Instagram Insights: Como devo usar para mensurar resultados?
O Instagram obteve um crescimento considerável nesses últimos anos e se tornou a rede social favorita de muitas pessoas, empresas e celebridades. Por este motivo, muitos usuários tem optado pela rede social quando precisam realizar uma divulgação ou se destacar na internet. Assim, surgiu o Instagram Insights para ajudar na mensuração e acompanhamento de resultados do perfil comercial.
Analisar os resultados é de extrema importância para que sejam criadas estratégias de marketing ou de publicidade que realmente ofereçam mais impulsionamento para sua marca e alavanque seu faturamento. Através dessas métricas, é possível saber quais publicações funcionam para o seu público e quais não funcionam, áreas de melhorias do seu negócio e também como fazer essas melhorias.
Como funciona?
Essa funcionalidade do Instagram está disponível apenas para quem possui perfil comercial. Então, se você deseja ter acesso a métricas como número de seguidores, público-alvo e outros. Por este motivo é necessário converter o seu perfil pessoal para o comercial. Após essa etapa, irá aparecer um botão com três barrinhas lá no seu perfil. Basta clicar nele para ter acesso a todas as informações.
Por lá você terá acesso a 3 áreas da sua conta: Dados dos seus seguidores, das suas publicações e dos stories. Você pode ter acesso a informações demográficas, faixa etária, localização, novos seguidores, engajamento, impressões, visualizações e muito mais. Porém é necessário ficar atento a alguns detalhes dessa plataforma:
O Instagram não exporta dados em um arquivo, sempre que você precisar visualizar os dados, terá que acessar o aplicativo e coletar todas as informações manualmente. Nesta plataforma não é possível filtrar os dados dos seguidores de acordo com um período. Desta forma você poderá verificar somente informações dos últimos sete dias. Caso você publique mais de uma foto em um mesmo post, as informações dele serão dadas como se fosse apenas uma imagem.
Quais as métricas que posso ter acesso?
- Impressões: É o número total de vezes que todas as suas publicações foram vistas;
- Alcance: O número de contas únicas que viram qualquer uma das suas publicações;
- Gênero e idade: A distribuição de gênero e idade dos seus seguidores;
- Localização: Onde os seus seguidores estão, você pode escolher visualizar por cidades ou países;
- Seguidores (horas): É o tempo médio que seus seguidores ficam no seu perfil em um dia típico;
- Seguidores (dias): Indica os dias da semana em que seus seguidores estão mais ativos.
Como o Instagram Insights pode ajudar meu negócio?
Tendo acesso aos dados das suas publicações, você poderá separar os conteúdos que o seu negócio produz. Assim, você pode analisar quais são os conteúdos que funcionam e os que não funcionam entre seus seguidores.
Por exemplo, você é dono de um salão de beleza e todos os dias publica diferentes conteúdos. Toda vez que são publicados posts sobre penteados você percebe um engajamento alto. Mas, quando são publicados posts sobre corte e coloração você percebe que não consegue muitas curtidas ou comentários. Desta forma, ao realizar essa análise, você consegue identificar qual o modelo de conteúdo merece maior foco.
Ainda, com o Instagram Insights fica mais fácil para você entender o comportamento do seguidor. Como já vimos, lá você poderá verificar dados como gênero, idade e localização. E esses dados podem te ajudar a criar anúncios mais segmentados e com uma maior chance de sua empresa atingir o público certo.
Agora que você já conhece os benefícios do Instagram Insights, que tal produzir conteúdos relevantes e criativos para alavancar o seu negócio? Então visite a página da Echosis e veja como nossos serviços podem ajudar em suas campanhas de marketing.