BlogFranquias

A história do franchising no Brasil e no mundo

O modelo de franquias já é um dos mais populares ao redor do mundo. Em qualquer cidade você encontra um restaurante, lanchonete ou loja de roupas que segue esse modelo. Mais do que isso, você pode encontrar franquias de marketing digital ou escritórios de advocacia se procurar online.
Nesse tipo de negócio, você investe em uma marca já estabelecida e ganha o direito de abrir uma filial dela. Ou seja, você começa com um modelo de negócio testado e aprovado, uma marca reconhecida e o apoio de uma empresa maior com um custo de investimento inicial reduzido.
Ao contrário do que alguns acreditam, a história do franchising é bem mais longa do que aparenta. Acompanhe e veja como foi esse trajeto.

O surgimento do franchising

A origem exata das franquias são bem divergentes na verdade. A primeira hipótese é de 1731, quando Benjaming Franklin fez um contrato com Thomas Whitmarsh para montar uma empresa de impressão na Carolina do Sul. A segunda é de 1840, com a cervejaria Spaten-Franziskaner-Bräu, na Alemanha.
A terceira, que também é a mais oficial das três, é em 1850, com Singer Sewing Machine Company, uma fabricante de máquinas de costura. A empresa licenciou investidores para usar sua marca e métodos de produção em várias partes do país.
O modelo cresceu bastante nas próximas décadas, sendo adotado pela General Motors e pela Coca-cola. No início do século XX, já existiam franquias de vários setores, como mercados, lanchonetes, restaurantes, postos de combustíveis, entre outros.

As franquias no pós-guerra

O período pós segunda guerra mundial foi uma época de forte crescimento para as franquias em várias partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos. Com o retorno dos veteranos de guerra, muitos tinham pouca ou nenhuma experiência de trabalho. Como resultado, optaram por investir em franquias e começar o próprio negócio.
Três franquias em particular são bem notáveis nesse período, o McDonald’s, Burger King e o KFC. Nomes que você certamente viu em várias praças de alimentação.

A chegada do franchising no Brasil

Foi nas décadas de 1950 e 1960 que as franquias dos Estados Unidos começaram a se espalhar pelo mundo inteiro, incluindo pelo Brasil. O grande marco dessa chegada foi com os cursos de inglês CCAA e Yázigi. Um tendência que persistiu na década de 1970, com o crescimento dos shopping centers.
Mas só durante a década de 1980 que esse modelo de negócio foi oficializado, graças à Associação Brasileira de Franchising. Esse foi o primeiro impulso para o estouro do setor no país, com cada vez mais marcas e investidores.

Franchising no Brasil hoje

Com o tempo, surgiram também várias franquias brasileiras. E muitas dessas também se expandiram para chegar a outras partes do mundo. Só em 2017, mais de 140 franquias brasileiras já tinham atuação internacional.
Um dos principais motivos para isso é a ampliação também das franquias digitais, que podem funcionar totalmente online. Uma excelente oportunidade para quem quer começar a empreender.
Se você quer conhecer uma excelente franquia digital para investir, entre em contato com a Echosis e veja como se tornar parte!

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo