Como aumentar suas vendas: As ferramentas que você precisa conhecer
Vender é uma parte integrante eterna de qualquer negócio. Se você não vende, não vai ter empresa por muito tempo. Mas, além disso, também é importante encontrar formas de como aumentar suas vendas, ou seu negócio vai ficar estagnado e sem muitos recursos para sobreviver a uma crise, por exemplo. Quanto mais sólida for sua rentabilidade, melhor.
Claro, falar é sempre mais fácil do que fazer acontecer. Em alguns casos, pode ser que você não tenha a menor ideia de como contribuir para conseguir mais clientes. Porém, existem algumas ferramentas e técnicas que você pode usar para manter um crescimento consistente nas vendas. Acompanhe:
1. Como aumentar suas vendas: Customer Relationship Management
Mais conhecido pela sigla CRM, esta é uma das ferramentas mais fundamentais para a administração de uma grande base de clientes. Especialmente em empresas de médio e grande porte. Basicamente, é um software de gestão que é diretamente ligado a todos os cadastros da sua base. Nomes, telefones, contatos, endereços, perfil, entre outras coisas, são registradas no CRM para que a equipe de vendas possa trabalhar com mais eficiência.
Uma das principais funcionalidades desse banco de dados é a criação de uma agenda de atendimento e relacionamento com cada cliente. O vendedor pode, por exemplo, agendar uma negociação, uma ligação ou reunião através do sistema, recebendo uma notificação. Isso facilita, por exemplo, ações de pós-venda, que buscam trazer de volta um cliente já familiarizado com a marca e o serviço.
Pode parecer uma redundância com relação a outras ferramentas, mas lembre-se que esta é diretamente integrada a toda a base de dados da empresa.
2. Funil de vendas
Uma técnica cada vez mais presente no setor de vendas de qualquer empresa é funil. O conceito vem da ideia de que apenas uma porcentagem dos clientes que vê a empresa entra em contato. Destes, apenas uma fração pede algum tipo de orçamento. E, ainda assim, apenas uma porcentagem ainda menor vai até o fim na negociação e de fato faz a compra ou contratação. E acompanhar o tamanho da fração que passa por cada estágio é uma forma simples e eficiente de verificar o progresso das suas vendas.
A primeira função do funil de vendas é determinar em qual estágio de compras cada cliente está. O topo é destinado aos novos leads, aqueles que tiveram o primeiro contato com a empresa e ainda não sabem exatamente o que precisam. O meio é para aqueles que já sabem o que precisam, mas ainda não tem tanta certeza sobre o seu produto ou serviço. O fundo é para aqueles que já sabem o que precisam e sabem que a sua empresa pode resolver, faltando apenas dar um paço à frente e negociar.
3. Seleção de clientes
Ironicamente, uma forma de como aumentar suas vendas é cortar algumas vendas. Por que isso? Simples: alguns clientes demandam mais esforço do que vários outros juntos. É o caso daqueles que chegam na sua empresa esperando algo que você não oferece (e se recusam a entender isso). Ou dos que tem padrões de qualidade que não consistem com o preço que você precisa cobrar.
Como você já deve imaginar, com o tempo que você levaria para atender um cliente desses, você poderia aumentar as vendas em mais 3 clientes. Em última análise, esse é um lead que você quer mandar para a concorrência.
4. Projeção de vendas
Planejamento é a chave para o progresso de um negócio. Análises de mercado e de desempenho interno são fundamentais para garantir que a rentabilidade do seu negócio seja sempre a mais alta possível. Ter um planejamento de vendas ajuda a guiar os tipos de investimento que você pode ou não fazer e como direcionar melhor suas campanhas de marketing para tirar o maior proveito possível de cada ação.
Falando em campanhas de marketing.
5. Marketing digital
Hoje em dia, esta é a melhor forma de como aumentar suas vendas em qualquer empresa de qualquer porte. A internet é o meio de comunicação com maior alcance hoje em dia. Estar presente de alguma forma, seja através de anúncios, um blog ou em redes sociais, já é um pré-requisito para ter algum grau de sucesso de vendas.
Este é um meio novo e não muito fácil de explorar. Por isso, o melhor é estudar bastante e contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto.
Falando nisso, você pode conhecer uma agora mesmo! Entre em contato com a Echosis. Tire suas dúvidas sobre o tema e peça um orçamento que caiba perfeitamente no seu negócio.