Abrir uma franquia tem se tornado a primeira opção para muitos empreendedores que querem entrar para o mundo dos negócios. São diversas vantagens e é o modelo ideal para quem possui apenas uma determina quantia de dinheiro, que não deseja começar do zero. Além de investir em uma empresa já consolidada, o franqueado conta com apoio e suporte da franqueadora para que consiga alcançar o sucesso.
Mas assim como todo negócio, antes de abrir uma franquia é necessário avaliar e estudar diversos pontos para que nenhuma decisão seja tomada precipitadamente. Se você tem dúvidas sobre quais pontos deve analisar, fique tranquilo. Selecionamos várias dicas para que você possa começar o seu negócio com determinação e segurança:
Quais pontos devo analisar antes de abrir uma franquia?
Realmente vale a pena abrir uma franquia? Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o mercado de franquias brasileiro está em crescimento constante. Em 2016, cresceu 8,3%, faturando mais de 151 bilhões de reais. Mesmo que o processo de abertura de franquia seja mais simples do que começar um empreendimento do zero, é preciso esclarecer todas as dúvidas e extrair o máximo de informações da franqueadora. Para isso, utilize os pontos que listamos aqui:
Circular de Oferta de Franquia (COF): A circular deve conter os balanços e demonstrações financeiras dos últimos dois exercícios da franqueadora, pendências judiciais (se houver), royalties e taxa de publicidade ou semelhante, além da relação completa de todos os franqueados, inclusive aqueles que fecharam nos últimos seis meses.
Concorrência: Examine os preços de seus concorrentes. Normalmente, redes com mais tempo de mercado são mais maduras, por isso, dê atenção a redes com mais de 35 unidades franqueadas.
Benchmarking: Se possível, visite pelo menos seis franqueados, se a unidade tiver mais de 30 unidades, estabelecidos há mais de dois anos. Procure entender quais são as dificuldades que enfrentam e estude a facilidade de acesso ao franqueador e a disponibilidade de atendimento dele ao franqueado.
Treinamento: A franqueadora fornece treinamento? O que está incluído neste treinamento? Qual o tempo de duração? Ele será online ou presencial? Há reciclagem periódica? Esclareça se durante os treinamentos serão realizados exercícios ou se você terá o material disponível em alguma plataforma.
Contrato de franquia: Leia detalhadamente o contrato de franquia e compare com COF apresentada.
Rescisão de contrato de franquia: Se no futuro for necessário, como ocorre o processo? Há multas a serem aplicadas?
Como fazer a escolha certa?
Ainda segundo a ABF, o Brasil tem hoje quase 3 mil redes de franquias em operação. Com tanta opção, fazer a escolha certa pode ser bastante complicado, mesmo que você já tenha definido um segmento e o capital disponível para investir. Por este motivo, elabore o seu Plano de Negócio e compare com os números apresentados. Lembre-se: os cenários mudam bastante dependendo da região. Considere este aspecto em sua avaliação. Preferencialmente busque um segmento do qual se tenha algum conhecimento ou vivência. Caso não o tenha, procure trabalhar por um tempo neste segmento, se for possível, ainda que na condição de colaborador.
Além disso busque uma consultoria especializada e evite tomar decisões por impulso. Por fim, adquira conhecimentos em gestão: controles financeiros, formação do preço de venda, plano de marketing, entre outros. Mesmo que a rede ofereça um bom suporte, quanto mais conhecimento puder agregar, maior será a chance de sucesso.
Agora que você já tem várias informações sobre o analisar antes de abrir uma franquia. Que tal conhecer um pouco mais sobre a franquia de marketing digital Echosis? Entre em contato conosco e marque uma reunião com um de nossos consultores. Torne-se um de nossos franqueados e aproveite todas as vantagens do modelo home based.