Quantas vezes você já desistiu de um produto ou serviço porque a experiência de compra foi ruim? É bem possível que a resposta seja “muitas”. Geralmente isso acontece por causa do mal atendimento ou quando o site é lento e difícil de navegar. Quando a experiência com a marca não é boa, os impactos podem ser bem prejudiciais.
Uma pesquisa da Accenture apontou que consumidores que tiveram uma experiência frustrante têm três vezes mais chances de não comprar novamente produtos da mesma marca. Por outro lado, as empresas que superam as expectativas dos consumidores conseguem aumentar significativamente suas receitas, já que quase metade dos consumidores pagariam mais por uma melhor experiência.
Já deu pra perceber o quanto esse fator é importante para as empresas, né? Mas como proporcionar uma melhor experiência de compra? Você pode descobrir a resposta a seguir:
O que é experiência de compra?
Antes de mais nada, é preciso entender melhor o que é experiência de compra. Esse termo se refere as impressões que o consumidor tem antes, durante e depois de adquirir um produto ou serviço. Ou seja, o interesse do cliente pela sua empresa começa pela fase de pesquisa, depois pela compra e por fim no pós-venda.
E a maneira como ele se sente durante todo esse processo é o que fará com que ele compre mais vezes e se torne um cliente fiel ou pare de comprar. Afinal, hoje a experiência e a relação que o cliente tem com uma marca são tão importantes quanto o serviço ou o produto que ela oferece.
Empresas que se preocupam em oferecer experiências personalizadas e que cuidam de todos os pontos de contato e com as diferentes etapas da jornada de compra do cliente são aquelas que realmente se preocupam com a experiência de compra e acabam conquistando clientes fiéis.
4 dicas que podem te ajudar a melhorar a experiência de compra
Já deu para perceber o quanto a experiência de compra é importante e necessária, certo? O primeiro passo para surpreender os clientes e entregar a eles uma experiência positiva é conhecer e entender o comportamento deles. Pois se você sabe qual é o perfil dos seus clientes e o que eles esperam da sua marca, entregar uma boa experiência será mais simples.
Além disso, há outros detalhes que podem fazer toda a diferença e é sobre eles que vamos falar mais a seguir. Confira:
Ofereça capacitação a sua equipe
Na maioria das vezes, os colaboradores são os responsáveis por proporcionar a melhor ou pior experiência aos consumidores. Afinal, é por meio deles que os clientes tem um contato direto com a marca, seja para saber mais sobre o produto ou para esclarecer dúvidas sobre trocas, devoluções ou reclamações.
Saber como abordar os clientes envolve uma série de fatores. Por isso, é muito importante investir em capacitações sobre comportamento e treinamentos para que os funcionários possam se desenvolver e, consequentemente, oferecer aos clientes o melhor serviço possível quando eles interagem com a sua marca.
Tenha boas recompensas
A verdade é que todo consumidor busca por vantagens, né? Seja desconto, brinde ou frete grátis. Essas recompensas são uma boa maneira de instigar clientes fiéis e atrair novos. No entanto, muitas empresas ainda focam em retribuições pouco atrativas, como Programa de Fidelidade, onde os consumidores levam meses para conquistar um recompensas e quando conseguem, já não estão mais empolgados.
Aposte em ofertas exclusivas, presentes inclusos em compras acima de determinado valor ou a chance de experimentar seu serviço por um período de forma gratuita. O importante é oferecer propostas que realmente agradem e faça com que eles sintam que a sua marca é única e os valoriza.
Amplie as formas de pagamento
Com o avanço da tecnologia, era de se esperar que novos meios de pagamento acabassem surgindo e ganhando espaço entre os consumidores. Afinal, hoje a prioridade dos clientes é a comodidade e segurança em suas transações.
Por isso, é preciso ampliar os horizontes e buscar novas formas de pagamento para sua empresa, ir além dos cartões de crédito, débito e boletos. Uma boa opção é investir nos pagamentos online, como o PicPay, PayPal ou Mercado Pago.
Esteja disposto a ouvir
Ceder espaço para que os consumidores possam falar é uma maneira de avaliar se a experiência de compra foi realmente positiva. Caso contrário, aproveite as opiniões recebidas para pensar e definir ações que melhorem o relacionamento com os clientes.
Para isso, envie aos clientes uma pesquisa de satisfação (conhecida como Net Promoter Score) logo após o momento da compra para que eles possam relatar como foi o contato com a sua marca. Fique atento também aos comentários nas redes sociais e as mensagens recebidas por chat, muitos preferem esse meio de comunicação para comentar sobre a experiência.
Agora que você já sabe a importância de entregar uma boa experiência de compra, que tal entender o comportamento do consumidor? Ou então começar a investir em um bom planejamento de Marketing Digital?
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