Quando se decide viajar, casar ou até mesmo comprar uma casa, geralmente é traçado um plano para que todas as etapas sejam realizadas e o objetivo alcançado. Para alcançar resultados na internet não é diferente, é preciso ter um plano de marketing.
Afinal, sem ele, a empresa não saberá qual caminho seguir, quais estratégias estão realmente funcionando e o que é preciso mudar para se chegar onde deseja. Se o seu negócio ainda não possui um plano, é hora de descobrir como elaborar um e estruturar o seu marketing.
Nesse conteúdo você vai saber mais sobre esse documento e o passo a passo necessário para desenvolver um. Vamos lá? 😎
O que é um plano de marketing?
É um documento onde a empresa detalha as estratégias de marketing que serão realizadas para a divulgação da marca, produtos e serviços. Ou seja, também serve como guia para direcionar as ações que devem ser realizadas para atingir cada objetivo traçado.
Nesse plano também estão presentes indicadores, dados sobre o mercado, concorrentes, persona e muitas outras informações relevantes que ajudam a tornar o plano mais completo.
O plano de marketing nada mais é do que um recurso estratégico, pois com ele você tem todos os dados necessários para que possa executar suas ações de marketing com sucesso e assim:
- Conquistar novos clientes, reter os atuais e recuperar antigos;
- Aumentar suas vendas e, consequentemente, o faturamento;
- Divulgar seus produtos e serviços;
- Gerar autoridade para sua marca.
Já deu para perceber o quanto esse documento é importante, né? A seguir a gente te conta o que é necessário para criar um plano de marketing.
Quando e como criar um plano?
Existem várias situações em que é necessário desenvolver um plano de marketing. Desde um momento de crise, como a pandemia que vivenciamos, ou uma ação sazonal mais simples. Não importa o tamanho da empresa, o segmento ou o público-alvo, ter esse documento é indispensável.
Para elaborar o seu próprio plano você pode seguir esse passo a passo:
Análise de mercado
O primeiro passo para o desenvolvimento desse guia é conhecer o mercado. Nessa etapa é muito importante que você pesquise, leia e descubra tudo sobre o seu segmento, como está o cenário, quais são as tendências, os riscos e quais são seus concorrentes.
É fundamental que você entenda quais são suas forças e fraquezas para conseguir definir estratégias que realmente ajudem o seu negócio. Para isso, você pode utilizar a matriz SWOT. Essa ferramenta pode te ajudar a entender o mercado em que a empresa está inserida a partir de 4 pontos: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Defina sua persona
Entender com quem você quer falar ou com quem você está falando também é muito importante quando se trata de Marketing Digital. Para construir uma persona é necessário dar a ela características, escolaridade, interesses, hobbies, profissão, estilo, desejos, medos e descreva como é o relacionamento dela com amigos e familiares.
Quanto mais detalhes e informações você der para esse personagem, mais fácil ficará para você criar estratégias assertivas e que gerem bons resultados.
Trace seus objetivos
O ponto principal do plano de marketing é te ajudar a alcançar seus objetivos, certo? Essa é a fase ideal para você estabelecer as metas. Onde você quer que a sua empresa chegue? Pode parecer difícil traçar os objetivos, mas não tenha medo de sonhar alto.
Se o objetivo é que a empresa seja referência no mercado, o plano vai ajudar a entender quais são os passos que você deve tomar para chegar até lá.
Faça a implementação
De nada adianta desenvolver um documento para ficar na gaveta. Com as informações das etapas anteriores você já tem uma boa base para tirar suas ações do papel e tomar decisões.
Caso ocorra algum problema, é aqui que devem ser feitas as correções e seguir o que foi previsto no planejamento em casos assim.
O plano de marketing serve para organizar e direcionar as decisões tomadas dentro da empresa. Com ele, é possível evitar erros e aumentar ganhos, ou seja, tudo o que uma marca deseja.
Agora você já sabe o que é um plano de marketing e porque ele é importante, então é hora de colocar a mão na massa e desenvolver esse documento para o seu negócio. Mas que tal contar com o nosso apoio? Entre em contato conosco e solicite um orçamento!