Apesar de faltar praticamente 3 meses para a Black Friday é hora de começar a se preparar para essa data. De acordo com uma pesquisa da Offerwise, o número de pessoas que pretendem comprar algo nesta data será 29% maior do que no ano passado.
A pesquisa também aponta que 77% dos 400 brasileiros entrevistados devem usar seus smartphones como principal canal de compra em 2021, contra 53% no ano passado. Além disso, os pontos mais importantes e decisivos para os consumidores são:
- frete grátis (54%);
- preço do produto (51%);
- qualidade do produto (48%).
Já deu para perceber que essa é uma data importante pelo qual os consumidores estão esperando. Certo? Então nada de deixar para se adaptar no último minuto. Para poder vender mais na Black Friday é preciso se preparar com antecedência.
E nada melhor do que Marketing Digital para te ajudar a se destacar e faturar muito mais! Preparado para nossas dicas? Vamos lá!
5 ações de marketing para se preparar para Black Friday
Tenha um planejamento estratégico
O primeiro e mais importante passo para qualquer ação de marketing que você for realizar é criar um planejamento. Para a Black Friday esse passo é indispensável, afinal você não pode oferecer um desconto sem saber quais serão as consequências para o setor financeiro e até mesmo o estoque.
É preciso fazer cálculos, avaliar dados e se certificar de que é possível oferecer algo especial nessa data. Além disso, verifique quanto é necessário vender para compensar as ofertas disponibilizadas nessa data. Se é possível dar melhores condições em relação ao frete e se vale a pena dar desconto em um produto que você vende bem normalmente.
Inclua no seu planejamento ações para pós-venda, ou seja, para depois dessa data. Isso porque muitas pessoas voltam a comprar após ter uma boa experiência de compra. Então lembre-se de oferecer um bom atendimento antes e depois da Black Friday.
Desenvolva uma identidade visual
Como se trata de um período específico, uma data especial, é interessante desenvolver uma identidade visual que transmita para os consumidores que na sua empresa haverá Black Friday. Para isso você pode apostar em imagens na cor preto e em elementos com cores fortes, que gerem destaque.
Lembre-se também de preparar a identidade visual do seu site, é importante que suas ofertas estejam destacadas na página inicial para que os consumidores possam identificar com facilidade. Por exemplo, a Magazine Luiza altera toda sua identidade visual do azul para cores escuras e destaca as ofertas com cores fortes, como amarelo.
Crie expectativa nos consumidores
Cada vez mais essa data tem ganhado força no Brasil e poucas semanas antes os consumidores já começam a buscar informações sobre descontos e ofertas. Assim, aproveite as redes sociais para gerar interação e expectativa nos usuários.
Use todos os recursos para fazer brincadeiras, dar pistas e conversar com os usuários. Por exemplo, você pode usar a figurinha de contagem regressiva antes de liberar informações sobre alguma promoção. Também pode abrir uma caixinha de perguntas para saber quais são os produtos mais desejados.
Aproveite o e-mail marketing
O e-mail facilita a sua comunicação com os usuários e pode ser usado para divulgação de ofertas exclusivas. Você também pode segmentar seus e-mails e informar sobre promoções especiais de acordo com o perfil de compra.
Por exemplo, se você vende artigos esportivos e na Black Friday terá promoções de roupas de ciclismo, envie e-mails com esses produtos em oferta somente para clientes que se interessam por eles. Para isso, avalie o comportamento dos seus clientes, verifique quais foram as últimas compras e itens que eles visualizaram.
A partir daí você pode separar os seus consumidores de acordo com os interesses que eles possuem. Ainda com o e-mail marketing fica mais fácil alertar sobre aquele carrinho abandonado ou utilizar gatilhos mentais. Aproveite o e-mail marketing como um aliado para se aproximar dos usuários e estreitar o relacionamento.
Não dispense os anúncios
Essa é uma data especial adotada por todos os negócios, por isso a concorrência é muito mais acirrada. Pensando nisso, investir em anúncios é fundamental para alcançar um número maior de pessoas e divulgar suas ofertas especiais da Black Friday.
Você também pode criar anúncios de retargeting, ou seja, apresentar o anúncio para quem já demonstrou algum interesse, seja porque visitou o site ou colocou o produto no carrinho mas não finalizou a compra. Essa técnica pode aumentar suas vendas, pois você irá apresentar o produto com desconto para quem já tinha chances de comprar.
Com essas dicas fica mais fácil começar a se preparar para vender muito na Black Friday, né? Gostou das nossas dicas? Que tal receber conteúdos como esse diretamente na sua caixa de entrada? ❤