Entenda como funciona a ferramenta de pesquisa no Instagram
Rede social utiliza vários critérios para definir os principais resultados
Das vezes que você realizou uma pesquisa no Instagram, o resultado foi satisfatório? A plataforma está empenhada em esclarecer os “bastidores”, e recentemente revelou como funciona a ferramenta que busca milhões de contas e publicações para ajudar você a encontrar o que deseja.
Entender quais são os critérios utilizados e como eles funcionam é muito importante para saber como se destacar entre os resultados de busca. Adam Mosseri, chefe da rede social, não poupou detalhes e informações. Quer saber mais? Continue a leitura!
Como funciona a pesquisa no Instagram?
Primeiro é importante esclarecer que a ferramenta de busca funciona de maneira totalmente diferente do Feed, Stories, Reels e Explorar. Os resultados de pesquisa são listados de acordo com o que é mais relevante para o usuário, seja um perfil, uma hashtag, um criador de conteúdo (influenciador) ou uma ideia. Ou seja, mesmo que as pessoas pesquisem pelos mesmos termos, os resultados exibidos podem ser diferentes.
Para definir os resultados que serão exibidos, o Instagram utiliza critérios específicos que são chamados de “sinais”. De acordo com a plataforma, os sinais mais importantes que eles utilizam são:
- O texto: O termo digitado na busca é o sinal mais importante. A partir dele a plataforma busca por nomes de usuário, bios, legendas, hashtags e lugares relevantes que correspondam a esse texto.
- Atividade: Outro critério importante é a sua atividade, onde é levado em consideração as pessoas que você segue, as publicações que você viu e interagiu para apresentar um resultado.
- Relevância: Por fim, o último sinal é a popularidade. Isso significa que um perfil, hashtag ou local com grande número de cliques, curtidas, compartilhamentos e seguidores ganham prioridade nos resultados de pesquisa.
O Instagram preparou um exemplo bem prático para entendermos melhor. Digamos que você queira ver fotos do espaço. Assim que você começar a digitar “space” a plataforma irá exibir contas, áudios, hashtags e lugares que correspondam à sua pesquisa. Nesse caso os primeiros resultados foram os que contém space no nome.
3 dicas para o seu perfil ser encontrado facilmente
Atualmente, a maioria dos usuários que estão no Instagram utilizam a plataforma para conhecer novas empresas, produtos e serviços. Por isso aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa é tão importante, para ser encontrado por potenciais clientes. Mas o que pode ser feito para o perfil do seu negócio ser encontrado na pesquisa do Instagram?
- Use um nome adequado: Como vimos, um critério fundamental para os resultados de busca é o texto. Assim, para estar entre os primeiros resultados da busca é preciso usar um nome adequado, nada de apelidos ou termos distintos. Use o nome da sua empresa tanto no @ quanto no perfil para ser encontrado pelos usuários.
- Inclua palavras-chave e/ou localização na bio: Usar palavras-chaves relacionadas a sua empresa ou o que ela faz facilitam a sua identificação quando alguém realizar uma busca na plataforma. Se possível, insira uma localização específica (por exemplo, de uma pequena empresa), use-a na bio para facilitar a descoberta do seu perfil na sua região.
- Não esqueça das hashtags: Para que uma publicação seja encontrada pela ferramenta de pesquisa, lembre-se de inserir palavras-chave e hashtags na legenda, não nos comentários. Mas cuidado com as hashtags escolhidas! Sempre faça uma pesquisa prévia e avalie quais se encaixam com o seu perfil e podem proporcionar bons resultados.
De acordo com o Instagram, eles estão trabalhando constantemente em melhorias para a ferramenta de busca. Agora o foco é que a pesquisa seja mais do que uma forma de encontrar contas e hashtags. Mas sim uma ferramenta útil, onde outros tipos de conteúdos sejam encontrados.
Para isso a plataforma está ampliando a quantidade de palavras-chave para pesquisar conteúdos. Por exemplo, ao pesquisar por “espaço”, o usuário também encontraria fotos e vídeos. Dessa maneira será muito mais fácil para as pessoas encontrarem não só o perfil do seu negócio, mas também os conteúdos compartilhados.
Pronto, agora você já sabe quais modificações deve fazer no seu perfil para ser encontrado por outros usuários. É hora de colocar a mão na massa!
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