Papel do marketing e o papel do setor de vendas
Vamos falar um pouco mais sobre o papel de cada um deles e como eles se relacionam.
O objetivo de uma empresa é gerar lucro, o que significa gerar mais vendas. Oferecer um produto de qualidade pesa bastante, mas não é o único fator que influencia esses resultados. Também é fundamental fazer um bom trabalho entre o papel do marketing e do setor de vendas para otimizar sua rentabilidade.
Considerando que possuem o mesmo objetivo, é comum que alguns empreendedores confundam o papel do marketing e do setor de vendas, ou então achem que os dois são idênticos. Na prática, cada um desempenha uma função separada, mas igualmente importante para aumentar seus lucros.
Entender a diferença entre eles é um passo importante para organizar melhor seu negócio e extrair maior benefício de cada setor. Para te ajudar com isso, vamos falar um pouco mais sobre o papel de cada um deles e como eles se relacionam. Acompanhe.
Qual é o papel do marketing?
O setor de marketing é responsável por analisar o mercado consumidor, a reputação da empresa e estabelecer metas de venda de acordo com esses dados. São esses profissionais que coletam todos os dados de venda e fazem pesquisas para determinar se a empresa possui uma projeção de alta, de baixa ou neutra para o próximo período.
Além disso, a equipe de marketing também é responsável por elaborar a estratégia de venda e divulgação da marca. Com os dados coletados dos consumidores e de períodos anteriores da empresa, este setor tem os recursos necessários para elaborar campanhas que tenham chance mais alta de gerar bons resultados de vendas.
Qual é o papel do setor de vendas?
Já o setor de vendas é responsável por concretizar essas transações, recebendo os clientes, mostrando o produto e fechando negócio. Os profissionais dessa área são responsáveis pelo contato direto entre negócio e público, respondendo as dúvidas de potenciais e clientes e convencendo-os a fechar negócio.
Para cumprir essa função, o setor de vendas é responsável por elaborar estratégias próprias, treinando equipes com diferentes técnicas de venda e recepção do público. Além de possuir uma política sobre como lidar com diferentes tipos de clientes.
Não é incomum que o setor de vendas também esteja ligado diretamente aos canais usados para alcançar o público, especialmente em vendas por telefone ou online. Deve sempre haver uma equipe preparada para receber os leads e fechar negócio.
Como esses setores se relacionam?
Tanto o marketing quanto o setor de vendas possuem o mesmo objetivo: aumentar o número de vendas. Porém, o marketing se preocupa principalmente com a imagem da empresa e em captar a atenção do público, enquanto o setor de vendas lida com o estágio de decisão e o pós-venda.
Se o setor de marketing está se saindo bem, então há um número maior de leads chegando até o setor de vendas para fechar negócio. Uma boa divulgação também torna o processo mais eficiente. Porém, o trabalho da equipe de vendas ainda é fundamental para que o público receba o benefício que procura.
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