Praticamente todas as empresas hoje em dia lidam com quantidades enormes de dados. Não basta mais ter um armário cheio de papéis. É necessário usar recursos tecnológicos que tenham efeito em larga escala. Porém, com estas novas soluções, surge outra necessidade: o backup empresarial.
Você provavelmente já entende o que é um backup. Uma cópia de um arquivo e que pode servir para recuperá-lo caso o original se perca. Esta segunda versão sempre é colocada em um local diferente, como em outro computador, HD externo ou na nuvem. Da mesma forma que com arquivos pessoais, este recurso é muito útil em empresas, onde a perda de dados pode ser ainda pior. A diferença é que você deve pensar em tudo numa escala bem maior.
Quais os benefícios do backup empresarial?
Segurança de dados
Como já mencionamos, uma empresa que perde dados importantes, como projetos em andamento, cadastros de clientes, entre outras coisas, terá sérios problemas. Mesmo seja tomado muito cuidado no manuseio destas informações, nunca se sabe quando pode haver um problema que comprometa estas informações.
Porém, com o auxílio um backup, sua segurança aqui é bem maior. Se houver um acidente, infecção por vírus nas máquinas, erro humano ou qualquer outro problema similar, ainda haverá como recuperar a maior parte destes dados e dar continuidade a qualquer trabalho que já estava em andamento. Menos prejuízo e mais rapidez de recuperação.
Proteção contra desastres
A ideia de um backup empresarial não é apenas ter uma cópia do arquivo no mesmo computador, ou até no servidor da empresa. Afinal, se um desses hardwares for danificado, todas as cópias são perdidas de uma vez. O movimento correto aqui é utilizar diferentes hardwares, os quais devem trabalhar de forma independente.
Se houver uma tempestade, por exemplo, e ela danificar o servidor da empresa, os dados imediatos serão perdidos. Porém, uma vez que o sistema for arrumado, será possível fazer a reinstalação dos dados pela nuvem, ou por outro hardware armazeno em um local mais seguro.
Preservar a reputação da empresa
Interromper o atendimento de clientes importantes e leais repentinamente pode prejudicar bastante a sua imagem. De forma geral, já é mais que esperado que uma grande empresa esteja preparada para lidar com esse tipo de eventualidade. Isso torna o uso de backups também uma forma de preservar a sua reputação, garantindo um bom atendimento mesmo diante de grandes adversidades.
Como criar um bom backup empresarial?
1. Faça com que o processo seja automático
Como já mencionamos, você nem sempre terá o luxo de saber quando um desastre ocorrerá, nem como. Por isso, é melhor estar preparado a todo momento. E a única forma de fazer isso é automatizar o processo de backup.
Dependendo do tamanho do seu banco de dados, da frequência com a qual ele se altera e de sua importância, os backups precisam de regularidade maior o menor. Um trabalho muito dinâmico pode exigir uma cópia por hora, por exemplo. Porém, o ideal é fazer, no mínimo, uma renovação dos dados por dia.
2. Priorize determinados dados
Em alguns casos, você não poderá fazer um backup empresarial completo. Sempre há muitas informações em toda empresa e preservar cada detalhe ínfimo pode deixar o processo muito lento. Por isso, o melhor é escolher quais informações são mais importantes e dar prioridade a elas na hora de fazer backups. Informações cadastrais de clientes e colaboradores, por exemplo, devem estar entre as primeiras da lista.
3. Escolha mais de um local de backup
Já dissemos isso, mas precisamos reforçar. Se um hardware é danificado, não importa quantas cópias dos seus dados haviam lá dentro. Perderam-se todos. Possuir múltiplos locais, com mais de um servidor e uma cópia na nuvem, é praticamente mandatório. Em geral, 3 a 4 backups é o ideal para grandes negócios. Mas ter 2 já pode ser o suficiente para empresas menores e com menos dados.
Agora você já entende melhor o que é e por que aplicar o backup empresarial na sua empresa. Quer ver mais maneiras de alavancar o potencial do seu negócio e consolidar sua marca? Então entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e faça um orçamento que caiba na sua empresa.