O e-mail foi uma das primeiras ferramentas de comunicação que surgiu com a popularização da internet. No entanto, com o passar dos anos e as novas tecnologias, outros canais foram criados. Isso fez com que os usuários deixassem de acreditar na eficiência da estratégia de e-mail marketing.
Mas engana-se quem pensa que as redes sociais “apagaram” ou tornaram esse canal obsoleto. Estudos comprovam que o e-mail marketing ainda é uma ferramenta muito poderosa e que proporciona bons resultados. Se você ainda não investiu nessa estratégia e nem sabe por onde começar, saiba que está no lugar certo! Reunimos todas as informações e detalhes que podem te ajudar a criar e cultivar um relacionamento com seus clientes nesse canal. Vamos lá?
Por que ter uma estratégia de e-mail marketing?
1. Todo mundo tem um e-mail
Começando pelo óbvio — talvez nem tanto —, você já percebeu que para criar uma conta em qualquer website é necessário ter um e-mail? Por este motivo, 92% dos usuários na internet tem pelo menos 1 conta de e-mail, segundo a Fourth Source. Além disso, dados também revelam que 60% dessas pessoas verificam o e-mail pelo menos uma vez todos os dias.
2. O e-mail é pessoal
Quando você cria um post no Facebook ou Instagram, ele fala com diversas pessoas ao mesmo tempo, certo? Com o e-mail o seu relacionamento com o usuário é exclusivo, isso porque ele é destinado para uma pessoa e lido individualmente.
3. Possui um excelente engajamento
A estratégia de e-mail marketing é uma das que possui um ótimo engajamento. Para se ter uma ideia, pesquisas revelam que o e-mail, quando utilizado corretamente, chega a ser 40 vezes mais efetivo do que a utilização do marketing de redes sociais.
4. Na palma da mão
Cerca de 85% dos brasileiros usam apenas o celular para acessar a internet, ou seja, todas as informações sobre a sua empresa, seus produtos ou serviços podem estar na palma da mão dos seus clientes de forma fácil e prática.
Exemplos de e-mail marketing para empresas
Agora que você já entendeu que investir em e-mail marketing é uma boa ideia, chegou a hora de descobrir como utilizar essa técnica, certo? A boa notícia é que existem ferramentas gratuitas que podem te ajudar a criar excelentes conteúdos e assim impactar positivamente os usuários. Por aqui nós já falamos do Mail Chimp que é gratuito e permite o disparo de até 12 mil mensagens. Além disso, com essa ferramenta você pode criar Landing Pages, Automação de E-mails e muito mais.
Agora vamos aos exemplos para que você possa colocar a sua estratégia de e-mail marketing em prática?
E-mail de boas-vindas
Quando uma pessoa fornece seus dados e se torna um lead, enviar um e-mail a ela de boas-vindas é uma maneira de demonstrar que a empresa está interessada em criar um relacionamento, além do comercial. A partir dessa ação, você informa que a coleta dos dados foi bem sucedida e faz com que o usuário se sinta acolhido.
É importante lembrar que o e-mail é utilizado como uma técnica para que os clientes lembrem do seu negócio e retornem para fazer novas compras. Quando você fornece os estímulos certos, naturalmente aumenta as chances do lead avançar no funil.
E-mail promocional
Esse tipo de e-mail é utilizado para promover algum benefício para os usuários, independentemente de ter um desconto ou não. Nesse caso você pode divulgar um e-book gratuito, destacar um produto específico ou um evento, por exemplo.
É importante segmentar o conteúdo de acordo com o perfil e o estágio de compra do lead. Afinal, nesse caso o objetivo principal é a conversão. Porém, com um bom planejamento, essa é uma poderosa ferramenta de marketing digital.
E-mail periódico
Esse modelo de e-mail marketing é enviado em datas especiais, como o Natal, para fazer com que seus leads se sintam importantes. Ele é ótimo para fortalecimento da marca e aproximação com eles.
Dê preferência a textos curtos e explore a sua criatividade para que você consiga prender a atenção do leitor e gerar um impacto positivo.
E-mail newsletter
Por fim, uma das opções de e-mail mais utilizadas pelas empresas é a newsletter. Nesse formato é possível explorar um conteúdo mais completo e relevante sobre a sua empresa, seus produtos e até mesmo sobre os seus clientes.
Além disso, esse tipo de e-mail também pode ser utilizado para melhorar a comunicação com os usuários e até mesmo de forma interna na sua empresa. É muito comum que as newsletter sejam repletas de links e que abordem diferentes assuntos, por este motivo é fundamental que você tenha uma ferramenta para acompanhar quem abriu o seu e-mail e, principalmente, quem clicou nos links.
Pronto! Agora você sabe porque investir em uma estratégia de e-mail marketing e como desenvolver e-mails interessantes para o seu negócio, que tal se inscrever na nossa newsletter e receber vários conteúdos e dicas todos os meses?
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