Depois de pesquisar, estudar e avaliar, você decidiu que abrir uma franquia é a melhor opção. Mas será que administrar uma franquia é igual a administrar qualquer outro negócio? A boa notícia é que nesse modelo de negócio você conta com apoio e suporte da franqueadora.
No entanto é importante destacar que apesar do amparo recebido, a responsabilidade do sucesso da sua unidade depende de você. Por isso é tão importante saber gerenciá-la. Mas pode ficar tranquilo que nós trouxemos várias dicas para te ajudar. Vamos conferir?
5 dicas para administrar uma franquia
Tenha dinheiro em caixa
Encontrou uma franquia que cabe no seu bolso? Ótimo! Porém, preciso te atentar sobre alguns detalhes. Além do valor de investimento, da compra da unidade, é muito importante que você tenha dinheiro em caixa. De preferência cerca de 3x o valor necessário para começar o empreendimento.
Durante os primeiros meses do negócio o lucro não será tão alto com o esperado e será necessário quitar as despesas. Assim, esse “dinheiro extra” protege o franqueado financeiramente durante o começo do negócio.
Crie um planejamento estratégico
Essa é outra etapa que você deve providenciar logo no começo do negócio. O planejamento estratégico é uma maneira eficiente de analisar como a empresa está atualmente e o que ela pode alcançar no futuro. A partir dele é possível traçar estratégias e ações para que as metas desejadas sejam alcançadas.
Você pode desenvolver esse planejamento estratégico sozinho, mas se possível, conte com a ajuda da franqueadora para que sejam criados objetivos alcançáveis e vocês se mantenham na mesma “página”.
Não misture as finanças
Ao começar um negócio é normal ficar empolgado e começar a pensar no dinheiro que vai ganhar. Porém, lembre-se que é preciso separar as contas e ter um dinheiro específico para pagar as contas da empresa. Ou seja, nada de misturar suas contas pessoais com as do negócio.
Crie um “salário” para que você possa gastar com as suas necessidades e pagar suas despesas. O restante será da empresa. Dessa forma você garante o capital de giro e não ameaça o crescimento da empresa.
Saiba quais são suas responsabilidades
Para que a administração da sua franquia funcione da maneira esperada, é necessário entender que tanto o franqueador quanto você, como franqueado, possuem responsabilidades. Geralmente você é que ficará encarregado de executar os serviços, talvez vender os produtos e ainda dar conta de outras tarefas junto a rede de franquias.
Se você deseja ingressar numa franquia pensando que é um modelo de negócio fácil ou que irá trabalhar pouco, pode esquecer. Assim como qualquer outra empresa, as franquias exigem muito esforço e dedicação para alcançar o sucesso.
Aproveite o suporte da franqueadora
O que diferencia as franquias das demais empresas é justamente o suporte e apoio que os franqueados recebem da rede. Por isso, aproveite para pedir dicas, conselhos e pedir ajuda sempre que necessário ao administrar a sua franquia.
Antes de se tornar franqueadora, a marca já passou por várias situações. Então possui uma grande experiência e muito conhecimento, que com certeza vão te ajudar no processo de aprendizado de como administrar uma franquia.
E agora? Pronto para administrar sua franquia? Faça parte da Echosis! Clique aqui e saiba mais sobre o nosso modelo de negócio e como você pode trabalhar com Marketing Digital. 😎