Nos últimos anos o comportamento de compra dos consumidores mudou muito, principalmente porque a internet passou a influenciar suas decisões. As redes sociais que eram utilizadas para mero entretenimento se tornaram ferramentas de compra e venda. Assim, quem possui uma loja virtual deve investir em estratégias para divulgar seus produtos e conquistar clientes. Usar o Instagram para e-commerce pode ser uma delas.
Nessa plataforma você consegue facilitar a demonstração dos seus produtos com fotos e vídeos, atender seus clientes e promover a sua marca.
É hora de explorar esse canal e aproveitar os resultados que ele proporciona. Preparamos várias dicas para te ajudar a usar o Instagram no seu e-commerce. Confira! 😍
Por que usar o Instagram é importante?
Com milhões de usuários, a possibilidade de você encontrar potenciais clientes no Instagram é grande. Logo, essa plataforma funciona como uma ferramenta complementar que pode aumentar suas vendas online.
Uma pesquisa realizada pela Opinion Box, com mais de 1.600 brasileiros, revelou que as oportunidades para usar o Instagram para e-commerce são inúmeras. Cerca de 82% dos usuários seguem marcas no Instagram.
Além disso, 59% já compraram algum produto ou serviço que descobriram na rede social.
Somente esses dados seriam suficiente para te convencer a usar essa plataforma para divulgar seus produtos ou serviços. Mas outro ponto importante é o alcance orgânico proporcionado pelo Instagram.
Por isso, use todos os recursos disponíveis, como carrossel e stories, na plataforma para divulgar o seu e-commerce sem a necessidade de pagar por anúncios.
Por exemplo, o Reels é uma ótima estratégia que pode viralizar e atrair mais pessoas para o perfil do seu negócio. Já as hashtags permitem que os usuários encontrem o seu conteúdo buscando palavras-chave.
Para mais dicas de como usar o Instagram para e-commerce, continue a leitura!
💡 Leia mais: Entenda como funciona o algoritmo do Instagram
Como usar o Instagram para e-commerce e vender mais?
Se você não sabe como usar essa rede social de forma estratégica para conquistar mais seguidores e aumentar suas vendas, a gente te ajuda.
Separamos algumas dicas para você ter sucesso nessa rede social. Vem ver:
Tenha um perfil comercial
O primeiro passo, e mais importante, é criar um perfil comercial. Esse formato possui recursos exclusivos, como figurinhas nos stories, e facilita o monitoramento de métricas da página.
Dessa maneira, você pode verificar o engajamento de suas publicações, além de outras informações importantes.
Com o perfil comercial você também pode inserir botões especiais para direcionar os usuários para o seu e-commerce ou canais de contato, como e-mail ou telefone.
Para usar esse formato de perfil é bem simples, basta ir em configurações e selecionar a opção “alterar perfil para comercial”.
Crie uma bio atrativa
Assim que você entra num perfil no Instagram se depara com uma foto e uma breve descrição, certo? Essa descrição é o que chamamos de bio (biografia). E geralmente e ela quem passa a primeira impressão para os usuários, por isso é tão importante.
Nesse espaço é importante que você inclua um texto curto e objetivo sobre sua empresa, dados para contato e um link, que pode ser o endereço do seu e-commerce.
Para que a bio fique mais chamativa e descontraída lembre-se de usar emojis. Caso tenha uma hashtag própria, use esse espaço para destacá-la.
Organize seus destaques
Conforme o feed é atualizado, informações importantes podem acabar se perdendo. Se existem conteúdos que devem estar sempre disponíveis para os usuários use os destaques.
Com esse recurso é possível criar categorias e agrupar conteúdos que foram publicados nos stories.
Assim, você pode usar esse espaço no seu perfil para divulgar seus produtos, esclarecer dúvidas frequentes, dar dicas, oferecer cupons e muito mais.
Faça stories
Desde que foi lançado em 2016, os Stories fazem muito sucesso entre os usuários. São mais de 290 milhões de usuários ativos por dia!
Os conteúdos nesse formato ficam disponíveis somente por 24 horas, mas são ótimos para gerar interação com o seu público.
Utilize esse espaço para mostrar a rotina na sua empresa, divulgar promoções, realizar enquetes e criar um relacionamento com seus seguidores.
Quanto mais próximo você for de seus seguidores, maior será sua conversão em vendas.
Use o recurso de compras
Outra facilidade do Instagram para e-commerce é o recurso de compras. Na verdade, são várias funções que ajudam os usuários a comprarem com facilidade a partir das fotos e vídeos.
Para isso, é necessário criar uma loja no Instagram. Ela funciona como uma vitrine, onde as pessoas podem ver o produto, conferir o preço e serem direcionadas para a compra.
Além disso, com esse recurso você também pode incluir etiquetas nos produtos. Assim, as pessoas conseguem facilmente tocar para saber mais.
💡 Aprenda como configurar as compras no Instagram com esse passo a passo
Essas são algumas dicas que podem te ajudar a ter sucesso no Instagram. Lembre-se que os resultados não surgem de um dia para o outro. É necessário ter um bom planejamento e paciência para chegar onde deseja.
Para isso, você pode contar com o apoio da Echosis. Temos uma equipe preparada para alavancar o seu e-commerce. Entre em contato e solicite um orçamento. 🚀