Desde o ano passado muitas coisas mudaram por causa da pandemia do Coronavírus. Devido as medidas de segurança e distanciamento, tivemos que adaptar nossas rotinas e a internet passou a ser uma grande aliada.
Optamos por compras online, as aulas passaram a ser a distância, os supermercados aderiram ao delivery, assim como muitos restaurantes.
Assim, quem não está no mundo digital acaba perdendo oportunidades de negócios, faturamento e visibilidade. Mas para as pequenas e médias empresas que até então não faziam parte desse universo, como elas podem migrar para a internet?
Se esse for o caso do seu negócio, continue lendo o post e confira nossas dicas e indicações de recursos que podem te ajudar!
3 dicas para pequenas e médias empresas ingressarem na internet
Invista em um catálogo online
Mesmo após um ano de pandemia, muitas cidades e estados brasileiros ainda tem decretado “lockdown”. Com isso os comerciantes precisam buscar novas maneiras de vender de “portas fechadas”.
E se investir em uma loja virtual não é possível dentro do seu orçamento no momento, outra boa opção é o catálogo online.
Essa ferramenta te ajuda a levar os seus produtos ou serviços até os seus clientes sem a necessidade deles saírem de casa. Com o catálogo online você pode seus produtos com imagens, vídeos e descrições.
Outra vantagem desse recurso é que você pode enviar o catálogo online através do WhatsApp para sua lista de contatos ou até mesmo utilizar o aplicativo para finalizar a compra.
Ou seja, com o catálogo online você “transfere” a sua loja física para dentro da internet e mantem as suas vendas e o contato com os clientes. Legal, né?
Aproveite os recursos das redes sociais
Cada vez mais o Instagram e o Facebook tem lançado ferramentas para que as empresas gerem negócios dentro das plataformas.
Isso porque cerca de 65% dos consumidores consultam o Instagram durante a jornada de compra, enquanto outros 70% verificam o Facebook.
Então aproveite para explorar os recursos disponibilizados, como o Instagram Shop, por exemplo. Com ele você cria uma vitrine virtual dentro da rede social, onde os seguidores podem verificar seus produtos, os preços e até mesmo realizar a compra sem precisar ser direcionado para outro site.
Além disso, os Stories também sem sido fatores influenciadores no momento das compras. Por isso, aposte em vídeos ou fotos criativas para divulgar seus produtos e atrair novos clientes.
Já no Facebook, você pode aproveitar o recurso Marketplace para vender seus produtos. Não esqueça do Facebook Ads, com os anúncios é possível alcançar um número maior de usuários e encontrar aqueles que realmente possuem interesse no que a sua empresa tem a oferecer.
Esteja disponível no WhatsApp Business
Mesmo com o comércio aberto, ainda há quem prefira permanecer em casa e realizar compras de uma nova maneira. Então porque não “levar” os vendedores até os clientes?
Muitas empresas adotaram o WhatsApp para estreitar as relações com os consumidores e ajudá-los nas compras. Você pode optar por criar apenas um perfil no WhatsApp Business para o seu negócio e determinar um ou outro funcionário para responder as mensagens.
Ou disponibilizar um número diferente para cada vendedor, assim o cliente pode escolher com quem deseja falar. No WhatsApp Business também é possível incluir informações úteis para seus clientes, como endereço, descrição da empresa, endereço de e-mail e site.
Se preferir, cadastre mensagens automáticas, elas podem ser uma mão na roda quando você estiver ocupado.
Para as pequenas e médias empresas o impacto dessas transformações repentinas causadas pelo momento atual foi muito maior. Principalmente porque muitas delas não tinham nenhum envolvimento com a internet até então. Mas essas dicas e ferramentas são um ótimo pontapé inicial.
Você pode contar com a gente para melhorar seu posicionamento no mundo virtual e as suas estratégias de venda. Converse conosco para saber mais sobre nossos serviços e como podemos te ajudar! 🤝