Leads: Confira quais as 6 melhores estratégias para nutri-los!
Se você já teve alguma experiência de inbound marketing na empresa onde trabalha, sabe bem que não basta só chamar a atenção de mais gente. Você precisa levar cada pessoa do início ao fim do processo de compra. Isso é o que chamamos de nutrição de leads.
A ideia é bem simples. Você cria campanhas para divulgar sua marca, cria conteúdos que interessam ao seu público, tenta automatizar parte do processo e cria uma estrada por onde cada lead pode caminhar até fechar uma compra. A questão é: como se faz isso?
Para te ajudar a melhorar sua nutrição de leads, trouxemos aqui 6 estratégias que você pode e deve aplicar no seu dia a dia. Confira:
1. Segmente seu público
Já ouviu falar do ditado “quem tenta agradar a todos acaba não agradando ninguém”? Pois ele se aplica perfeitamente aqui. Alguns empreendedores não gostam de restringir seu público, pois acham que vão perder clientes assim. Mas a verdade é que estarão investindo muito mais e tendo um retorno percentualmente menor do que alguém que foca suas ações de marketing em um único público.
Por isso, para facilitar a nutrição de leads, você deve dividi-los em categorias, grupos de interesses e afins. Dessa forma, você poderá direcionar seus esforços com mais eficiência. Mais clientes com menos investimento.
2. Estabeleça um trajeto de compra
A “jornada do cliente” é um conceito sempre presente em marketing de conteúdo. Você não vai pular direto da categoria “marca desconhecida” para “marca com quem quero comprar”. É um processo que requer um pouco de paciência, mas que traz ótimos resultados.
Tudo começa na atração, quando o seu público se torna lead. É o primeiro contato, geralmente sem intenção direta de compra. Depois disso, vem a nutrição propriamente dita, que expõe as questões do lead e como elas podem ser resolvidas. Por fim, você apresenta seu produto/serviço como solução desse problema. E aí entra sua equipe de vendas.
3. Documente seus métodos para consulta
Antes de colocar em prática a nutrição de leads, é bom ter um arquivo com todo o processo e planejamento documentados. Você não vai querer que, bem na hora de fechar uma venda, algum colaborador se confunda e acabe perdendo o cliente. Melhor ter um manual!
Além disso, esse documento serve para futuras revisões, tomando nota dos erros que já foram cometidos e como foram evitados. Essas lições podem ser simples e bem básicas, mas já serão de grande ajuda para novos profissionais que estiverem se adaptando ao meio de trabalho da empresa.
4. Classifique os leads de determinados estágios
Lembra-se da jornada que mencionamos acima? Outra coisa que você deve pensar quando aplicá-la é em qual parte dela cada lead está. Você não lida com um lead em estágio de atração da mesma forma como lida com um em estágio de fechamento. A questão agora é diferenciar qual é qual.
Existem algumas maneiras de definir o nível de nutrição de leads individuais. Por exemplo, leads que ainda não entendam direito os benefícios do seu serviço/produto, estão muito frios para avançar. Já aqueles que têm uma demanda específica e clara, são mais amadurecidos e podem receber maior investimento.
5. Sempre cumpra sua palavra
Pode parecer desnecessário dizer, mas… Um cliente desapontado é pior do que um cliente não adquirido! Parte do objetivo da nutrição de leads é levá-los a comprar novamente, criando uma fidelização. Porém, quando o cliente não recebe aquilo que foi prometido, ele certamente não vai voltar. E deve até falar mal de você depois!
Controlar as expectativas pode ser difícil. Você precisa vender o seu peixe, mas não pode dizer que sardinha é caviar. Em alguns casos, essa quebra de expectativa não será sua culpa, mas você deve ter planos para remediá-la. Acredite, isso te poupará muitos problemas.
6. Não seja um robô enquanto fala
Por fim, mas ainda muito importante, seja uma pessoa. Boa parte do seu trabalho já é automatizada, o que facilita a sua vida. Mas os leads ainda precisam sentir que falam com alguém, que há uma pessoa por trás da máquina. Adicionar pequenos elementos personalizáveis durante o atendimento ou separar um tempo para conversar pessoalmente pode melhorar consideravelmente a opinião do público a seu respeito.
Depois disso tudo, ainda está com alguma dificuldade para fazer a sua nutrição de leads? Então por que não chamar ajuda profissional? Entre em contato com a Echosis e peça um orçamento que caiba no seu negócio.