Social selling é um conceito que consiste no uso das redes sociais para a construção, fortalecimento e manutenção do relacionamento entre a empresa e seus clientes, o que é fundamental para gerar vendas online.
A estratégia representa uma oportunidade e tanto aos e-commerces, visto que as mídias sociais concentram a maior parte da clientela e, de quebra, possibilitam às empresas interagir diretamente com o público e compreendê-lo melhor.
Mas do que se difere o social selling das ações comuns de muitas empresas que agem nesses canais? Podemos adiantar que são vastas as diferenças. Para começar, o social selling prevê um bom senso de estratégia, foco na socialização e utilização de ferramentas específicas.
Para que você entenda melhor como o social selling funciona, continue a leitura do presente artigo, onde abordaremos o tema mais detidamente, certo? Então vamos lá!
O conceito de social selling
Embora alguns e-commercers pelo mundo estejam realizando vendas diretamente das redes sociais, tanto é que a equipe do Snapchat vem trabalhando na construção de sua própria plataforma de e-commerce.
Porém, quando falamos de social selling, mesmo com a palavra “selling” exposta aos nossos olhos / ouvidos, nós temos o dever de entender o seguinte: as mídias sociais não têm como propósito serem instrumentos de venda.
Quem navega pelas páginas sociais está interessado em socializar. No mesmo sentido, quem pretende fazer compras online não procura o Facebook ou Instagram, mas acessa sites de e-commerce ou utiliza serviços de busca e plataformas de anúncio.
Com respeito a esse princípio das redes sociais, as estratégias de social selling buscam extrair o máximo de informações e métricas do público disponíveis nos canais e, a partir delas, trabalhar as estratégias de venda — falaremos adiante sobre o funcionamento prático.
Integração do social selling às estratégias de marketing digital
Uma das peculiaridades de toda rede social é que, ali, o público está sempre publicando suas opiniões, comentando postagens, adicionando hashtags, marcando os amigos, entre outros hábitos que dizem muito sobre a personalidade, interesses, grau de instrução sobre um assunto etc.
Levando em conta o valor dessas informações na hora de realizar a venda, a primeira medida que o seu e-commerce deve tomar é planejar estratégias de monitoramento. Ou seja, analisar o comportamento do público-alvo e saber o que ele está falando da sua marca.
Para isso, indicamos a utilização de ferramentas específicas para redes sociais, como:
Com as informações coletadas das redes sociais junto às do seu CRM, a equipe de marketing terá de classificar os Leads, qualificá-los e repassar, aos vendedores, todos os detalhes relevantes acerca do lead, como num processo de Inbound Sales.
Daí em diante, o vendedor desenvolverá sua abordagem em momento preciso, com base nas características, comportamento, conflitos e desejos do lead — lembrando que a venda acontecerá como consequência do relacionamento criado na interação.
A importância de analisar os resultados
Vale frisar que o sucesso com social media depende muito da mensuração e análise de resultados, pois ela permitirá à equipe compreender as táticas que têm funcionado e o que deve ser otimizado para as próximas campanhas.
Por exemplo, qual foi o impacto dos conteúdos no processo de qualificação do lead? Quais informações foram cruciais para que a venda se concretizasse? As publicações geraram mais visualizações? É importante observar tudo o que acontece.
Conforme vimos até aqui, o social selling, desde que bem planejado e executado, tem muitos benefícios a oferecer ao seu e-commerce. No entanto, caso não tenha uma equipe experiente para coordenar suas campanhas, recomendamos que consulte uma agência especializada e capacitada para entregar os resultados esperados.
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