Geração de conteúdo: Será que essa tendência vai dominar o mundo um dia?
Você já deve ter notado, mas é sempre bom lembrar: a internet é enorme e continua crescendo. No tempo que levamos para produzir esta postagem e trazê-la até você, pelo menos algumas centenas de outras páginas foram criadas. E essa tendência de aumento na geração de conteúdo continua crescendo exponencialmente. E é provável que você tenha produzido alguma coisa ao longo de sua vida de internauta.
Praticamente tudo que vemos online hoje em dia é conteúdo gerado tanto por usuários comuns quanto pessoas que ganham suas vidas neste ramo. Talvez a pergunta certa não seja “se” o conteúdo dominará o mundo, mas sim quando o ela dominou. É muito difícil imaginar o mundo online sem geração de conteúdo.
Mas, vamos com calma. Vejamos a pergunta do título um pouco mais devagar.
Geração de conteúdo: O conteúdo e suas formas
Antes de seguir com o tema, vamos pensar em como definimos esse tal de “conteúdo”. De acordo com um dicionário, temos dois significados:
1. Aquilo que está contido, que está dentro de algo;
2. Assunto ou tema de um documento.
Então, se considerarmos cada página da internet como um documento ou como um recipiente, o que tem dentro é, logicamente, seu conteúdo. Para efeitos de comunicação, digamos que qualquer coisa que transmita uma mensagem, por mais estranha que pareça, entra na geração de conteúdo.
Isso significaria que praticamente tudo, desde um blog, uma imagem até um vídeo, seria conteúdo para a internet. Mas você já sabia disso, não é? Como vamos dominar o mundo usando fotos de gatinhos e memes? Bem, isso depende da sua definição de “dominar o mundo”. E a forma como o conteúdo online está controlando o planeta é através do marketing digital.
O conteúdo e o marketing
Você provavelmente já sabe como a propaganda pode mudar a forma como meio mundo pensa, e fazer a outra metade pelo menos se questionar. A geração de conteúdo dentro do marketing digital tem um foco simples: chamar a atenção e levar a alguma ação específica. E essa combinação já se provou muito mais eficaz do que o marketing tradicional nas mídias de massa.
O funcionamento é relativamente simples:
1. Um indivíduo ou companhia cria uma empresa com um produto/serviço;
2. Esse mesmo indivíduo cria conteúdo sobre algo relacionado;
3. Ele usa as ferramentas disponíveis para impulsionar seu conteúdo e atrair mais visualizações e leads;
4. Ele coloca alguns anúncios de seu produto/serviço no meio do conteúdo;
5. Algumas pessoas se interessam pelo produto/serviço e compram.
Ok, essa é uma explicação bem simplista. Você deveria falar com um especialista para entender melhor o funcionamento da geração de conteúdo. Mas o princípio é esse.
Se você já pesquisou qualquer coisa a respeito do marketing digital, sabe da quantidade de ferramentas disponíveis para transformar conteúdo em propaganda e, consequentemente, em renda. O Google Adwords, um dos mais usados, permite que você anuncie seus links na maior ferramenta de busca do mundo. As redes sociais têm um papel forte na interação entre público e empresa.
Custo x Benefício
Além disso, a geração de conteúdo possui uma relação de custo e benefício muito melhor do que qualquer outro meio de comunicação. Você faz alguma ideia do quanto custa para colocar um comercial de 2 minutos no horário nobre de qualquer canal? Sabe quanto custaria para produzir este comercial?! Melhor nem saber!
Na internet, por outro lado, tudo é relativamente mais barato. Você pode criar um blog e produzir textos de graça. Pagar pela divulgação da sua página custa bem menos do que um anúncio na TV ou no rádio. E se você tem um orçamento razoável, nada te impede de criar vídeos, imagens interativas, entre outras coisas que exigem mais produção.
Bem, a única conclusão que posso tirar é que a geração de conteúdo já domina o mundo. E não adotá-la na divulgação da sua empresa é perder uma ótima oportunidade. Se você quer manter aprender mais sobre como dominar o mundo com o seu conteúdo, entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento para sua campanha de marketing.