Com a popularização da internet, vários outros fenômenos passaram a acontecer. Dentre eles, a ampliação das redes sociais como principal forma de comunicação e fonte de informação para muitas pessoas. E, assim como a televisão e o rádio, esses canais também possuem uma vasta audiência que você pode prospectar para sua empresa. E para alcançá-la, uma boa ferramenta são os anúncios no Facebook Ads.
Você provavelmente já ouviu falar do termo ou ao menos o conhece no seu dia a dia, mesmo que não esteja familiarizado com sua aplicação. Se você procura uma oportunidade de melhorar o desempenho da sua empresa, atrair mais compradores e fidelizar seus clientes, será muito importante investir neste ponto.
Para te ajudar, vamos explicar um pouco o que é o Facebook Ads, quais são suas principais vantagens e como você pode criar seus próprios anúncios. Acompanhe.
O que é o Facebook Ads?
Como você já deve ter ouvido falar, o Facebook Ads é o serviço de divulgação e propaganda paga da rede social Facebook. Através dela, você pode veicular anúncios de produtos, aumentar o alcance de determinados conteúdos e trabalhar para melhorar a taxa de conversão em todas as suas campanhas.
Considerando a grande quantidade de usuários que acessam este site todos os dias, não é difícil entender por que esta rede social é um canal tão adequado para focar seus esforços de marketing.
Principais vantagens de usar anúncios no Facebook Ads
Utilizar o Facebook Ads como parte de suas campanhas pode trazer resultados consideráveis, desde que você saiba como colocá-lo em prática. Veja aqui alguns dos benefícios que você obtém:
1. Alcance otimizado
O alcance de uma publicação ou anúncio é fundamental para que ele gere resultados. Se o total de pessoas observando a postagem for muito baixo, você não terá muito material com o qual trabalhar em futuras conversões.
Felizmente, com o serviço do Facebook Ads, você não deve ter dificuldades em obter o maior alcance possível para suas publicações.
2. Integração com a maior rede social do mundo
A quantidade de informação obtida em redes sociais é muito maior do que você imagina. Preferências de consumo, localização, idade, gênero, círculos de amizades, entre outras coisas, são constantemente catalogadas pela página para cada um de seus usuários. Ter acesso a toda essa informação, mesmo que de forma indireta, fará uma grande diferença no seu planejamento de marketing no médio e longo prazo.
3. Fácil segmentação do público
Tentar agradar a todos os públicos é uma das armadilhas mais comuns na qual vários empreendedores caem na hora de preparar seus investimentos de marketing. Porém, para conseguir resultados mais consistentes, a melhor opção é segmentar o público, definindo faixa etária, gênero, localidade, entre outras características. Quanto mais específica e direcionada for sua campanha, maior tende a ser sua taxa de conversão.
4. Melhor relação entre custo e benefício
Por fim, um dos grandes empecilhos para muitos negócios investirem um pouco mais em marketing é o alto custo dos meios de comunicação tradicional. Jornais, rádio e TV não estão dentro do orçamento de muitas empresas. Porém, graças ao Facebook Ads, isso não é mais um problema. Você pode obter resultados consistentes e relevantes nestes meios sem ter que investir valores exorbitantes.
Passo a passo para criar anúncios no Facebook Ads
Agora que você entende melhor a relevância desse canal, é hora de aprender como utilizar o Facebook Ads na prática. Veja aqui o passo a passo:
1. Entre na página do Facebook Ads
Levando em conta que você já tenha um negócio e uma página ativa, o primeiro passo que você precisa dar é clicar no ícone “criar anúncio” dentro da sua página. Você também pode obter o mesmo resultado entrando página do Facebook Business e clicando no ícone de mesmo nome. A partir daí, toda a elaboração do anúncio, incluindo seus detalhes, irá começar.
2. Defina um objetivo para sua campanha
A primeira coisa que o Facebook vai querer saber antes que você comece a fazer seu anúncio é o objetivo da sua campanha. Para facilitar sua vida, a rede social já oferece um conjunto de 11 opções, que são as mais comuns entre diversos negócios. Cada opção ajuda a orientar as ações e prioriza diferentes indicadores de performance em relação a outros.
3. Segmente seu público-alvo
Depois de informar seu objetivo, a página irá perguntar qual é o perfil de cliente que você busca alcançar com esse anúncio. Para isso, você deve começar a segmentação do seu público com base em alguns critérios, como idade, interesses, localidade, etc. Lembre-se: para maximizar a taxa de conversão em vendas, você precisa ser específico e direto. Mas se está apenas começando e quer focar no awareness do público geral, pode ter um perfil um pouco mais abrangente.
4. Estabeleça um orçamento e um prazo
Em vez de cobrar o valor do anúncio depois que a campanha é concluída, o Facebook Ads trabalha com um pagamento adiantado, que será o orçamento da campanha. Em seguida, você define a data de início e fim da campanha.
O site então divide o orçamento estabelecido igualmente entre todos os dias, criando resultados relativamente estáveis nesse período. Com esse método, você pode produzir um pico de alcance em um determinado tópico, além de manter a estabilidade em outras campanhas de prazo mais longo.
5. Faça o anúncio
Por fim, mas não menos importante, você deve montar o anúncio em si, para que a rede social possa veiculá-lo. Para facilitar um pouco sua vida, recomendamos que você siga estas diretrizes:
- Tenha um título chamativo, com até 25 caracteres;
- Descrição direta e simples, com até 90 caracteres;
- Imagem de alta qualidade, dentro das medidas ótimas para o Facebook;
- Use a opção “preview” para conferir a qualidade da imagem;
- Garanta uma boa aparição em todos os aparelhos, seja em computadores ou celulares.
Com essa informação, você já deve estar mais preparado para criar seus anúncios no Facebook Ads. Se quiser tirar continuar se informando sobre este e outros temas relacionados, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.