O que antes era uma rede social utilizada apenas para postar fotos espontâneas de comidas, viagens e amigos, se tornou hoje uma das principais plataformas para as empresas que investem em marketing.
O Instagram possui mais de 1 bilhão de usuários no mundo, com mais de 25 milhões de perfis comerciais no mundo inteiro.
Cerca de 60% das pessoas diz que descobrem novos produtos no Instagram e mais de 200 usuários acessam um perfil comercial por dia. Ou seja, quem ainda não possui um perfil nessa rede social, está perdendo muitas oportunidades.
Mas para construir conteúdos assertivos, se comunicar com a audiência e convertê-los para clientes, é preciso ficar de olho nas métricas do Instagram. Isso mesmo, medir esses dados te ajuda a entender o comportamento das pessoas e a definir ações estratégicas para o seu negócio.
Ao entender o que significa cada número, fica mais fácil para você tomar decisões e alcançar melhores resultados. Para te ajudar, nesse artigo você descobre tudo sobre as métricas do Instagram e que elas vão muito além do número de seguidores. Confira!
Como acessar as métricas do Instagram?
Vamos começar pelo começo, né? E já adianto que não é nada difícil, então nada de pânico. Para acessar os dados do seu perfil basta acessar o Instagram Insights.
Esse recurso está disponível para as contas comerciais. Se você já tem um perfil é só convertê-lo e se ainda não tem, é só cadastrar.
Acesse o seu perfil, logo abaixo da bio estão vários botões, entre eles o Insights que irá te direcionar para os dados da sua conta.
É ali que você consegue visualizar informações sobre o seu público, como faixa etária, a cidade em que moram, gênero e mais.
Também é possível verificar o número de visitas ao perfil, quantos cliques no link da bio e o alcance.
Esses e muitos outros detalhes estão disponíveis para que você possa acompanhar o desempenho da sua conta e entender o comportamento dos usuários.
A seguir nós listamos detalhadamente as principais métricas do Instagram que você deve ficar de olho. E a importância de cada uma delas. Para saber o que cada dado significa, só continuar a leitura.
As principais métricas do Instagram para ficar de olho
Agora que você já sabe como acessar as informações, vamos conhecer melhor cada uma delas? As métricas da plataforma são dividas em 3 categorias:
Conteúdo
Os dados dessa categoria se refere a interação dos seus seguidores e usuários com suas publicações, seja no feed, nos Stories, no Reels ou IGTV:
- Alcance: É o número de pessoas que viu a sua publicação;
- Impressões: É o número de vezes que a sua publicação foi vista;
- Compartilhamentos: É o número de envios dos seus conteúdos por mensagem direta ou Stories.
As métricas de conteúdo te ajudam a entender como está o engajamento do seu Instagram. Avalie quais foram as publicações com mais compartilhamentos ou comentários. Dessa maneira você consegue identificar qual é o tipo de conteúdo que seus seguidores preferem e assim aplicar melhorias aos demais posts.
Assim fica mais fácil para você criar conteúdos relevantes que geram mais engajamento e, consequentemente, mais visibilidade.
Atividade
Trata-se sobre como os usuários, seus seguidores ou não, interagem com os elementos do seu perfil. As métricas dessa categoria são:
- Seguidores: É a quantidade de pessoas que seguem o seu perfil;
- Interações: Total de ações realizadas no perfil;
- Cliques no site: Quantidade de acessos ao link da bio;
- Visitas ao perfil: Quantidade de usuários que acessar o seu perfil.
Se o seu objetivo é usar o Instagram para gerar leads ou visitas para o seu site, ficar de olho nesses dados é fundamental. As métricas dessa categoria te ajudam a entender se o seu perfil é atrativo e se informa corretamente o que é o seu negócio e seus produtos e serviços.
Avalie os números e aplique mudanças (se necessário) a partir deles. Por exemplo, crie uma bio do Instagram curta, mas objetiva. Faça uso das hashtags e disponibilize o máximo de informações possível no perfil para que os usuários entrem em contato.
Público
- Faixa etária: Refere-se a idade dos seus seguidores;
- Gênero: É sobre o sexo, masculino ou feminino, dos seus seguidores;
- Períodos: Trata-se dos horários e dias da semana em que os seguidores estão mais ativos.
Essas informações te ajudam a entender com quem você está falando e se realmente é com seu público-alvo. Afinal, de nada adianta produzir conteúdo se ele não chegar até quem realmente importa, né?
Se as pessoas que te acompanham no Instagram não pertencem ao público que consome seus produtos ou serviços, é hora de começar a mudar suas estratégias e alinhar novas ações com o intuito de conquistar novos seguidores.
Uma estratégia de Marketing Digital eficaz é aquela que usa os dados e as métricas para entender os clientes e definir os próximos passos. Todas as decisões devem ser tomadas com base em informações e dados, não em achismos. Por isso é tão importante que você fique de olho nas métricas do Instagram.
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