5 sinais de que seu negócio precisa de um Social Media
Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram canais de comunicação indispensáveis tanto para as pessoas, quanto para as empresas. Tanto que uma pesquisa realizada pela GWI, revelou que 54% das pessoas usam as redes sociais para procurar produtos. Apesar de ser importante, para a maioria dos negócios usar as redes sociais ainda é um desafio. No entanto, ele pode ser facilmente resolvido com um Social Media.
É esse profissional que irá planejar, criar e postar os conteúdos, também vai interagir com os usuários e analisar as métricas. Ou seja, ele será responsável por atualizar e monitorar as redes sociais de uma marca ou empresa. Também é importante que esse profissional se mantenha atualizado sobre as tendências e novidades que surgem sobre as redes sociais.
Será que chegou a hora do seu negócio contratar um Social Media? A gente separou alguns sinais que te ajudam a entender se o momento é agora. Vem ver!
5 sinais de que seu negócio precisa de um Social Media
Você não tem tempo para responder as mensagens e comentários
Se as pessoas usam as redes sociais para procurar por produtos, obviamente em algum momento elas vão entrar em contato com você para obter informações sobre sua empresa. Além de funcionarem como uma vitrine, as redes sociais também precisam facilitar a sua comunicação com os consumidores.
Mas se você não tem tempo e os usuários estão ficando sem respostas nas redes sociais, é hora de considerar a contratação de um profissional para isso. O Social Media tem a função de esclarecer dúvidas e responder comentários, elogios e críticas.
Você não consegue vender na internet
Quando usadas de maneira de estratégica, as redes sociais podem contribuir (e muito) para as vendas da empresa. De acordo com dados da All iN | Social Miner, cerca de 37% dos usuários brasileiros compram mensalmente por meio das redes sociais. Ou seja, se existem negócios faturando com a ajuda desses canais e você não, significa que alguma coisa está errada.
Apenas postar por postar não irá gerar nenhum resultado, muito menos vendas. Assim, contar com o apoio de um estrategista é fundamental, e o Social Media é o profissional indicado. Ele vai traçar planos e desenvolver ações que convertam seus seguidores em clientes e desta maneira te ajudar a ganhar dinheiro com a internet.
Você está perdendo para a concorrência
Se alguém procurasse pelo seu negócio agora nas redes sociais, o que ele encontraria? Se você ainda não criou nenhum perfil para sua empresa nas redes sociais, saiba que está perdendo (e muito) para a concorrência. Estar presente na internet hoje é um requisito indispensável para todo e qualquer negócio.
Mas lembre-se: as pessoas estão cansadas de ver mais do mesmo. Afinal, somos bombardeados por informações o tempo todo. Nesse caso, um profissional especializado será capaz de entender a sua persona e quais as necessidades dela, criando assim conteúdos criativos e que gerem bons resultados.
Você não consegue ganhar novos seguidores
Embora o número de seguidores não deva ser a métrica mais importante, ter esse número estagnado não é um bom sinal. Muitas empresas acabam afastando seguidores porque publicam apenas fotos de produtos ou promoções. Apesar dos usuários usarem as redes sociais para comprar, esse não é o único interesse deles. É importante lembrar que eles também buscam por entretenimento e conexão com as marcas.
Assim, com o auxílio de um Social Media você pode tranquilamente aplicar o Princípio de Pareto, em que 80% das publicações seriam informativos, que geram engajamento com os novos e atuais seguidores. Por exemplo, você pode apostar em tutoriais ou dicas relacionadas aos seus produtos ou serviços.⠀
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Já os 20% restantes seriam com foco comercial, publicações sobre o que você vende, como promoções e produtos. Mas destaque também as vantagens que a sua empresa tem a oferecer. Além disso, esse profissional também pode desenvolver um calendário para que nunca faltem publicações.
Você não sabe em qual rede social investir
Um erro muito comum de quem faz o marketing por conta própria é acreditar que precisa estar em todas as redes sociais. Afinal, em quanto mais lugares estiver, mais chances de atingir várias pessoas diferentes. Porém, essa estratégia é um tiro no escuro. Se o seu negócio tem como foco pessoas mais velhas, de 50 anos para cima, dificilmente vai encontrá-las no TikTok.
Ou seja, é preciso estar onde seus potenciais clientes estão. E saber quais redes sociais usar, desenvolver publicações relevantes, criar anúncios que realmente convertam e transformar seguidores em clientes não é nada fácil, entretanto com um Social Media esse problema está resolvido.
O Marketing Digital é uma parte fundamental de qualquer empresa e quando não é bem feito, pode gerar muito mais custos. Se você não tem tempo ou uma equipe para gerenciar as redes sociais do seu negócio, é hora de contratar um profissional especializado.
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