Gerenciamento de redes sociais: Tudo o que você deve saber sobre esse método
A internet já é o maior meio de comunicação do mundo inteiro. Se você está lendo este artigo, já deve saber disso, ainda mais se utiliza mídias sociais. Essa mudança na forma como as pessoas consomem informação criou um novo espaço para as empresas divulgarem seus produtos. Porém, para que tenham sucesso, é necessário um bom gerenciamento de redes sociais.
Estes sites são os mais acessados pelos usuários de internet, o que torna as campanhas veiculadas neles muito mais eficientes do que em TV, rádio ou jornal. Desde que você siga alguns princípios básicos.
O que é gerenciamento de redes sociais?
O gerenciamento de redes sociais vai além de simples publicações. Essa ação envolve diversas etapas, que vão desde a elaboração da estratégia, o posicionamento, o planejamento, a execução e o monitoramento até o levantamento dos resultados.
Para isso é necessário que uma pessoa seja responsável por este setor. Assim, ele será visto com importância e necessidade para a empresa, e não como uma obrigação que não traz benefícios.
Se você quer garantir o melhor desempenho para a sua marca neste meio, veja aqui 5 dicas que você precisa saber sobre o gerenciamento de redes sociais para assegurar seu sucesso:
Foque no seu público-alvo
A primeira regra de toda forma de divulgação e marketing é saber a quem estas ações são direcionadas. É impossível agradar a todos os públicos ao mesmo tempo, sendo muito mais fácil obter sucesso quando seu trabalho é focado em um grupo menor, com algumas características em comum.
Primeiro, você precisa fazer uma pesquisa de mercado. Qual é a faixa etária do seu público? Onde a maior parte deles mora? Qual é o poder aquisitivo esperado? Quais são seus hábitos de consumo? E, claro, quais redes sociais eles mais utilizam? Todas estas informações ajudam a identificar o tipo de pessoa que possui mais chances de fechar uma compra.
Poste mais de uma vez ao dia
Você provavelmente já sabe que encontrar uma determinada postagem duas vezes no seu feed é bem difícil. A quantidade de informações novas que surge a cada instante e é replicada nas redes sociais é astronômica, sendo quase impossível acompanhar tudo. Sem falar que o seu público não acessa estas redes ao mesmo tempo sempre. Por isso, para maximizar seu alcance, você deve postar e repostar um conteúdo algumas vezes ao dia.
O número de repetições varia de acordo com a rede social escolhida. Porém, como regra, 4 vezes, em horários distintos, é o mais adequado. Isso garante que o maior número possível de pessoas acompanhe suas postagens e maximiza o aproveitamento dos seus conteúdos.
Regularidade é a chave
Além de postar várias vezes ao dia, um bom gerenciamento de redes sociais também envolve criar postagens regularmente. Praticamente todas as plataformas de sites na internet usam ferramentas e padrões para classificar um conteúdo como relevante ou não. Se você posta 5 novos links em um dia e passa 1 ano sem compartilhar nada, sua página perde totalmente a credibilidade.
Por isso, o ideal é ter uma agenda de postagens que gere regularidade. Um novo conteúdo por dia ou por semana por exemplo. Você também deve manter a atividade nesse meio tempo ao compartilhar coisas menores, como links de parceiros ou conteúdos antigos, mas ainda relevantes.
Não ignore o alcance pago
Apesar de a internet oferecer o melhor retorno para quem precisa se divulgar sem gerar custos, isso não significa que você deve simplesmente ignorar a divulgação paga. Promover certos conteúdos e postagens pode ser muito interessante para maximizar seus efeitos. E os resultados serão muito maiores.
Como já mencionamos, o número de novos conteúdos é muito grande, o que diminui o espaço que você possui para captar seus leads. Ao pagar por algum alcance garantido, desde que bem direcionado (para o seu público-alvo), você aumenta bastante suas chances de obter retorno real a partir de suas postagens.
Seja direto em suas postagens
Mais uma vez, seu tempo é curto! Se uma postagem leva mais do que alguns segundos para ser compreendida e captar a atenção do público, então é provável que ninguém pare para ler até o final. A primeira impressão precisa ser forte, impactante. Se você captou os olhos, terá mais tempo para captar o resto.
Dê prioridade para imagens no lugar de textos longos. Caso tenha que criar um conteúdo extenso, opte por uma introdução direta, que resuma o conteúdo, e crie um link com o material completo. Atitudes simples como estas podem te render bem mais clientes.
Quais ferramentas devo utilizar?
Hootsuite
O hootsuite é uma plataforma que permite o agendamento de postagens de diferentes redes sociais ao mesmo tempo, responder comentários e mensagens, e acompanhar os resultados, tudo isso em um mesmo painel. Essa ferramenta é paga, mas possui um período de teste gratuito para que possa conhecer melhor as funcionalidades e as vantagens disponíveis.
Canva
De acordo com alguns estudos realizados, quando ouvimos uma informação só vamos lembrar de 10% dela alguns dias depois. Mas quando vemos uma imagem, lembramos de 65% dela. Ou seja, as imagens tem um grande poder e você pode usa-lo a seu favor no marketing digital. A plataforma Canva disponibiliza diferentes formatos de imagens, desde Stories até Infográficos. E basta arrastar e soltar quando precisar de alguma modificação. A ferramenta é gratuita, mas se você desejar ter uma versão mais completa é necessário pagar.
Keyhole
Com a ferramenta Keyhole você pode monitorar o seu negócio pelo nome da sua marca, palavras-chave e hashtags. Mas a grande vantagem dessa plataforma é poder monitorar as redes sociais de seu concorrente, através dela é possível verificar o alcance, impressões, compartilhamentos de postagens, dados demográficos e outros. Essas funcionalidades fazem parte do plano gratuito, contudo, se tiver interesse em funções extras é necessário estudar os planos e valores.
Agora que você entende melhor como funciona o gerenciamento de redes sociais, é hora de começar a se divulgar! E já que o melhor é começar do jeito certo, por que não contar com ajudar especializada? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça um orçamento de marketing digital que caiba no seu bolso.