Todo mundo tem um grupo de melhores amigos, aqueles com quem você se sente à vontade para falar sobre qualquer assunto ou agir de forma espontânea. Pensando nisso, o Instagram lançou há um tempo atrás o Close Friends ou Melhores Amigos. Esse recurso permite que você selecione determinados seguidores e crie uma lista que poderá visualizar, com exclusividade, seus stories.
Inicialmente essa função tinha como foco apenas os perfis pessoais. No entanto, tanto as empresas quanto os influenciadores perceberam que era uma ferramenta com potencial e passaram a usá-la de forma estratégica.
Quer saber como essa função pode te ajudar a ganhar dinheiro? Continue a leitura e descubra como usar o Close Friends nas suas estratégias de marketing.
O que é e como funciona o Close Friends no Instagram?
Nem sempre queremos que todos vejam o conteúdo que iremos compartilhar nos stories, né? Mas você tem três opção disponíveis ao publicar um Story, são elas:
- Enviar apenas para um usuário específico;
- Compartilhar em modo público, ou seja, todos que te seguem poderão ver o conteúdo;
- Dividir o conteúdo do Story somente com a sua lista de melhores amigos.
A última se refere ao Close Friends, que é uma ferramenta que permite o usuário de selecionar determinados seguidores e criar uma lista de melhores amigos. Assim é possível compartilhar stories específicos somente com eles.
Ao selecionar essa opção, que fica na parte inferior da tela, o círculo do Story ganha um contorno verde e apenas os usuários que estão na lista podem visualizar o que foi publicado.
Para criar a sua lista é fácil, basta acessar a sua conta no Instagram, ir até o seu perfil. No canto superior direito haverá três barras, que é o menu, clique ali e depois em “amigos próximos”. Depois é só ir pesquisando seus amigos, seguidores ou usuários de seu interesse para compor a lista.
Como usar esse recurso na estratégia do seu negócio
O que parece ser um simples recurso na verdade pode proporcionar melhores resultados para o seu negócio. Através do Close Friends é possível se aproximar da audiência, gerar autoridade para a marca e construir uma base sólida de clientes. Se você está se perguntando “como?” é aqui que a gente entra! Confira a seguir nossas dicas para te ajudar a utilizar esse recurso.
Compartilhe conteúdos exclusivos
Você pode fazer da sua lista de melhores amigos uma comunidade, ou seja, divulgue que você irá criar uma lista para divulgar conteúdos e materiais exclusivos. Você pode pedir para quem tiver interesse entrar em contato para fazer parte e receber tudo o que for compartilhado para esse grupo seleto.
Dentre os conteúdos exclusivos você pode divulgar artigos do blog da sua empresa, vídeos, tutoriais ou uma prévia da novidades. É importante que sejam materiais que eles não encontram em nenhum outro lugar, para que eles se sintam especiais.
Outra ideia é criar uma lista somente com os usuários mais engajados com a sua empresa ou que já compraram algum produto ou serviço. Assim você faz dessa lista uma espécie de “cantinho vip”.
Recompense os seguidores
O Close Friends transmite esse sentimento de exclusividade, então por que não oferecer para os usuários dessa lista recompensas únicas e, consequentemente, chamar a atenção de quem está de fora?
Através desse recurso você pode oferecer para os seguidores:
- Cupons de desconto;
- Divulgar ofertas;
- Amostras de produtos ou serviços;
- Ingressos para eventos;
- Desconto em cursos ou o próprio curso.
Obviamente você pode divulgar essas vantagens exclusivas, que somente membros da lista de melhores amigos possuem, com o intuito de despertar o interesse em mais usuários. O ponto positivo é que ao recompensá-los com algo relacionado ao seu negócio, provavelmente eles venham a se tornar seus clientes.
Aproxime-se dos seus clientes
Em tradução livre, Close Friends significa amigos próximos, então que tal estreitar o seu relacionamento com os seguidores? Quando se tem muitos seguidores é normal não conseguir dar atenção para todos eles, afinal são muitos comentários e mensagens na DM. Ao incluir os seguidores mais engajados na lista de melhores amigos, fica mais fácil para você dar uma atenção especial para eles.
E já que eles são tão engajados com a sua marca, que tal oferecer a eles a oportunidade de se sentirem parte do negócio? Se um produto estiver para ser lançado, eles podem testá-lo antes. Ou pode solicitar a eles feedbacks e opiniões sobre pontos de melhorias.
Dessa maneira eles irão perceber que não são vistos apenas como meros clientes, mas como amigos próximos que se importam com o negócio. Além disso, isso também irá te ajudar a entendê-los e o que eles gostam, aumentando as chances de melhorar as experiências de compra.
É possível ganhar dinheiro com Close Friends?
A resposta é: SIM! Realmente dá para aproveitar a lista de melhores amigos para ganhar dinheiro no Instagram. No entanto, é preciso que seja muito bem planejado. Pois os conteúdos oferecidos para esses usuários seletos devem ser exclusivos e que os convença de que realmente valem a pena ser pagos.
Por exemplo, nós trabalhamos com Marketing Digital, então no feed e nos stories oferecemos conteúdos relacionados, como dicas de ferramentas, técnicas e esclarecemos dúvidas. No Close Friends poderíamos oferecer consultorias, mentorias ou até mesmo cursos mais aprofundados sobre esse tema.
Existem muitas possibilidades, basta você entender qual é o seu nicho de mercado e as necessidades que o seu público possui para explorar essa funcionalidade.
E aí, gostou de saber mais sobre o Close Friends? É hora de começar a pensar nessa função de forma estratégica. Se precisar, nós podemos ajudar com o Marketing da sua empresa. Basta entrar em contato conosco, será um prazer alavancar os resultados do seu negócio! 🚀