Hoje em dia, investir em uma franquia é forma mais segura e eficiente de empreender. Porém, não significa que seja totalmente livre de riscos. Você ainda precisa se preparar e tomar boas decisões se quiser ter sucesso, independente do setor.
Um bom ponto de partida é avaliar a franquia com a qual você deseja se filiar. Pode ser difícil saber por onde começar, mas existem algumas perguntas importantes que você não pode deixar de fazer.
Confira aqui um checklist com as principais perguntas para fazer antes da compra de uma franquia.
Tenho recursos financeiros?
As primeiras questões sempre são voltadas para você enquanto investidor. E a mais simples delas é saber se você tem capital suficiente para investir. Isso inclui economias e também possíveis opções de financiamento.
Tenho disponibilidade de tempo?
Outro aspecto importante é o tempo. Algumas franquias podem ser um ganho paralelo, o qual você concilia com outras responsabilidades. Porém, para ter um resultado expressivo e crescente, você precisa dedicar mais tempo e energia ao seu negócio. Não apenas algumas horas por semana.
Tenho o conhecimento necessário?
Aqui entra a parte técnica. Você conhece o setor onde pretende atuar? Tem um sócio ou outra parceria que possa suprir esse conhecimento? Tem disposição para aprender? E quando à administração do negócio, você entende como fazer isso? Todas essas respostas impactam em seu desempenho.
A franquia é registrada na ABF?
A Associação Brasileira de Franchising é a organização responsável por legalizar a atuação das franquias no Brasil. Antes de avaliar qualquer outro fator, confira se a franquia em questão está devidamente registrada e licenciada pela organização.
Há quanto tempo a franquia existe?
Um bom ponto de partida para analisar a compra de uma franquia é o seu tempo de atuação. Negócios muito novos e pouco estabelecidos envolvem mais riscos, enquanto aqueles que já possuem um público cativo têm maiores chances de sucesso.
Qual é o índice de sucesso dos franqueados?
Outro ótimo termômetro aqui é a taxa de sucesso do modelo de negócio da franqueadora. Se a maior parte dos novos franqueados fecha as portas em menos de um ano, isso é um mal sinal. Se, por outro lado, há muitos casos de sucesso, você tem boas chances.
A franquia oferece treinamentos?
Boas franqueadoras incluem a capacitação dos franqueados em suas responsabilidades. Contar com essa ajuda desde o começo aumenta bastante as chances de sucesso do negócio.
É fácil entrar em contato com a franqueadora?
Mesmo com os treinamentos e apoio iniciais, você terá dúvidas em algum momento. A melhor forma de lidar com elas é entrar em contato com a franqueadora. Nesse ponto, vale a pena saber se ela é acessível ou se é difícil ter alguma resposta.
Como são feitas as cobranças?
Toda franquia envolve a cobrança de royalties. Durante sua avaliação, confira se é uma taxa fixa ou um percentual do faturamento mensal.
Vou encontrar um bom ponto comercial?
Se você precisa de um espaço físico para sua franquia, então deve considerar se há um bom ponto comercial. No caso de uma franquia home based, como é o caso da Echosis, isso não é um problema. Quer continuar acompanhando mais dos nossos conteúdos? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão.