Como planejar seu marketing digital em 2023 com os aprendizados de 2022
O marketing digital avançou a passos largos na última década, chegando hoje a um patamar de destaque em praticamente qualquer estratégia de captação de clientes. Ainda assim, a cada ano, aprendemos mais sobre o público, suas preferências e seu comportamento, além de como esses fatores se modificam com o tempo.
2022 foi um ano de amplo crescimento para o marketing digital, que trouxe diversas lições e oportunidades de crescimento para os empreendedores. E muitas dessas lições já devem ser aplicadas na hora de planejar seu marketing em 2023.
Acompanhe e confira alguns dos pontos de destaque deste ano.
Conteúdo em vídeo como base do marketing digital
Já faz um bom tempo que o YouTube é o maior gigante entre as plataformas de vídeo online. Por meio dele, qualquer pessoa pode criar e armazenar conteúdo gratuitamente, compartilhá-lo e até monetizá-lo. E com uma audiência tão grande, a expectativa é que seu papel dentro das estratégias de marketing continue crescendo.
Diversidade e equidade são a norma
O público hoje é mais consciente, buscando comprar com empresas que tenham uma pauta social. Isso significa que esses consumidores são mais atentos a práticas de promoção de diversidade e equidade de direitos. Tanto para fora da empresa quanto para dentro. Ter um posicionamento ativo em relação a essas questões é mandatório para promover a imagem de um negócio.
Home Office e trabalho híbrido são parte da realidade
A forma como as pessoas trabalham afeta diretamente seus hábitos de consumo e a forma como respondem às suas estratégias de marketing. O Home Office e o trabalho híbrido são duas práticas que ganharam força durante os anos de pandemia, mas que já se tornaram a norma. Ou seja, você precisa alcançar essas pessoas que saem menos de casa e passam mais tempo no trabalho digital.
O comprador é mais criterioso com seu dinheiro
Outro efeito colateral da pandemia foi uma queda no poder aquisitivo da população. Como resultado, várias pessoas e negócios tiveram que apertar o orçamento para sobreviver nesse período. Hoje, essas mesmas pessoas mudaram drasticamente seus hábitos de compra, adotando uma postura mais criteriosa. Mesmo os gastos necessários envolvem bastante pesquisa e deliberação.
Rigor extra nas leis de privacidade digitais
A coleta de dados do público é um dos principais pilares do marketing digital, permitindo que os empreendedores aprendam mais sobre o comportamento de seus potenciais clientes. Porém, alguns dos métodos de coleta, como o uso de cookies de terceiros, já estão com os dias contados. Uma questão de privacidade online e respeito no uso de dados dos usuários. Não quer dizer que você não pode coletar mais dados, mas seus métodos precisam ser atualizados.
É importante buscar ajuda profissional de marketing digital
Apesar de todos os avanços, dificilmente um empreendedor consegue dar conta de todas as demandas envolvidas no marketing digital. São processos que estão em constante mudança e exigem conhecimento aprofundado para desenvolver estratégias. Por isso que o mais recomendado é buscar auxílio profissional para lidar com estas questões.
Se você está procurando essa ajuda para seu negócio, entre em contato com a Echosis e veja como podemos auxiliar em sua estratégia!