Como vender mais: Confira 5 exemplos utilizando marketing digital
Em qualquer negócio, é preciso encontrar maneiras de ampliar sua base de clientes e/ou o número de vendas de tempos em tempos. Não só pelo desejo de expandir e solidificar a empresa, mas também pela necessidade de renovar sua base para quando houver alguma queda no orçamento ou crise. Várias técnicas de como vender mais cabem nessa situação, especialmente o marketing digital.
Como o meio virtual tem um alcance muito mais amplo e preciso, é possível atingir diretamente seu público com um investimento consideravelmente menor. Basta entender como direcionar seus esforços e recursos. Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos aqui 5 exemplos de como o marketing digital pode alavancar suas vendas. Acompanhe:
1. Como vender mais: Use o funil de vendas
O conceito de Funil é um dos mais importantes nas práticas de como vender mais de marketing digital. A metáfora é bem intuitiva: independente do número de leads recebidos ou da sua capacidade, apenas uma fração dos que chegam a cada estágio passam para o próximo de cada vez. Isso quer dizer, por exemplo, se um anúncio online teve 100 mil visualizações, 10 mil pessoas vão abri-lo, mil vão entrar em contato e 100 vão fechar negócio.
Este conceito é aplicado para classificar cada lead em um estágio específico de compra, geralmente em 3 principais:
- Topo de funil: primeiro contato;
- Meio de funil: entendimento sobre o problema e necessidade;
- Fundo de funil: oferecimento da solução e negociação do contrato.
Para cada estágio, há uma série de ações específicas. Sabendo em que fase está cada cliente, é mais fácil direcionar conteúdos específicos para chamar sua atenção.
2. Invista no Google Adwords
O serviço de propaganda e anúncios do Google, conhecido oficialmente como Adwords, é uma forma prática de aparecer em pesquisas. Com ele, você cria um anúncio para um de seus links, geralmente a home page do seu site, e associa esse anúncio a um conjunto de palavras-chave. Quando alguém fizer uma pesquisa, o algoritmo do Google irá determinar se o seu anúncio é interessante para aquele usuário, colocando-o no tipo das pesquisas.
Usuários que procuram por lojas e serviços sempre observam os links marcados como anúncios, já que estes são sempre de empresas. Apenas lembre-se que cada palavra-chave escolhida possui um preço diferente, com base na procura e na concorrência. Palavras muito populares e pesquisadas, por exemplo, tendem a ser mais caras.
3. Entenda como fazer e-mail marketing
Ao contrário do que alguns pensam, o e-mail não se tornou uma ferramenta obsoleta no meio do marketing digital. Ele ainda coexista com os novos meios de comunicação, como as redes sociais, só que em um novo papel. Em vez de ser o método principal de divulgação em massa, agora é um meio mais pontual de informação.
Esse é o caso, por exemplo, da newsletter de um site. O usuário faz um cadastro voluntariamente e pede para receber novidades a respeito do seu serviço, produto e conteúdos. Assim, sempre que surge algo de acordo com o perfil daquele lead, você pode disparar um e-mail diretamente para um grupo, evitando spam, por exemplo. Não tente fazer propaganda agressiva aqui, pois a resposta não costuma ser positiva.
4. Trabalhe o pós-venda
Nenhuma venda acaba quando o contrato é fechado ou o produto/serviço entregue. Um bom vendedor vai até seu cliente depois do trabalho, pergunta se ele está satisfeito, pede opiniões e oferece alguma vantagem para as próximas compras. Cartões de fidelidade e desconto adquiridos em compras anteriores são muito úteis, por exemplo.
O trabalho de pós-venda é focado na fidelização. Um cliente já familiarizado com sua empresa requer menor trabalho para fechar as próximas vendas, avançando no funil de vendas mais rápido. Quando mais desses clientes você tiver, mais forte será a sua base.
5. Desenvolva canais interativos
Uma norma no marketing digital hoje em dia é a presença de alguma forma de interação entre público e marca. Canais de vídeos, chats e redes sociais são alguns exemplos. A importância desses canais é garantir maior participação do público, facilitando a troca de opiniões, transmissão de feedback, entre outras coisas.
Existem várias maneiras de como vender mais através do marketing digital. Basta ter o conhecimento necessário. Se você está com alguma dificuldade para promover sua marca através da internet, considere contratar a ajuda de um especialista. Entre em contato com a Echosis, tire todas as suas dúvidas e peça um orçamento de marketing para sua empresa hoje mesmo.