Marketing Digital para Pet Shop: 5 dicas para potencializar seu negócio
Já pensou em investir em marketing digital para pet shop? Frequentemente, os bichinhos de estimação estão entre os primeiros itens da lista de gastos de muitas famílias. Banho, veterinário, tosa, petiscos e brinquedos são apenas alguns dos itens procurados. Se você atende a esse tipo de demanda, provavelmente está pensando em como melhorar o rendimento do seu negócio.
A qualidade é o principal elemento para o sucesso de qualquer empresa, mas a forma como esse serviço é entregue também define se o número de clientes vai aumentar ou diminuir.
Para ajudar a melhorar os seus números, trouxemos aqui 5 dicas práticas de marketing para esse modelo de negócio que você pode começar a aplicar em pouco tempo. Confira!
5 dicas de Marketing Digital para Pet Shop:
1. Esteja presente nas redes sociais
É verdade que cães, gatos e papagaios não costumam usar a internet como meio de comunicação. Mas seus donos usam, e com muita frequência.
Se você pretende alcançar seu público, não pode evitar as redes sociais. Elas são uma ferramenta fundamental de marketing digital hoje em dia.
Primeiro, verifique qual rede é mais utilizada pelo seu público: Facebook? Twitter? LinkedIn? Instagram? Com essa informação em mãos, você terá um bom parâmetro de onde começar a desenvolver as estratégias de marketing digital para o seu pet shop.
Diferentes redes possuem diversos públicos, preferências de conteúdo e frequências de divulgação. Informe-se a respeito de cada uma delas e chame seus clientes para fazerem parte de suas comunidades e páginas.
2. Crie programas de recompensa
Ver o seu bichinho de estimação feliz e bem cuidado já é uma recompensa, mas se você quer que esse cliente volte com mais frequência, é necessário oferecer algo a mais.
O tipo mais simples de recompensa é oferecer um desconto após um certo número de visitas, mas existem outras formas de integrar esse programa ao seu planejamento.
Por exemplo, você pode oferecer um cupom para quem faz o pedido antecipado pelo site ou rede social. Isso não só atrai mais clientes, como evita os conflitos de horário que costumam ocorrer quando o atendimento é por ordem de chegada.
Além de reduzir o excesso de pessoas na sala de espera. Você também pode oferecer serviços extras para clientes mais recorrentes, como um petisco de brinde ou uma tosa grátis.
3. Venda pela internet
Mais uma vez, não é possível escapar da internet. Ela é o meio mais eficiente para quem quer fazer comunicação de massa.
Disponibilizando um catálogo pela internet, você já deixa o cliente preparado para a compra assim que chega à loja, pois ele já sabe o que quer. Se fizer entregas, pode atender um grupo bem mais distante da sua loja física.
Outra vantagem dos e-commerces, também chamados de lojas virtuais, é o seu baixo custo, tanto de tempo quanto de recursos. Se a sua loja estiver em reforma, ou em construção, é possível, ainda, fazer as vendas e atender os clientes em um local temporário.
Como não é necessário quase nenhum esforço para manter o site de vendas aberto, você pode atender o seu público apenas tendo um estoque bem organizado.
4. Faça parcerias e indicações
O marketing digital para pet shop é tão colaborativo quanto qualquer outro. Diferentes empresas que costumam atender a um mesmo público, como pequenos mercados locais, clínicas veterinárias e boutiques para pets, podem ser colocadas como parceiras, fazendo a indicação do seu negócio para seus clientes. E se você indicá-los de volta, todos saem ganhando.
Para melhorar tal troca, você também pode oferecer descontos para clientes vindos de seus parceiros, sejam eles outros clientes ou até funcionários. Essa permuta tende a fortalecer todas as empresas envolvidas, além de melhorar a confiança entre as partes.
5. Crie eventos para os animais
É verdade que o marketing é voltado para os donos, mas como eles amam seus bichinhos, vão adorar que você faça algo com eles. Os tutores de pets, principalmente os mais dedicados, adoram exibir seus amigos quando estão impecáveis. Para atrair justamente esse público, crie eventos como concursos ou festas para os animais.
Além de ser divertido, é bem lucrativo. É provável que todos os participantes peçam serviço extra, com direito a fantasias e alguns produtos especiais.
Crie um evento compartilhável nas suas redes sociais e logo o número de convidados vai começar a subir. Se você investir corretamente, vai ter um retorno bem alto.
Agora que você já conhece as vantagens do marketing digital para pet shop, é hora de começar a investir nos seus negócios. Se quiser saber mais sobre o tema, entre em contato com a Echosis agora mesmo e tire todas as suas dúvidas.