Controle de qualidade: Otimizando a satisfação de seus clientes!
Se você pretende manter uma empresa aberta, é importante pensar em como seus clientes aproveitam seu produto ou serviço. Se estão satisfeitos, se você entrega o que prometeu, etc. Para isso serve o controle de qualidade de uma empresa.
Muitos empreendedores, em especial iniciantes, acabam se esquecendo da importância desse processo. Em alguns casos, apenas repetem o trabalho do dia a dia e nem sempre se questionam se estão cumprindo suas tarefas tão bem quanto poderiam. E perda de qualidade, como você já deve saber, causa a perda de rendimento.
Com um acompanhamento melhor do resultado da produção, você pode aumentar o nível de satisfação dos seus clientes. Isso facilita muito sua fidelização, além de atrair novos leads para sua empresa.
O que é o controle de qualidade?
Grosso modo, é um conjunto de procedimentos com o objetivo de “passar pente fino” em cada produto ou serviço que sai da sua empresa. E como se faz isso? Bem, exige alguns passos.
Primeiro, você deve estabelecer o parâmetro de qualidade da empresa. Algo como um modelo que possa ser comparado aos outros produtos e serviços. Sempre que algum cliente for atendido, o desempenho será comparado ao do modelo.
Em seguida, você deve quebrar esse modelo em pedaços menores, que envolvam cada estágio do processo. Afinal, você precisa controlar a qualidade antes de entregar o produto, não depois. Por exemplo, se você produz um mecanismo de duas peças, você pode usar dois estágios de controle de qualidade, um para cada parte. Dessa forma, você garante o melhor resultado ao unir as duas.
Avaliando as métricas de desempenho
Qualquer processo para controlar a qualidade, como já mencionamos, deve possuir um parâmetro. Mas ele não pode ser abstrato, imaginário ou subjetivo demais. Todos precisam entender o que estão fazendo e com que propósito, especialmente se pretendem melhorar. Por isso o ideal é criar métricas para analisar o resultado.
O tipo de indicador que você vai utilizar pode variar bastante. Se estivermos falando do contato com o cliente, o tempo de atendimento e índice de problemas solucionados são bons exemplos de métricas a serem consideradas. Se estivermos falando em produção de mercadorias, é mais importante levar em conta a durabilidade e apresentação dos produtos.
É importante que você estenda esse controle de qualidade a todos os pontos da empresa. Desde os processos internos até o contato direto com o público. Especialmente para tarefas realizadas diariamente e que têm reflexo direto na rentabilidade da empresa.
Entenda o que seu público deseja
Um fator de destaque nesses procedimentos é que eles dependem muito do seu público. Alguns parâmetros de qualidade são mais relevantes para determinados grupos do que para outros. Tempo de atendimento, de forma geral, é muito importante para qualquer pessoa, mas é ainda mais relevante para pessoas que possuem demandas urgentes ou não têm tempo sobrando para esperar.
Descobrindo o que é mais importante para o seu público específico, você pode focar seu controle de qualidade nos aspectos mais relevantes. Dessa forma, você pode estabelecer uma lista de prioridades durante a produção, sabendo o que pode ser sacrificado em uma emergência e o que deve ser potencializado para melhorar a rentabilidade dos seus negócios ao longo do tempo. E, claro, também para revelar o que precisa ser corrigido.
Use o marketing digital para te auxiliar
Agora você pode estar se perguntando “como consigo estabelecer essas prioridades e otimizar a satisfação dos meus clientes?”. A melhor sugestão é utilizar o marketing digital como base. Como a internet, em especial a Social Media, é o meio de comunicação de maior alcance no mundo, ela também é a melhor plataforma para coletar dados e dialogar com o público.
Se você já tem um grupo estabelecido, o marketing digital também permite que você foque todos os seus esforços nele. Em vez de criar campanhas amplas e caras com baixa taxa de conversão, você pode desenvolver ações específicas para o seu público, minimizando seus gastos e aumentando o rendimento.
Agora que você já sabe como começar a fazer um melhor controle de qualidade do seu negócio, que tão contar com uma empresa especializada par ate auxiliar? Entre em contato com a Echosis, tire todas as suas dúvidas sobre o tema e peça um orçamento que caiba no seu projeto.