Começar a empreender é um grande desafio. Primeiro, é necessário aprender muito sobre o mercado e sobre o setor onde você quer atuar, além de ter uma boa estratégia para alcançar seu público-alvo. Por isso, que muitos empreendedores resolvem investir em uma franquia, um modelo de negócio onde você adota uma marca já estabelecida, pagando royalties regularmente à franqueadora.
É uma excelente opção para quem deseja começar uma empresa sem ter que partir do zero. E as chances de obter bons resultados também são bem maiores do que abrir um negócio por conta própria. Porém, isso não significa que é um investimento sem riscos. Se você quer obter bons lucros e ter uma empresa bem estabelecida, ainda precisa tomar certos cuidados com o seu investimento.
Confira aqui algumas dicas para investir em franquias com segurança.
Antes de investir em franquias, compare as disponíveis
Um dos primeiros erros que muitos cometem ao fazer qualquer investimento é pular direto na primeira oportunidade que encontram, sem antes avaliar suas opções. Você não precisa fazer uma lista exaustiva de todas as possíveis franquias nas quais pode investir, mas é ideal buscar pelo menos algumas dentro do setor no qual você pretende atuar. Isso te dará um bom ponto de referência na hora de tomar sua decisão.
Para investir em franquias, planeje-se
Outro erro bem comum é começar a usar o seu capital sem planejar exatamente como ele será aplicado nem como irá recuperá-lo. Antes de se comprometer com qualquer investimento, você precisa ter ao menos uma ideia de como vai conseguir o seu retorno no final das contas. Você pode avaliar a proposta de negócio de cada franquia, além de fazer um estudo próprio sobre a viabilidade e possível rentabilidade da empresa.
Avalie o suporte da franqueadora
Franqueados bem sucedidos trazem mais lucro para a franqueadora. Por isso é sempre um bom sinal quando a marca possui um bom suporte para seus novos franqueados. Isso inclui desde materiais de apoio até orientação direta sobre como lidar com as dificuldades administrativas do dia a dia. Quanto maior for esse suporte, maiores serão suas chances de conseguir o resultado desejado com seu investimento.
Peça a opinião de outros franqueados
O melhor termômetro para a qualidade de um negócio são seus clientes. E para as franquias, são seus franqueados. Se uma empresa já trabalha com esse modelo de negócio há algum tempo, você vai encontrar alguns empreendedores franqueados. Marque uma visita em uma dessas unidades, faça perguntas e tire todas as suas dúvidas antes de se comprometer.
Cuidado com o excesso de concorrência
Por último, mas não menos importante, você deve sempre tomar cuidado com o setor antes de se inserir. Se há muita concorrência na área onde você pretende atuar, então suas chances de conseguir se estabelecer é menor, mesmo contando com o apoio da franqueadora. Confira se você terá espaço para estabelecer sua unidade e crescer no mercado antes de escolher o seu setor.
Quer conhecer uma das melhores franquias para investir hoje? Então visite o site da Echosis e conheça nossa franquia de marketing digital agora mesmo!