Se você chegou até aqui é porque procura respostas, para ser mais exata, quer saber como ganhar seguidores no Instagram. Certo? Com mais de 1,2 bilhões de usuários ativos no mundo, o Instagram é uma das redes sociais mais populares da atualidade e se tornou uma ferramenta de vendas para as empresas.
Por isso o objetivo da maioria dos negócios é alcançar o maior número de seguidores possível. Porém muitos resolvem aumentar esse número a qualquer custo, optando até mesmo por comprar seguidores.
É importante reforçar que o número de seguidores é uma métrica de vaidade, ou seja, elas não devem ser usadas como um medidor de sucesso. Concentre-se em ganhar seguidores reais, que realmente se interessem pela sua empresa e seus produtos. Somente assim você conseguirá vender através do Instagram.
Se você busca por dicas que realmente possam te ajudar, sem esquemas, hacks ou compra de seguidores, continue a leitura!
Como ganhar seguidores no Instagram em 5 passos
Antes de mais nada, lembre-se que resultados levam tempo, ou seja, não existe nenhuma estratégia milagrosa para ganhar milhares de seguidores rapidamente. Se você deseja conquistar seguidores reais todos os dias é preciso saber respeitar o prazo das estratégias.
Pensando nisso, trouxe um passo a passo para transformar o seu perfil mais atrativo e, consequentemente, te ajudar a crescer no Instagram.
1. Tenha um perfil comercial
Apesar de parecer uma dica óbvia, ainda existem muitas empresas no Instagram que usam um perfil pessoal ou invés de uma conta comercial. Se esse é o seu caso, está na hora de mudar.
Para alternar é simples, basta acessar as configurações da conta e clicar em mudar para conta comercial. Em seguida é possível preencher várias informações de contato, como telefone, endereço, e-mail e etc. Esses dados são fundamentais para facilitar o contato dos usuários com a empresa.
Além disso, ao mudar para perfil comercial você terá acesso ao Instagram Insights, onde estão localizadas todas as informações sobre seus seguidores, como os horários em que acessam seu perfil, quais foram as publicações mais populares, a idade, gênero e etc.
Esses dados são fundamentais para o desenvolvimento de conteúdos relevantes e atrativos. Afinal, ao conhecer a audiência fica mais fácil criar posts relevantes, que sejam de interesse dela. Também é muito importante criar uma bio curta, mas impactante. Não esqueça de usar uma boa foto no perfil.
2. Use hashtags estratégicas
Não, as hashtags não são uma estratégia ultrapassada. Pelo contrário, ao utilizar hashtags relevantes, as chances das suas publicações serem encontradas por mais pessoas que ainda não conhecem a sua empresa são muito maiores.
O ideal é realizar uma pesquisa para descobrir quais são as melhores hashtags relacionadas ao seu segmento, nicho ou negócio. Nada de utilizar as mais populares só para tentar bombar rápido. Dessa maneira você acaba atraindo pessoas aleatórias que não possuem interesse em comprar seus produtos ou serviços.
Além disso, é preciso ter cuidado com as hashtags escolhidas, visto que muitas delas são proibidas pelo Instagram. Ao usar uma hashtag banida você corre o risco de cair no famoso shadowban e pode ter seu perfil prejudicado.
Outra ideia é criar uma hashtag própria para o seu negócio, assim todos os seus conteúdos ficarão concentrados em um só lugar. Caso venha a promover um evento, lembre-se de criar uma hashtag para ele também.
3. Publique regularmente
A famosa frase “quem não é visto não é lembrado” funciona perfeitamente quando se trata do Instagram. Por mais que você tenha um perfil na rede social, se você não faz publicações com frequência com certeza o público acabará esquecendo de você, ou seja, não será lembrado.
Ter material para publicar todos os dias pode ser um desafio, para contornar esse problema você pode aproveitar datas comemorativas, trends e memes do momento para criar posts e ganhar visibilidade.
Outra dica para evitar a falta de conteúdo é criar um cronograma de postagens, tanto no feed quanto nos stories, para sempre ter conteúdo regular no seu perfil. Manter a frequência é indispensável, principalmente se você quer ganhar seguidores.
Tenha momentos de interação com seus seguidores, crie uma conexão com os usuários ao utilizar as figurinhas de enquete e perguntas. Abrir esse espaço faz com que eles se sintam especiais.
4. Crie vídeos divertidos com o Reels
O Reels foi desenvolvimento pelo Instagram numa tentativa de concorrer com o TikTok. E, de acordo com a plataforma, a partir de agora o algoritmo irá priorizar os vídeos. Isso significa que os vídeos do Reels serão priorizados na hora da entrega para os usuários. Assim, aproveite esse formato para criar vídeos divertidos e bem humorados que entretenham sua audiência, mas que também transmitam informações relevantes.
Muitas trends que são criadas no app vizinho acabam vindo para o Reels também. Você pode tentar utilizar alguma dentro do contexto do seu negócio. Geralmente conteúdos virais alcançam excelentes resultados em poucas horas e isso reflete também no número de usuários.
5. Faça parceria com influenciadores
Antigamente as celebridades como atores de novela ou ex-bbbs, por exemplo, eram os escolhidos para comerciais de TV, propagandas em revistas ou jornais. Hoje em dia eles ainda cumprem esse papel, mas acabaram perdendo muito espaço para os influenciadores digitais.
Obviamente quanto maior o número de seguidores, maior é o preço cobrado por um influenciador. No entanto, caso você tenha um orçamento limitado, é possível fazer uma parceria com microinfluenciadores. Que são personalidades com um número menor de seguidores, entretanto possuem um bom alcance e podem te ajudar a conquistar mais visibilidade.
Busque firmar parcerias com influenciadores que possuem um perfil que se encaixam com a sua marca ou que já fazem publicidades de produtos parecidos com os seus. Dessa maneira o público que acompanha essa personalidade certamente ficará interessado em saber mais sobre o seu negócio.
Gostou das nossas recomendações? Que tal mais algumas dicas sobre como ganhar seguidores no Instagram? É só dar play no vídeo abaixo:
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