6 formas de obter mais engajamento com os posts em redes sociais
Hoje, estar nas redes sociais é quase uma obrigação para a maioria das empresas. Afinal, é lá que grande parte das interações dos clientes com a marca acontecem, por meio do engajamento com os posts, mensagens diretas e etc. E é a qualidade dessas interações que vai garantir que o consumidor se torne ou não fiel a marca.
Mas é importante considerar que o engajamento vai muito além das curtidas em uma página ou em um post. Quando o cliente está engajado com a marca, ele permanece mais tempo na plataforma, comenta, sugere, marca os amigos e ainda os influencia a tornarem-se também consumidores do produto.
Quer saber como tornar esse envolvido do público com a sua marca mais relevante? Então, acompanhe o post a seguir!
1. Conheça o público-alvo
Para atingir a audiência correta, é essencial conhecê-la. Quando se sabe qual é o perfil do cliente, é mais fácil criar uma estratégia que desperte seu interesse. Por isso, é essencial saber o que o consumidor espera da marca para, assim, estabelecer uma relação de proximidade e interação com ele.
2. Desenvolva uma estratégia adequada
É fundamental que o planejamento defina como a captação de clientes vai ocorrer nas redes sociais. Lembre-se que é preciso divulgar seu produto para os consumidores que efetivamente têm interesse nele: sem uma estratégia adequada, mesmo que se tenha o melhor produto, as chances de sucesso são pequenas.
3. Crie uma personalidade e um tom de voz para a marca
O público deve se identificar com a sua marca e produto para se sentir interessado em comprá-lo. Sendo assim, a personalidade e o tom de voz usados nos posts e interações devem refletir isso. Afinal, o cliente precisa se sentir confortável com a empresa para se relacionar com ela.
4. Responda comentários e inicie conversas
Quem está nas redes sociais precisa estar disposto a socializar, ainda que de forma virtual. Portanto, sempre que receber manifestações da audiência, tenha a delicadeza de respondê-las.
Mesmo que os comentários sejam negativos, é preciso ter em mente que respondê-los é a melhor ação a tomar. Críticas existem em todos os segmentos, mas quando a empresa responde e se dispõe a corrigir o erro, sua reputação ganha mais pontos do que quando ignora ou apaga o comentário.
5. Produza conteúdo de qualidade de maneira consistente
A qualidade do conteúdo oferecido aos clientes deve ser compatível com a dos produtos e serviços oferecidos pela empresa. Além da qualidade, é preciso estar atento, também, à frequência e consistência das publicações. Por fim, os conteúdos devem, ainda, incentivar a participação do leitor — afinal, todos gostam de dar sua opinião!
6. Invista em conteúdo em vídeo
Os vídeos podem ajudar a marca a ter mais visibilidade — e, consequentemente, engajamento com os posts em redes sociais. Vale a pena dar prioridade às produções curtas, pois as pessoas querem consumir cada vez mais conteúdos rápidos. Se for usá-los no Facebook, lembre-se de fazer o upload dentro da plataforma, pois links externos desfavorecem o alcance (já que o usuário é levado para fora da rede).
De forma geral, garantir que o consumidor tenha engajamento com os posts em redes sociais requer que a empresa se relacione com ele. Por isso, é essencial que ela esteja disposta a interagir de forma constante nas redes sociais, começando com o entendimento sobre o público e indo até a atenção plena às suas opiniões.
Então, está preparado para aumentar o engajamento redes sociais da sua empresa? Precisa de ajuda para fazer isso da melhor forma possível? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo a melhorar seus resultados!