Se você pensou que o mês de março ia passar ileso, sem nenhuma data comemorativa para incentivar os seus clientes a comprarem mais, saiba que está enganado, pois no dia 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor! Essa data foi criada em 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, foi ao Congresso e defendeu os direitos do consumidor, como o acesso à informação e a garantia de que o cliente deve ser ouvido.
Assim, em 1985, por influência do discurso de Kennedy, a ONU aprovou diretrizes que ajudaram a construir leis que aprimoram o relacionamento do consumidor ao redor do mundo. No Brasil, existe o Código de Defesa do Consumidor desde 1990.
Inicialmente a data tinha como objetivo promover a reflexão sobre o tratamento dado ao cliente final. No entanto, ao longo dos anos, ela passou a ser vista como uma boa oportunidade para o varejo. Tanto que, aqui no Brasil, ao invés de um dia, é celebrado a semana do consumidor. Durante esse período, as lojas físicas e online oferecem promoções e ofertas com condições especiais de compras, como frete grátis.
Ou seja, a sua empresa pode — e deve — aproveitar essa oportunidade para chamar a atenção dos usuários e converter-los em clientes com condições exclusivas e especiais. Quer dicas de ações que a sua empresa pode realizar no Dia do Consumidor? Continue a leitura!
A importância do Dia do Consumidor
Primeiramente é importante falarmos sobre o crescimento que essa data tem ganhado a cada ano e o potencial que ela possui em favor ao varejo. Há quem diga que futuramente ela pode desbancar a Black Friday, mas ainda tem um logo caminho pela frente. O estudo Google Survey, produzido pela empresa Mountain View, afirma que as buscas pelo Dia do Consumidor no Google cresceram 20% de 2018 para 2019.
A expectativa para 2020 é que a distância entre uma data sazonal de peso como a Páscoa e o Dia do Consumidor traga uma oportunidade para as marcas atrelarem a conscientização dos direitos do seu comprador aos benefícios dos seus produtos e serviços oferecidos.
Além disso, por ser o seu “dia”, os consumidores esperam que as empresas façam mais e ofereçam benefícios diferenciados, além de descontos ou facilidades para o pagamento. Ele quer ser celebrado como consumidor, não só como comprador. Assim, a pesquisa ainda destacou quais são os benefícios esperados pelos consumidores em 2020:
A partir dessas informações percebemos que há pessoas dispostas a comprar e há espaço para as empresas criarem ações nessa data. Basta saber equilibrar o lado comercial com o reforço aos direitos do consumidor. Se você não tem nenhuma ideia do que fazer, aqui estão algumas dicas! 👇
Como minha empresa pode aproveitar a data?
Crie sentimento de urgência
Datas comemorativas são ótimas oportunidades para que você dê aquele empurrãozinho na tomada de decisão dos usuários através do sentimento de urgência. Essa técnica pode ser utilizada tanto para gerar compras imediatas, quanto para fazer aqueles clientes que estão na sua base há um tempo, finalmente se decidirem e realizarem alguma compra.
Obs: Para que essa estratégia realmente funcione como esperado, não prorrogue prazos e cumpra os termos que foram estabelecidos.
Vá além dos descontos
Como vimos na pesquisa realizada pela Google Surveys, os consumidores esperam mais do que simplesmente descontos ou facilidades de pagamentos. O que eles desejam é benefícios reais que transmitam o quão importante eles são para a sua empresa.
Tente pensar fora da caixa e trazer benefícios que não são oferecidos em outras épocas do ano. Além disso, é preciso ter em mente que nem sempre o que é bom para um tipo de cliente, também será para os demais. Por isso, o ideal é que você estude e conheça o público-alvo do seu negócio para que consiga definir uma estratégia assertiva.
Fortaleça o relacionamento
Nem todas as ações para o dia do consumidor precisam ser focadas em vendas. Você também pode aproveitar essa data para criar ou aprimorar o seu relacionamento com os clientes. Crie uma campanha que promova a comunicação do cliente com a marca para dar uma impulsionada dos seus negócios.
Ter uma relação estável com o seu consumidor traz diversos benefícios além do financeiro. Aproveite as redes sociais para criar uma comunicação com os usuários, invista em conteúdo de qualidade e que incentive a interação do público.
Agora você está pronto para aproveitar ao máximo o potencial do Dia do Consumidor! Gostou do nosso conteúdo? Receba artigos como esse diretamente na sua caixa de entrada. Inscreva-se no nossa newsletter: