Já tem um tempo que Novembro é aguardado ansiosamente pelos brasileiros, isso porque nesse mês acontece a famosa chuva de descontos da Black Friday. Ou seja, é o momento ideal para comprar algo que desejava a tanto tempo com um preço mais barato e também lucrar muito, caso você tenha um próprio negócio. Mas já estamos quase lá e é hora de começar a se preparar para a Black Friday 2021.
Apesar de toda a crise desse ano causada pela pandemia do coronavírus, as expectativas para essa data são altas, principalmente por conta do sucesso de vendas desse período no ano passado e aos novos hábitos de consumo dos brasileiros. Para se ter uma ideia, uma pesquisa divulgada pelo Méliuz, que revela que 72% dos brasileiros pretendem comprar algo na Black Friday deste ano.
E se a sua empresa ainda não está preparada para esse período, com certeza as nossas dicas podem te ajudar. Confira:
Como se preparar para a Black Friday 2021?
Para alcançar bons resultados com a Black Friday é muito importante começar a se planejar desde já. Qualquer empresa que queira participar do evento deve construir uma estratégia assertiva e com antecedência. Por isso, aqui estão algumas dicas para que você possa se organizar:
Escolha os produtos que terão descontos
O primeiro passo é determinar quais produtos serão colocados à venda com oferta. Verifique seu estoque e veja qual dos seus produtos tem maior aceitação e qual deles está parado (é uma boa oportunidade para vender tudo).
Depois é hora de começar a trabalhar nas divulgações. Crie ações nas redes sociais e envie e-mails para sua base de contatos. Não esqueça de usar gatilhos mentais, reforce que o estoque é limitado e as ofertas possuem prazo, isso irá gerar senso de urgência nos clientes.
Faça anúncios online
Uma das melhores maneiras de alcançar o maior número de pessoas na internet é através de anúncios. Você pode criar anúncios no Facebook, Instagram e, claro, no Google Ads.
Os anúncios permitem que você faça uma segmentação bem detalhada e divulgue seus produtos ou serviços para quem nem sabe que estava procurando por algo, até aquele usuário que já tinha interesse, mas estava em dúvida.
Se possível, crie uma landing page própria para a Black Friday. Assim você consegue capturar os dados dos interessados e, além de vender, pode iniciar um relacionamento com os leads e transformá-los em clientes frequentes.
Prepare seus colaboradores
Um dos fatores principais ao se preparar para a Black Friday 2021 é treinar seu time de vendas. Nesse período é normal um aumento de consumidores nos pontos comerciais, sejam eles físicos ou virtuais.
Por este motivo é fundamental preparar seus colaboradores para oferecer um atendimento empático, humanizado, eficiente, ágil e personalizado. Um bom atendimento é capaz de convencer o cliente a comprar e promover uma boa experiência de compra.
Ofereça mais do que descontos
Quando se trata dessa data os descontos são o principal atrativo. No entanto, todas as outras lojas e empresas também vão oferecer isso, inclusive seu concorrente.
Por isso, vá além dos descontos e inclua outros benefícios à compra, por exemplo vendas adicionais (do tipo “leve 3 e pague 2”), cartão fidelidade ou garantia extra gratuita. No caso das lojas online o frete grátis é a melhor opção para ser agregada ao preço.
Pronto, agora é só arregaçar as mangas e colocar essas ações em prática! Mas se você quiser vender mais na Black Friday 2021 e em todos os outros dias do ano, que tal investir em um bom planejamento de Marketing? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.