utilizar para complementar sua estratégia de Marketing Digital.
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