Com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram é recheado por fotos e vídeos todos os dias. Se destacar entre tanto conteúdo acaba sendo um desafio para as empresas. No entanto, existem alguns detalhes que fazem toda a diferença nessa rede social, como uma boa edição ou as hashtags certas. Outro fator que também pode ajudar, mas que geralmente é esquecido, são as legendas no Instagram.
Infelizmente não existe nenhuma fórmula mágica ou uma receita pronta sobre como escrever legendas que engajam. Porém, existem algumas dicas que você pode levar em consideração na hora de criar uma publicação. Você pode descobrir quais são elas a seguir:
Por que as legendas no Instagram são importantes?
O Instagram é uma plataforma extremamente visual, com sua base formada na publicação de imagens e vídeos. Mas, são raros os momentos em que “uma imagem vale mais que mil palavras”, principalmente quando se trata de um perfil de empresa onde são abordados os mais diferentes assuntos. É aí que entram as legendas!
Uma legenda bem construída te ajuda a informar e complementar o que uma imagem quer passar. Além disso, ao inserir um CTA, as chances de obter um bom resultado são ainda maiores. Por exemplo, você vende bolos e aceita encomendas, então diga na legenda na imagem como funciona a solicitação e como eles podem entrar em contato.
Agora nos resta saber, como criar uma boa legenda? Como escrever legendas que realmente gerem engajamento e ajudem o perfil a crescer na rede social?
4 dicas para te ajudar a escrever boas legendas
As imagens que são publicadas no perfil da sua empresa tem a “cara” da marca, certo? Ao criar as legendas você deve seguir essa mesma premissa. Elas devem possuir um contexto, personalidade, entreter o público e, claro, promover o engajamento.
As legendas no Instagram podem ter até 2.200 caracteres, incluindo emojis e hashtags. Entretanto, isso não quer dizer que você deve fazer um texto enorme. Ao construir suas legendas tenha em mente que o mais importante é que elas sejam fáceis de ler e complementem o conteúdo oferecido na imagem ou vídeo.
Defina o que será transmitido na mensagem
A legenda irá complementar a mensagem transmitida pela imagem, por isso, tente informar no texto o máximo de detalhes possíveis. Por exemplo, se a foto ou vídeo é sobre um concurso ou evento, use a descrição para o que é, como participar e quando vai acontecer.
Agora, se a publicação for sobre a sua empresa ou seus serviços, destaque na legenda como esse assunto afeta seu público ou como seu trabalho pode ajudá-los de alguma maneira. Descreva do que se trata a sua marca, como funcionam os seus serviços e se for necessário, insira o preço dos produtos.
Além disso, é muito importante pensar na estrutura da legenda, pois quando o texto possui mais de duas linhas ele é encurtado por um “…mais”. Ou seja, você precisa ter uma primeira linha que chame a atenção e que faça as pessoas terem vontade de ler mais.
Insira um CTA
Para alcançar o sonhado engajamento é necessário incentivar uma ação ao escrever legendas no Instagram, isto é, um CTA (Call to Action). Você pode fazer isso com uma pergunta, convidar as pessoas a comentarem na publicação, marcarem seus amigos ou deixarem uma opinião.
Lembre-se que para o CTA funcionar da maneira esperada é muito importante que o conteúdo seja relevante e atrativo. Caso contrário, você pode acabar ficando no vácuo e isso tira a credibilidade do perfil.
Confira aqui alguns exemplos de CTA e como utilizar corretamente esse recurso
Faça bom uso dos emojis
Não há como negar, os emojis fazem parte da comunicação entre as pessoas e quando inseridos na legenda te ajudam a transmitir diferentes emoções ao longo do texto. No entanto, use-os com moderação e de acordo com a mensagem que você quer passar.
Ao escolher os emojis para sua legenda, leve em consideração o perfil do seu público e também se é de fácil entendimento. Usar vários símbolos sem nenhum contexto acaba prejudicando a experiência do usuário. Mas quando bem utilizados, facilitam a leitura e deixam o texto mais dinâmico.
Tenha cuidado com as hashtags
As publicações que possuem pelo menos uma hashtag tem mais chances de serem encontradas e vistas, do que aquelas que não tem nenhuma. Porém, use esse recurso somente quando for relevante para a publicação e, claro, para o seu público-alvo.
Além disso, tenha cuidado ao usar hashtags muito famosas, pois elas podem ter conteúdo inapropriado e acabar te prejudicando no Instagram (alô, shadowban!). Por este motivo, sempre confira quais são as postagens dos outros usuários com a hashtag que você pretende usar.
Por fim, você pode “ocultar” suas hashtags ao inserir pontos ao final do texto ou quebra de linha. Outra maneira de fazer isso é coloca-las fora da legenda, no primeiro comentário da publicação.
💡 Saiba mais: Como usar hashtags corretamente e melhorar seus resultados nas redes sociais
Agora você está pronto para escrever legendas incríveis para o Instagram que irão fazer toda a diferença no seu perfil e melhorar seus resultados na plataforma. Por falar nisso, você já segue a gente no Instagram? Ainda não? Só clicar aqui e conferir nossos conteúdos por lá! ⚡