Uma das principais métricas para as marcas é o engajamento no Instagram. É através dela que conseguimos entender se o trabalho nas redes sociais está dando certo e avaliar se o público está interessado nas soluções que a empresa oferece.
É por meio desse dado que acompanhamos a interação (curtidas, comentários, compartilhamentos e outros) dos seguidores com o perfil. Entretanto, conquistar um bom engajamento pode ser desafiador, é preciso pensar sempre no seu público-alvo e no tipo de conteúdo que gera interesse para ele.
Por esse motivo, trouxemos algumas dicas práticas e que realmente funcionam para te ajudar a transformar os seus resultados. Vem ver! 🤟
O que é engajamento no Instagram?
Apesar do número de curtidas, comentários e compartilhamentos ser considerado uma métrica de vaidade, são essas informações que ajudam as marcas a entenderem se o conteúdo é relevante e atrativo para a audiência.
Assim, pode-se dizer que o engajamento é o “envolvimento” dos usuários com o perfil ou publicações no Instagram. Toda vez que um usuário realiza uma ação dentro do perfil, como comentar, visualizar um vídeo, salvar o post, clicar nos links ou enviar mensagem, é considerado engajamento.
Acompanhar o engajamento no Instagram é fundamental para entender o que deu certo, o que precisa ser melhorado e que tipo de conteúdo gera conexão com o público.
7 dicas para melhorar seu engajamento
Hoje o Instagram é mais do que uma rede social, é também um canal de vendas. Por isso é tão importante melhorar seu perfil para garantir bons resultados e, consequentemente, atrair clientes.
O engajamento está conectado diretamente com o que você compartilha com seu público. Saber quem são suas personas, entender suas dores e elencar quais conteúdos abordar já é um bom começo. Mas, além disso você também pode colocar em prática nossas dicas.
1. Teste diferentes tipos de conteúdo
O que não falta no Instagram são diferentes formatos de conteúdo disponíveis. Você pode publicar uma única foto, ou até dez dentro do carrossel. Também pode investir em vídeos curtos nos Stories ou Reels. Mas se preferir se aprofundar em algum assunto o IGTV está disponível.
É importante que você teste diferentes tipos de conteúdo para entender com qual deles o seu público engaja mais. Faça testes com horários também, publique em períodos diferentes para entender o comportamento dos usuários.
2. Invista em uma identidade visual
Quando você pensa em roxo provavelmente associa ele ao Nubank, o vermelho com a Coca-Cola e o laranja com o Itaú. Isso porque uma identidade visual marcante é o que faz os consumidores lembrarem de uma marca.
Desenvolva uma identidade visual marcante, que faça a sua empresa se destacar e, consequentemente, gerar engajamento no Instagram. Lembre-se de escolher cores e fontes que transmitam a essência do seu negócio.
Por exemplo, o perfil Hábitos Que Mudam no Instagram investe em um feed fiel a paleta de cores bem colorida para chamar a atenção do público e transmitir a mensagem de que podemos ter uma rotina saudável e organizada.
3. Escreva legendas chamativas
Um detalhe muito importante que acaba sendo esquecido é a legenda. Ela serve como um complemento para as informações que estão sendo transmitidas na imagem ou vídeo, por isso use-a de forma criativa para prender a atenção do usuário.
O ideal é que a legenda seja curta, mas se o assunto for extenso procure dividir em tópicos. Além disso, não esqueça de incluir um CTA (chamada para ação). É ele quem vai influenciar o usuário a realizar a ação que você deseja, que pode ser o download de um e-book, a inscrição numa newsletter ou a compra de um produto.
4. Humanize a sua marca
As pessoas gostam de ver pessoas, então coloque rostos do seu conteúdo. Mostre quem está por trás do seu negócio, pode ser você mesmo ou seus colaboradores, para gerar proximidade com o seu público.
Outra ideia é utilizar o conteúdo feito pelos seus seguidores, quando eles mencionarem a sua marca compartilhe no perfil. Isso os incentiva a interagir com o seu negócio cada vez mais, logo o engajamento no Instagram aumenta. Sempre que possível comente nas publicações de quem te segue, responda as mensagens e mostre o lado humanizado da sua empresa.
5. Interaja com os seguidores
Você tem a ferramenta perfeita em mãos para gerar interação com seus seguidores, os Stories! Esse formato de conteúdo possui vários recursos interativos, como enquetes, caixinha de perguntas, link, contagem regressiva e outros, que chamam a atenção.
Como são fáceis de usar, você pode criar uma sequência de stories e inserir entre eles alguns desses recursos para envolver o usuário na narrativa. Esses “stickers” também podem te ajudar na hora de coletar feedbacks dos usuários, esclarecer dúvidas e avaliar a satisfação.
💡 Como ganhar seguidores no Instagram da maneira correta
6. Use hashtags estratégicas
Outro recurso que pode ajudar no seu engajamento no Instagram são as hashtags. Entretanto, é importante fazer uma pesquisa para encontrar aquelas que fazem sentido para o seu negócio.
Utilizar hashtags populares para ter visibilidade é dar um tiro no pé, principalmente porque muitas delas são consideradas proibidas pelo Instagram e isso pode gerar shadowban no seu perfil.
Use hashtags que estejam relacionadas a sua marca e ao conteúdo que você está publicando. Caso contrário, você vai atrair somente pessoas que não possuem interesse no assunto e isso pode prejudicar seus resultados.
7. Mantenha a frequência
Por fim, mas não menos importante, manter uma frequência de postagens é fundamental para o seu engajamento. Afinal, quem não é visto não é lembrado.
Quando você desaparece do Instagram os usuários param de interagir com o seu perfil e não enxergam motivos para continuar acompanhando o seu perfil. Além disso, a própria plataforma pode te “castigar” ao diminuir o alcance das suas publicações, logo ninguém receberá os seus conteúdos.
Ao manter uma frequência seus seguidores já sabem o que esperar do seu negócio e você terá maiores chances de aumentar seu engajamento.
Pronto! Agora você já sabe o que fazer e como fazer para melhorar o seu engajamento no Instagram. Mas se precisar de ajuda para administrar as redes sociais do seu negócio pode contar com a gente. Entre em contato e solicite um orçamento. 😉