Conseguir consolidar sua marca no mercado é uma tarefa bem difícil. Especialmente com a alta competitividade. Seria interessante se você não estivesse sozinho nessa luta, não é? Mas é possível contar com ajuda ao adotar a estratégia do co-marketing?
Como o nome indica, este é um tipo de marketing que foca na cooperação entre diferentes empresas para fortalecerem uma a outra dentro do mercado. Existem várias condições para aplicar esta estratégia corretamente, especialmente em alguns setores, como comércio. Mas, se você souber como reunir aliados e tiver algo para contribuir durante as campanhas, certamente se dará muito bem.
Benefícios do co-marketing
1. Divisão de custos
Um dos primeiros desafios ao iniciar uma campanha de marketing é conseguir alcançar o orçamento necessário. Muitas ações de divulgação podem sair bem caro, especialmente quando você não tem muito domínio da área de marketing. O resultado disso é um retorno muito baixo quando comparado ao resultado final.
Ao se associar com outra empresa para se promover, você também pode dividir os custos financeiros envolvidos. Talvez algumas ações fiquem mais caras, já que haverão duas empresas envolvidas, mas se o acréscimo for de 20%, o custo final para você ainda será 60% do original. Um desconto bem promissor.
2. Alcance ampliado
Trabalhar com o co-marketing não significa apenas se associar a outra empresa. Também envolve todos os contatos que você e seu novo parceiro reunirão até o momento. Ao acioná-los, vocês podem ampliar sua rede e maximizar a eficiência de suas campanhas de marketing. Mais uma vez, maiores resultados por um menor investimento.
Da mesma forma, a produção de conteúdo feita por uma empresa também afetará a outra, o que faz com que seja criado um ciclo virtuoso. O bom marketing da empresa A gera leads para a empresa B, que produz seu próprio conteúdo e gera mais leads para a empresa A em retorno.
3. Menos trabalho efetivo
Você já deve ter notado que, como todas as ações geram, efetivamente, o dobro de resultados, você também terá que fazer menos esforço para conseguir o rendimento de que precisa. Como seus leads estarão alimentando a página de conteúdos do seu parceiro, você também vai nutrir uma de suas fontes de clientes.
Minimizar o tempo e energia necessários para uma tarefa é fundamental na hora de melhorar sua eficiência. Estes recursos agora podem ser redirecionados para outras áreas da empresa, como o controle de qualidade e melhor atendimento.
Como aplicar o co-marketing?
1. Encontre a melhor parceria
Não é possível estabelecer um marketing colaborativo se não houver ninguém com quem colaborar! Por isso, sua primeira ação aqui deve ser examinar suas opções de parceiros e buscar aquele que mais se encaixa na sua empresa. Nem pense em pular esse passo!
Como regra, um bom parceiro já possui alguma relevância no mercado e um produto complementar ao seu. Por exemplo, empresas de varejo de roupas que são focadas em estilos ou peças diferentes podem ter produtos complementares, como jeans e camisetas. Ao montar uma parceria, com produtos que se agregam entre si, ambas se beneficiam.
2. Tenha um plano de ação
Você tem um parceiro, mas ainda não é hora de botar seus planos de co-marketing em ação. Primeiro, você deve estabelecer metas, indicadores de performance, planos, um público-alvo, entre outras coisas. Se você simplesmente “for com a corrente”, é bem provável que acabe perdido no meio do oceano. No seu caso, perdido no meio do mercado consumidor.
3. Meça os resultados
E depois que toda a campanha acabou, o que você deve fazer? Simples: medir, analisar, adaptar e repetir. Após concluir qualquer ação, você precisa descobrir se os seus planos deram os resultados esperados ou é hora de rediscutir algumas coisas com o seu parceiro. Não se intimide se tiver pouco rendimento nas primeiras semanas. Pense no longo prazo e mantenha a persistência.
Agora que você sabe o que é o co-marketing, é hora de buscar um parceiro e aumentar o poder das suas campanhas! Acha que terá dificuldades para conseguir colocar esse plano em prática? Então, por que não contar com a ajuda profissional no processo? Entre em contato com a Echosis, tire todas as suas dúvidas e peça um orçamento que caiba na sua empresa!