BlogMarketing Digital

WordPress: 5 dicas e truques que você precisa conhecer!

Montar um blog ou fórum já é uma das melhores maneiras de promover seus negócios através da internet. Com o crescimento do marketing de conteúdo, ter textos úteis e interessantes para seus leads é muito mais eficaz do que um monte de anúncios invasivos. E o wordpress é de longe a melhor ferramenta para construir seus sites, com funcionalidades que você nem imagina!

Mas, claro, se você pretende usar esses recursos a seu favor, você precisa conhecê-los primeiro. Não faz muita diferença ter todos os ingredientes de uma pizza e não saber como ligar o forno, não é? Por isso tantas pessoas passam anos estudando para trabalhar com esse tipo de marketing.

Mas, se você não tem todo esse tempo agora, não se preocupe. Trouxemos aqui 5 dicas e truques que você pode seguir para usar melhor seu wordpress. Acompanhe:

1.      Agenda de postagens

Ter vários conteúdos no seu site pode parecer a melhor abordagem, mas nem sempre é isso que seu público precisa. Eles não querem um site com mais conteúdo do que eles podem ler até o fim do dia, eles querem algo que sempre coloque algo novo para ser apreciado de tempos em tempos. Para isso serve uma agenda de postagens.

Se você já tem 3 ou 4 postagens prontas, você pode inserir um timer em cada uma delas, fazendo com que sejam publicadas e compartilhadas todas em datas específicas. Dessa forma, você poderá manter a atenção do seu público ao longo do tempo sem custo adicional.

2.      Formatação padronizada em toda a página

O wordpress tem uma ferramenta muito útil para suas postagens: padronização de textos em todas as postagens. Não é difícil encontrar blogs mal formatados ou que apresentam textos inconsistentes ao longo do tempo, o que prejudica sua reputação. Porém, quando algum trecho é copiado de um arquivo ou outra página, essa formação muda sozinha.

Felizmente, aqui você pode programar os textos para se formatarem automaticamente. Dessa forma, todos os títulos, subtítulos e texto corrido terão a aparência certa na hora da publicação. Isso sem o esforço de mudar tudo manualmente.

3.      Inclua imagens no seu SEO

Ao contrário do que alguns pensam, não é só seu texto que os motores de busca levam em conta na hora de entregar uma pesquisa. Imagens e vídeos também fazem toda a diferença. Nomes, tamanho, definição, enquadramento, tudo entra na conta do algoritmo.

Para fazer o SEO de sua imagem corretamente, ela deve ser indexada ao seu site. Para isso, você deve fazer o upload diretamente do seu computador e escolher um nome para a imagem. Você também pode colocar tags separadas para a imagem, que podem complementar o site.

4.      Procedimentos de segurança

Apesar de o wordpress ser uma ferramenta amadurecida, com vários recursos de segurança já incluídos, você ainda é responsável por proteger sua máquina, seus arquivos e sua senha. Você certamente não quer nenhum invasor usando sua conta para cometer ações ilegais ou ganhar acesso aos dados de seus clientes.

Existem várias atitudes que você pode tomar para tornar sua conta mais segura. Por exemplo, mudar a senha e usuário padrão imediatamente após finalizar o cadastro, passar o antivírus em imagens e arquivos antes de upá-los, manter um firewall ativo em sua máquina, evitar trabalhar em redes públicas, etc. Quanto mais precauções você tomar, menos problemas terá com invasões n seu site.

5.      Conteúdo apenas para quem fez login

Uma vantagem considerável desta ferramenta é a possibilidade de fazer mudanças diretamente no código fonte do seu site, usando funcionalidades mais avançadas. Uma delas é restringir ou direcionar conteúdos apenas para usuários que estejam com login ativo dentro do seu site.

Para fazer isso, basta inserir algumas linhas de código:

add_shortcode( ‘loggedin’, ‘wp_loggedin’ );

function wp_loggedin( $atts, $content = null ) {

if( is_user_logged_in() ) return ‘<p>’ . (inserir conteúdo aqui). ‘</p>’;

else return;

}

Agora que você conhece estas dicas e truques para o wordpress, é hora de usá-los para elevar a qualidade do seu site! Acha que vai precisar de mais ajuda nesse processo? Então, que tal contar com ajuda especializada na área? Entre em contato com a Echosis, tire suas dúvidas e peça seu orçamento de marketing digital.

Postagens relacionadas

Botão Voltar ao topo