Otimização de SEO: As 7 perguntas mais comuns
Quem trabalha com marketing digital sabe a importância de uma boa otimização de SEO. Com cada vez mais páginas sendo criadas a cada segundo e usuários ainda mais impacientes para conseguir resultados, estar no topo da lista dos motores de busca passou de uma conquista gloriosa a uma necessidade diária.
Porém, ainda circulam muitas dúvidas sobre como promover essa otimização, especialmente por ser um processo relativamente complexo. Quase sempre é necessário contar com algum especialista para fazer o trabalho.
Felizmente, nós estamos aqui para te ajudar! Veja aqui 7 perguntas frequentes sobre a otimização de SEO, junto com suas respectivas respostas:
1. Como escolher as melhores palavras-chave?
Se você sabe alguma coisa sobre SEO, já entende a importância de escolher as palavras-chave corretas. Elas são a primeira correspondência entre a pesquisa do seu público e a sua página. Se a palavra-chave não tem procura o suficiente ou não é condizente com o conteúdo que você apresenta, então você perderá uma quantidade considerável de visitas.
Alguns dos aspectos que costumam entrar na escolha de palavras-chave são:
- Nível de procura;
- Nível de concorrência;
- Relação com o conteúdo/tema da página divulgada;
- Presença do termo na maioria das suas páginas e links.
2. Quanto devo investir em divulgação paga?
Essa é uma pergunta difícil e que depende do seu seguimento e do tamanho da sua empresa. Não é possível respondê-la em específico, mas analisar a questão ainda é bem útil.
Primeiro, você precisa saber que não é mais possível conseguir o mesmo resultado apenas com acessos orgânicos. Mesmo que você chegue no topo dos links, ainda pode ser desbancado em pouco tempo. Porém, com algumas técnicas de otimização de SEO, você pode minimizar a necessidade de colocar dinheiro aqui.
Se você divulga produtos e serviços diretamente, colocar ao menos a sua home page como patrocinada é uma boa ideia. Produtos, por outro lado, podem ser anunciados diretamente na Google Shopping. Ainda é necessário trabalhar o SEO de cada página, pois isso é o que determina quais produtos serão apresentados primeiro.
3. É melhor diversificar ou focar minha divulgação?
Outra pergunta um pouco difícil, mas com uma resposta mais direta: depende, mas puxe mais para “focar”.
Certos produtos possuem um público muito específico, com direcionamento de gênero, idade, perfil geográfico, etc. Voltar sua otimização de SEO para atingir um público menos abrangente significa que você terá maior chance de sucesso e mais eficiência no seu investimento. Por outro lado, você abre mão de outros potenciais clientes.
Como regra, crie um SEO de acordo com a abrangência normal do seu público. Se você vende apenas para pessoas com um interesse muito específico, como esportes radicais, foque neles como seu público. Se for algo mais abrangente, como toda pessoa que gosta de pizza na lenha, tornar sua divulgação mais ampla será a melhor opção.
4. O que os motores de busca olham?
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Google não olha só o seu texto e o link. Praticamente tudo influencia na otimização de SEO. Veja aqui uma pequena lista:
- Título;
- URL da página;
- Link Building (quantas outras páginas apontam para a sua);
- Nome das imagens;
- Proporção da palavra-chave em um texto;
- Número de sinônimos presentes;
- Perfil da página (blog, loja, etc.).
5. Como garantir que meu link aparece no Google?
Teoricamente, ele já é pesquisável a partir do momento que é criado, a menos que você o configure de outra forma. Porém, como existem cada vez mais ferramentas para desenvolvimento de sites, blogs e e-commerces, o melhor é comunicar sua existência manualmente.
Para isso, você precisa de uma conta no Google Web Masters, uma ferramenta para quem foca sua otimização de SEO neste motor de busca. Busque uma opção de Submissão e informe a URL da sua página. E pronto! Agora seu site é 100% pesquisável.
6. Quais são os riscos de tentar “enganar” os motores de busca?
Não faça isso. Em hipótese alguma. Várias pessoas já tentam enganar os motores de busca do Google com robôs, programas que ficam acessando uma página automaticamente, e com vírus. Mas os desenvolvedores já sabem disso e desenvolveram várias ferramentas para evitar esse tipo de violação. E também criaram as devidas punições.
Nos casos mais brandos, seu site pode ser enviado para uma Sand Box, sendo removido do motor de busca. Na pior das hipóteses, seu site é retirado do ar e seus cadastros através do Google suspensos.
Esse é um tema um pouco complicado e exige bastante estudo para ser executado com qualidade. Por isso existem especialistas na área de marketing digital para ajudar você e seu negócio.
Está precisando desse tipo de ajuda? Então entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing para sua empresa.